PÁGINAS

sexta-feira, 22 de maio de 2020

ARTE - 2ª SÉRIE A

TEMA: Arte de encontro com o público.

CONTEÚDO: Festivais de teatro, espaços promotores de leitura dramática, mostra universitária.

HABILIDADES: Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.

COMPETÊNCIAS - (BNCC)- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PRODUTO FINAL: Criar uma maquete com materiais recicláveis (caixa de papelão)  e ou alternativos.

DATA DE ENTREGA:05/06/2020

Dúvidas, acesse os comentários.                                              PROFª RENATINHA






ATIVIDADE 1: Sondagem

Responda oralmente:

1) Já estudaram a origem e história do Teatro?
2) Participaram de alguma montagem de teatro na escola ou em algum projeto cultural?
3) Já foram ao teatro assistir algum espetáculo?

Vamos começar a estudar a origem do Teatro (REGISTRE NO SEU CADERNO AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES)

O teatro é uma das expressões humanas mais antigas e reflete o espírito lúdico, a nossa potência imaginativa para jogar com a realidade. Nas sociedades primitivas, o teatro surge como ritual mágico destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na cultura de muitos povos, o teatro é uma manifestação artística que se desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, o teatro teve um florescimento admirável, graças à genialidade dos dramaturgos gregos, que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que chamamos de teatro.

ATIVIDADE 2: Movendo a apreciação (Acesse o PPT, depois leia o texto e registre em seu caderno de desenho as informações relevantes, criando um RESUMO).


O teatro surgiu em Atenas, na Grécia antiga, a partir do culto a Dionísio, realizado nos festivais em sua homenagem, nas festas da primavera e do vinho. Dizem os livros de história teatral que as procissões dionisíacas contavam a história da vida do deus de um modo análogo às procissões da semana santa cristã, em que a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo são relembradas. Na vida de Dionísio, há dois momentos bastante diferentes: quando ele é destruído pelos Titãs (morte, tensão) e quando ele renasce (alegria, extroversão). Dionísio possui o dom da metamorfose. Para fugir à fúria dos Titãs, metamorfoseia-se em bode. Devorado por eles,
ressuscita na forma de um bode divino – o mesmo que será ritualmente imolado para purificação da pólis grega. No momento da morte de Dionísio eram entoados cantos tristes e solenes, chamados ditirambos. A tragédia é originada do ditirambo (canto em louvor a Dionísio), como uma forma dramática que surge na Grécia no século V a.C. Etimologicamente, a palavra “tragédia” vem de tragos (bode) + oide (canto), ou seja, canto do bode, animal que remete a um dos “disfarces” usados por Dionísio. Nos festivais de Dionísio, especialmente em Atenas, performances dramáticas eram representadas, de forma que o culto ao deus pode ser relacionado ao gênero dramático. Ou seja, havia a representação simbólica da morte e da ressurreição do deus; o relato mítico narrado/ representado pelos atores e pelos espectadores. As pessoas envolvidas no jogo dramático eram partícipes de uma mesma crença, de uma mesma celebração. É justamente dessa dimensão ritualística, do elo entre o sagrado e o profano, entre cotidiano e extracotidiano que se dá a feitura da linguagem do teatro. É justamente da dimensão simbólica, da mentira compartilhada, que se dá a experiência da arte teatral. As horas vividas no teatro poderiam ser consideradas horas de uma vida refletida, meditada, sentida; de uma vida consciente e experimentada, e isso em uma tensão de verdade de expressão, de esforço da imaginação e de criação, tanto por aqueles que fazem como por aqueles que assistem. Quem seria capaz de dizer que não está diante de Dionísio, ao vê lo na “pele” do ator Marcelo Drummond, na montagem de Bacantes pela Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, sob direção de Zé Celso Martinez Corrêa? Parafraseando Mário Quintana, esse parece ser o sentido do teatro: “Uma mentira que se esqueceu de acontecer”.

ATIVIDADE 3 - Ação Expressiva I

Criar uma maquete, essa atividade será avaliada como Produto Final.

1 - Após ter acessado o link com tipos de palcos, e origem do teatro, observaram formas de integrar teatro e  público.
2 - Fazer esboços desenhos e croquis.
3 - Selecionar materiais recicláveis, (papelão, papéis coloridos, cola, tesoura, lápis colorido, tinta guache, etc.).
4 - Construir a maquete.
5 - Fotografar sua maquete e anexe no link do PRODUTO FINAL, criando uma Exposição Virtual.

PRODUTO FINAL: IMAGEM DA MAQUETE

ATIVIDADE 4 - Ação Expressiva II

Faça uma pesquisa na internet de leituras que pertencem ao gênero teatro, escolha uma e realize a leitura, após responda no seu caderno de desenho:

1 - Por qual motivo escolheu esse título e autor?
2 - Quais impressões deixaram esse texto?
3 - As imagens provocaram sua imaginação?

Compreendendo texto teatral, o que são didascália ou rubricas, assistam vídeo abaixo:


REGISTRE NO CADERNO, a definição de  DIDASCÁLIA  ou RUBRICA.

São um conjunto de indicações cênicas para determinar uma ação, cena, espaço ou fala devem ser feitos em uma peça de teatro. Construindo o texto secundário de um texto dramático.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD