PÁGINAS

segunda-feira, 31 de maio de 2021

2021 ARTE - 2ªSÉRIE

 2021 - ARTE 2ªSÉRIE

 SEMANA  - 31/5 A 04/6 - 07 A 11/6 - 14 A 18/6


     
TEMA

 Poéticas pessoais e processos  colaborativos em  arte.

CONTEÚDO

·        A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas.

·        As linguagens das linguagens da Arte

·        A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens da artística

HABILIDADE
 Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou
colaborativas, por meio de percursos de  experimentação;
- Investigar as potencialidades das relações entre linguagens  artísticas e forma conteúdo;
- Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre.(HAB. ESSENCIAIS ) Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação.


PRODUTO FINAL: (REALIZAR A ATIVIDADE APÓS EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA) Essa atividade está em Música, Atividade 3: Ação expressiva I, anexar a Colagem Musical no PADLET. (abaixo) 


DATA FINAL ENTREGA18/06
                                                 

                                                             Bons Estudos!!      

                                                                                                                                                                                                                                     
                                                                                                         PROFª RENATINHA

SEMANA DE 31/5 A 04/6 – MÚSICA

(FERIADO 03/06 – QUINTA-FEIRA 2ªsérie B terá essa aula dia 10/06)

 Atividade 1 – Sondagem

Conhecer o repertório pessoal dos estudantes.

Quais são os estilos musicais, músicas, intérpretes ou compositores preferidos dos estudantes.

Responder as questões do cad. do aluno pensando apenas em você pois devido a Pandemia não temos o resultado do coletivo.

 Atividade 2 – Apreciação

 Assistir os links  indicados,( nas atividades prévias), para um momento de apreciação, análise, reflexão e discussão sobre a poética e os processos de criação dos artistas:

Hermeto Pascoal - Escuta Meu Piano 1979.

Você sabe qual é a história da canção “Águas de março” ?

·         Hermeto Pascoal (vdda e obra)

·          Tom Jobim. (vida e obra) 

       Definições de:

Coleta sensorial

Poética pessoal

 Registrar no caderno todas pesquisas e impressões.

 Atividade 3: Ação expressiva I - (2ª ATIVIDADE DE FORMATIVA COLOCAR NO PADLET)

 Desenvolver  um projeto de colagem musical, privilegiando melodias e ritmos que fazem parte das suas histórias, pois paisagens sonoras compõem nossa memória e nossos repertórios pessoal e cultural gravando e editando,  escolha uma música-tema ou outras que conheçam e sejam significativas para suas vidas.

Sugira a identificação do tema principal, dos momentos em que esses trechos podem ser inseridos, e a organização em uma sequência, transformando-os em uma nova interpretação, que também pode ser cantada e/ou tocada, se houver possibilidade.Caso os estudantes tenham alguma dificuldade em imaginar como seriam os trechos de música colados uns aos outros, pode-se apresentar algum pout-pourri.

Assistir os vídeos nos links (nas atividades prévias).

TV Cultura Digital. Pout Pourri, por Demônios da Garoa (19/07/2012)

Pot-Pourri de canções folclóricas infantis brasileiras - Coral Curumim

Editar a produção musical,  utilizando o programa gratuito Audacity. Há um tutorial

de como ele funciona: Assista o vídeo no link: ( atividades prévias).

Como usar o Audacity?

Responder no caderno do aluno o que eu aprendi.

 Produto final: Anexar o áudio criado e editado no PADLET, link se encontra na pagina inicial como Produto final 2ª Formativa de Arte. 

JUNHO

 SEMANA DE   – TEATRO SEMANA DE 07 A 11/6

  Atividade 1: Sondagem

 Roda de conversa.

 Responder questionário de 1 a 4 no cad. aluno.

 Atividade 2: Apreciação

 Mostrar aos estudantes alguns aspectos de procedimentos de criação coletiva no

teatro de grupo e propiciar um momento de leitura, apreciação, análise, discussão, reflexão e

debate sobre o tema.

Leitura do texto “Asdrúbal Trouxe o Trombone”

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Construção coletiva de uma história.

O jogo aqui proposto tem a intenção de colocar os estudantes em uma experimentação inventiva que proporcione a discussão sobre o que pode vir a ser a criação coletiva de um universo ficcional, devido a pandemia

 Responder questões de 1 a 5 cad. aluno.

 Atividade 4: Ação expressiva II

 No Brasil, em meados da década de 1970, surgiram equipes teatrais que mostraram um modo

novo de se posicionar na cultura, na sociedade, na política e na arte, por meio do projeto coletivo.

Para ampliar o repertório pessoal:

 Pesquisar imagens e textos em livros, revistas, jornais, internet

etc., os itens abaixo:

 ● Pod Minoga, idealizado por Naum Alves de Souza, em 1972, e que terminou em

1980;

● Mambembe, que permaneceu de 1966 a 1980;

● Ventoforte, que se mantém na ativa e foi fundado em 1974 por Ilo Krugli, argentino

radicado no Brasil;

● Ornitorrinco, fundado em 1977, e que continua na ativa, tendo Cacá Rosset como

seu diretor;

● Teatro Popular União e Olho Vivo – (TUOV), um dos mais antigos grupos de teatro

do Brasil e que tem como seus fundadores César Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira,

ambos advogados e defensores da arte popular brasileira;

● Os atores Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos, que atuaram no Asdrúbal Trouxe o Trombone;

● Hamilton Vaz Pereira, que exerceu a liderança do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone.

 Produto final: Pesquisa. 

SEMANA DE 14 A 18/6

 Correção de Atividades do caderno do aluno e exercícios do ENEM.

                                                                 Bons Estudos!!!

Dúvidas, chama no privado do whatsapp ou  aula de Arte no meet toda semana 2ªsérie A e C (segunda-feira), 2ªsérie B (quinta-feira)

                                                                                                              Profª Renata Pedroso


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD