INGLÊS - 2ª SÉRIE - 2º Bimestre
Roteiro
de estudo 1 – orientações para o período: 10/5
a 17/5/21
TEMA: Estratégias de leitura
CONTEÚDO – Estereótipos e Preconceitos
HABILIDADES: Ler, compreender, analisar e interpretar textos: relatros de
experiências, páginas da internet, boletins informativos, piadas, adivinhas,
verbetes de dicionário, diálogos e textos diversos inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
Localizar e interpretar informações implícitas e
explícitas em um texto verbal ou não-verbal,
através da leitura atenciosa, observando os detalhes.
Orientações:
Interpretação
de textos em Inglês é uma competência essencial para você conseguir gabaritar
as cinco questões de Idioma Estrangeiro que caem todo ano no Enem.
1
– Scanning
A
leitura feita com essa técnica é semelhante à que um scanner faz, daí o nome. O
scanning não se preocupa em ler frases inteiras. Assim, os olhos devem realizar
um movimento de cima para baixo e de um canto a outro procurando os chamados
organizadores de texto, que são números, dados estatísticos e bullet points
(listagens).
Dessa
forma se encontram informações importantes que podem conter a resposta que você
precisa marcar. Essa técnica é bastante útil para ter agilidade em perguntas de
múltipla escolha. Você precisa ser rápido na interpretação de textos em Inglês,
porque no Enem são apenas três minutos para cada questão.
O
que interessa de fato a esse tipo de leitura, portanto, não é o seu conteúdo.
São detalhes que, uma vez encontrados, podem responder uma questão na prova. No
caso, o nome de uma cidade, uma opinião dada em pesquisa, a quantidade de
habitantes de determinado país. Ou qualquer outra questão específica que se
encontre no texto.
2
– Skimming
Essa
técnica de compreensão de texto é especialmente útil quando ele é muito grande
e corre-se o risco de passar muito tempo na interpretação.
A
técnica é sutil e exige em certa medida a experiência do leitor que a faz.
Muitas pessoas leem somente a primeira frase de cada parágrafo. Outras, depois
disso, leem o primeiro e o último parágrafo inteiro. Dessa forma, é possível
ter uma noção da problemática do artigo e a sua conclusão. A técnina é
empregada com perguntas do tipo: o que o autor pensa do problema X? Por que a
situação Y ocorre?
Diferentemente
do scanning, essa técnica pede a interpretação de textos em Inglês. Não se
busca com ela um dado específico. A questão é que o texto não precisa ser lido
em sua forma completa para que se possa interpretá-lo. É uma maneira de
encontrar mais depressa o parágrafo de interesse e lê-lo para depois
interpretá-lo.
3
- Palavras cognatas - consiste em procurar as palavras parecidas com as
palavras da Língua Portuguesa
Step 1: Revisitar suas anotações.
Step 2: Responder a atividade
formativa de percurso no Google Form
Produto final – Atividade formativa de percurso no Google form.
ACESSE AQUI: Atividade de percurso 2º bimestre - 2ª série
- até dia 17/5/21 - valor até 10 pontos
- de dia 18/5/21 até 21/5 - valor até 8 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD