SEMANA - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) E ( 21 A 25/09)
SETEMBRO
SEMANA DE 31 A 04/9 – ARTES VISUAIS
Atividade
4: Ação
expressiva
Devido a Pandemia, buscaremos imagens na internet, que seja possível a
realização Intervenções Artísticas.
Produto final: Finalizado o processo de escolha fotográfica, reúna as suas imagens, criem um ou mais espaços de exposição das fotos, que será uma forma de interferir na imagem.E faça Publicação das fotos em redes sociais.
O que você sente ao ver essas
imagens?”.
A exposição precisa ter um espaço
próprio para que o público possa fazer intervenção e interação, deixando
mensagens (recados, frases, poesias, trechos de músicas, etc.).
- A escolha da materialidade
-O espaço
-O tema
Projetando a intervenção
em artes visuais –
- o tema;
- o espaço físico onde vai
acontecer;
- as formas de produções em artes
visuais;
- o modo de realização, que vai
depender da modalidade das artes visuais escolhidas etc.;
- a(s) data(s) para a realização da
intervenção.
Outros aspectos a serem lembrados
na escrita do projeto: os recursos necessários, as autorizações que devem ser
solicitadas para a realização do evento, a possibilidade de conseguir apoio
externo e o cronograma de trabalho para que a intervenção se concretize.
-Conceituação
-Planejamento
-Execução
-Conclusão
-Características de um Projeto
Responder no caderno do aluno: Em “O que eu aprendi?”, o que e como aprendeu. sobre a elaboração e execução de uma intervenção artística em artes visuais no espaço escolar.
SEMANA DE 7 A 11/9 – DANÇA
Atividade 1: Sondagem
O que é Flash Mob?
Assistir os vídeos abaixo para sondagem:
Você sabe o que é um flash mob ?
Agora, chegou o momento de projetar uma intervenção em dança. Para iniciar esta atividade, fale com seu professor e colegas sobre a sua vivência com essa linguagem artística, relatando suas impressões e experiências vivenciadas
Atividade 2: Apreciação - Flash Mob
Para ampliação de repertório pessoal e cultural, assista atentamente aos vídeos sobre Flash Mob apresentados pelo professor. Observe atentamente as imagens, sons, gestos, músicas, movimentos corporais, etc. Esta apreciação vai colaborar no desenvolvimento das atividades seguintes.
Assistir os vídeos:
TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita.
Filme Amizade Colorida - Flash Mob com a música New York (Legendado).
Flash Mob Rio Mar Fortaleza: Trem Bala - JetLag + Vintage Culture
Atividade 3: Ação expressiva I
Realizar uma Vivência (Não será possível devido a pandemia)
Atividade 4: Ação expressiva II
Criar: Um Projeto artístico em dança – Flash Mob, seguindo as orientações de seu professor.
Projetando a intervenção: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar.
Projetando a intervenção em dança
- o tema;
- o espaço físico onde vai acontecer;
- as formas de dança;
- os figurinos
- adereços
- cenário;
- o modo de realização (várias
intervenções no mesmo dia, em lugares diferentes da escola;
- tempo, durante alguns dias; todos os dias da semana; sempre no mesmo
dia da semana etc.); a(s) data(s) para a realização da intervenção.
Responder no caderno do aluno:“O que eu aprendi?”, registre o que e como aprendeu sobre intervenção em dança.
SEMANA DE 14 A 18/9 - MÚSICA
Atividade 1 – Sondagem
Produção e execução: De um Coral. (não será possível devido a pandemia)
Você sabe o que é, Classificação Vocal?
O que é
vocalize?
O que é
Canto coral?
Fale com seu professor e colegas sobre a sua vivência com essa linguagem artística, relatando suas impressões e experiências com o Canto Coral na escola, igreja e/ou projetos culturais.
Assistir os vídeos abaixo para sondagem:
Classificação Vocal | Técnica Vocal
Classificação e extensão vocal
Classificação e extensão vocal
Responder questionário a seguir:
1. O que é
Canto Coral? Já assistiu a alguma apresentação? já participou ou participa de
algum coral? Onde? Escola, Igreja, Projetos culturais e/ou sociais, etc.?
2. Qual é o
seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isto?
3. Conhece
as classificações vocais masculinas (Tenor, Barítono e Baixo), femininas
(Soprano, Mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor,
etc.)? Já estudou algo sobre isto?
Atividade 2 – Apreciação
Assista atentamente aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral. Aprecie as imagens e as músicas.
Assistir os vídeos:
"Carmina Burana"de Carl Orff - Theatro Municipal de Paulínia/SP - 01 de maio2012.
Choir Amazes Judges Singing Bohemian Rhapsody By QUEEN on Georgia's Got Talent | Got Talent Global
É NATAL - CORAL DO EDESSA - CLIPE OFICIAL
Coral canta "Stand By Me" no casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry| Casamento Real
Medley Rei Leão - Contraponto (a cappella).
Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff.
Atividade 3: Ação expressiva I
Temos um instrumento musical natural que já faz parte das nossas vidas, do nosso corpo, é a nossa voz.
Quem é Jhon Paynter?
Conhecer a técnica de John Paynter
Realizar experimentação: em casa realizar a técnica Jhon Painter , sobre a materialidade do som das palavras e da voz como podem caminhar e intervir no espaço.
Assisitir vídeo:
Atividade 4 - Ação expressiva II
Assistir os vídeos:
Conversar com o professor
SEMANA DE 21 A 25/9 - TEATRO
Atividade 1: Sondagem
O que é processo colaborativo?
Conhecer a
Companhia Asdrubal Trouxe o Trombone
Responder questionário a seguir:
1. Como
imagina um processo de teatro colaborativo?
2. Você já
viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais? Onde esses
espetáculos costumam acontecer? Conte como foi a experiência.
3. Explique
o que você entende por produção cultural e intervenção cênica.
4. Explique o que você entende por elementos
constituintes da cena teatral.
Atividade 2: Apreciação
Observe com atenção o vídeo “Rastros de um processo colaborativo”.
Assistir o vídeo:
Rastros de Processo Colaborativo
Responder:
1. Você identifica
quem é o ator e quem é o público? Justifique.
2. O que
você percebe que diferencia o corpo do ator do corpo do público?
3. Quando o
corpo do ator está em estado cênico realizando uma ação, será que ele usa
uma quantidade de esforço e de
energia maior ou menor, fazendo a mesma ação no
cotidiano?
4. Em qual
espaço está acontecendo o evento teatral?
5. Espaço
cênico é tradicional ou não convencional?
6. De que
maneira o espaço altera o corpo do ator e nele interfere?
Atividade 3: Ação expressiva I
Jogo Teatral (não acontecerá devido a pandemia)
O que diferencia o corpo do cotidiano do corpo em um estado cênico, e do momento de conversa sobre a atividade.
Atividade
4: Ação expressiva II
Jogo Teatral (não acontecerá devido a pandemia)
A experimentação move à descoberta de caminhos de criação. O experimentar, fazer, ver, observar, imaginar, refletir, conversar sobre.
Atividade 5: Ação expressiva III
O que é um Projeto Cultural?
Como acontece o Processo
Colaborativo?
Criar: Projeto de intervenção cênica em processos colaborativos. (devido a pandemia não vamos executar).
Projetando a intervenção: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar.
Projetando a intervenção
em teatro
– o tema;
- o espaço físico onde vai
acontecer a intervenção;
- o texto,
- as cenas e a divisão do texto
entre os alunos;
- os elementos sonoros e os
figurinos que serão usados nas cenas;
- o roteiro da sequência das cenas;
- o som para início da intervenção
(o som de um bumbo, de um apito, de uma sirene, de uma música ou de uma voz,
etc.); a(s) data(s) para a realização da intervenção.
Registrar no caderno: “O que eu aprendi?”, o que e como aprendeu sobre processos colaborativos na linguagem teatral e intervenção cênica.
QUERIDOS ALUNOS, PRESTEM ATENÇÃO NAS DATAS, SIGAM AS ATIVIDADES POR SEMANA, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO DE DESENHO, DÚVIDAS ME PROCUREM NO WHATSAP, NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE SEMANAIS, VOU ABORDAR TODOS OS TEMAS AQUI DESCRITOS, MUITO IMPORTANTE ACOMPANHAR AS AULAS DO CM TAMBÉM, TODOS ESSES CONTEÚDOS SERÃO UTILIZADOS PARA NOSSA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BONS ESTUDOS!!! PROFª RENATINHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD