SEMANAS: 24/Maio a 04/Junho
Temas: Acidez; Basicidade; pH; Processos Endo e Exotérmicos
Habilidades: - Utilizar valores de escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (25ºC).
- Interpretar e analisar textos e tabelas que utilizam dados referentes à acidez de soluções;
- Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas.
Produtos Finais:
Atividade 1: Assistir as aulas remotas e CMSP. Fazer anotações no caderno.
Atividade 2: Fazer leituras dos textos indicados e fazer resumo/anotações no caderno.
Atividade 3: Responder o Formulário até dia 04/Junho.
Atividade 4 (optativo): Indicadores ácido-base são substâncias que, na prática, nos indicam o pH de uma solução pela mudança de coloração. Embora existam aparelhos que medem o pH através da condutividade da solução, os indicadores são muito utilizados pela comodidade e facilidade de manuseio. Existem substâncias indicadoras naturais, tais como o suco do repolho roxo. Abaixo indica-se um link para um experimento, usando-se essa substância.
Parte experimental: Faça o experimento conforme proposto neste link (https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm) e depois faça fotos das soluções obtidas. Observação 1: Não se preocupe caso não tenha todos os materiais para testar o pH. Observação 2: Você pode testar outras substâncias indicadoras de pH além do repolho roxo, pode usar suco de uva, beterraba, etc.
Materiais de Apoio:
Texto para apoio 1: Teoria sobre pH e pOH;
Texto para apoio 2: Teoria sobre Termoquímica
** Dúvidas procurar as profªs nas aulas remotas ou nos grupos (whatts)
Profª Cyntia e Nidi
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