PÁGINAS

segunda-feira, 8 de março de 2021

2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 

 SEMANA  - 08 a 12/03 - 15 a 19/03 - 22 a 26/03




TEMA

O corpo fala: combatendo preconceitos. (continuação)

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias.
Preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais.
Diversas linguagens artísticas, corporais e verbais.

 HABILIDADE

  • EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG502 Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
  • (ESSENCIAL)Habilidade:EM13LGG201-Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. 
PRODUTO FINAL:

Leitura: Texto: Corpomente , [Texto produzido para o SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2014]..pag. 26 do cad. aluno.

 

Criação: Produção de um desenho, que ilustre a sua percepção sobre a temática Corpomente.

 

Registro: Fazer uma síntese coletiva de tudo que foi visto trabalhado nas atividades anteriores, relendo os textos, os apontamentos registrados, e observando novamente as imagens, após revisão, registrar em seu portfólio um texto com essa síntese para compor sua avaliação.

 

Anexar a imagem do desenho e texto, no google forms abaixo até o dia 19/03, o formulário será aberto dia 12/03, após aula por meeting com orientações.


2ªATIVIDADE FORMATIVA DE ARTE


DATA FINAL DA ENTREGA: 19/03



Dúvidas, deixe em comentários.
Ou no privado do whatsapp, grupo de Arte ou durante a aula.      
                                                                                                                                                                                                                                                   Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                     
                                                                                                         PROFª RENATINHA
Mais informações

SEMANA - 08 a 12/03

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

 Vamos utilizar a  Metodologia - Debate: Analisando visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias do Mundo da Moda.

Para ampliar seu discurso argumentativo retorne a situação de Aprendizagem nos Componentes de Língua Inglesa e Educação Física, relendo as passagens que são trabalhadas os padrões de beleza corporal.

 Leitura: dos textos (pag. 18 e 19) cad. aluno.

 1. ModaVisões de mundo

2. Moda – Conflitos de interesse

3. Moda – Preconceitos

4. Moda – Ideologias

 PARA SABER MAIS: O que é?

  Mídia: é o meio e a forma pela qual a notícia é transmitida. Pode ser rádio, TV, internet, cinema, jornais, revistas de moda.

 Mídias Sociais: blogs, microblogs (Twitter), redes sociais (Facebook), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de Compartilhamento de conteúdo multimídia (YouTube, Flickr, SlideShare, Vimeo).

 MOMENTO 2 – MÚSICA – A VOZ QUE VESTE A ALMA – COMO FUNCIONA, CUIDADOS E SAÚDE.

 Registrar suas considerações pessoais sobre as visões de mundo, presentes nos discursos veiculados em diferentes mídias, que influenciam na carreira profissional de um cantor/intérprete musical.

 Leitura e correspondência :  Leia atentamente cada frase, e faça a correspondência com as letras indicadas: (pag. 19 e 20 cad. Aluno).

 PARA SABER MAIS:

10 cantores que deram um tempo na carreira por problemas na voz

O que é um Mapa conceitual:

Como utilizar o canva para fazer mapas conceituais

 Registro: Usar como instrumento de síntese o Mapa mental/ conceitual e deixar no Portfólio, representando graficamente as evidências e a relação entre as informações e conceitos selecionados a partir dos fragmentos de textos, que tratam das questões de como funciona, e quais cuidados são necessários para preservar e ampliar o desempenho vocal, e o sucesso da carreira musical.

 MOMENTO 3 – DESAFIO EM CASA 1: DANÇA – O MOVIMENTO DO CORPO E A ROUPA QUE DANÇA.

 Criar: Criação de um álbum, com ilustrações de figurinos de dança, feitas por meio de desenhos (lápis 6B, lápis de cor, lápis aquarela, canetas hidrocor) e/ou colagens de imagens recortadas de revistas, livros velhos, impressos retirados da internet, e a produção de um texto com as considerações pessoais de cada um sobre quais são as visões de mundo, os conflitos de interesse, os preconceitos e as ideologias presentes na utilização de figurinos das danças indicadas.

 1 -Dança Clássica

Imagem 1 –  Imagem 1

Imagem 2 – Imagem 2

Imagem 3 – Imagem 3

 

Leitura: [Texto produzido para o SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2014.] (pag. 21 cad. Aluno)

 2- Dança Moderna (séc. XX)


Imagem 1 – Fonte: Pixabay. Imagem 1

Imagem 2 –  Pixabay

 Leitura: Texto elaborado especialmente para este material.](pag. 21 e 22 cad. Aluno)

 3. Dança Contemporânea (sécs. XX e XXI)

 Imagem 1 – Imagem 1

Imagem 2 –  Imagem 2

Imagem 3 –  Imagem 3

 Leitura: Texto elaborado especialmente para este material.](pag. 22 e 23 cad. Aluno)

 4. Dança Urbanas - Dança de Rua– Hip Hop Street Dance

 Imagem 1 – Imagem 1

Imagem 2 – Imagem 2

Imagem 3 – Imagem 3

 Leitura: Texto elaborado especialmente para este material.](pag. 22 e 23 cad. Aluno)

 5. Danças Folclóricas brasileiras

 Imagem 1 – Imagem 1

Leitura: Texto elaborado especialmente para este material. (pag. 24cad. Aluno)

 6. Danças de outros países

Imagem 1 – Imagem 1

Imagem 2 –   Imagem 2

Dança do Ventre / Tango/ Tarantella / Flamenco

 Leitura: Texto elaborado especialmente para este material. (pag. 24 e 25 cad. Aluno)

 MOMENTO 4 TEATRO – O FIGURINO É A PELE DO CORPO FAZENDO FICÇÃO – A ROUPA QUE ENCENA.

 

Estudante, para prepararem esta atividade, você e seus colegas de turma precisam separar em casa, roupas, sapatos, chapéus, gravatas, colares e anéis para encher o baú; enfim, figurinos e adereços.

Com o baú cheio, (todos separaram os figurinos), o jogo teatral pode começar!

 

JOGO TEATRAL – Seguir orientações da pag. 25 cad. Aluno.

 

Registro: Registre por meio de uma única frase, como foi participar da atividade e compartilhe com seus colegas, virtual postando em seu blog.

 

MOMENTO 5DESAFIO EM CASA 2: PRODUÇÃO TEXTUAL – IMAGÉTICA E ESCRITA.


ESSA É A ATIVIDADE QUE ESTÁ NO PRODUTO FINAL!!!

NÃO ESQUEÇAM DE RESPONDER O GOOGLE FORMS, QUE ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 12/03.

 

Este momento  está dividido em duas partes:

 

Leitura: A primeira é a leitura do texto indicado como base.

 

Criação: Produção de um desenho, que ilustre a sua percepção sobre a temática Corpomente.

 

Registro: A segunda é fazer uma síntese coletiva com o professor de tudo que foi visto trabalhado nas atividades anteriores, relendo os textos, os apontamentos registrados, e observando novamente as imagens, após revisão, registrar em seu diário de bordo um texto com essa síntese para compor a avaliação da turma.

 

Ler os textos cad. do aluno pag. 25 e 26.


SEMANA 15 A 19/03


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

 

MOMENTO 1 – ARTES VISUAIS – TATTOO – MEU CORPO, MINHAS REGRAS.

 

Aula Expositiva Dialogada: Explicação dos objetos de conhecimento e da temática realizada pelo professor com interação dos alunos.

 

Observar as imagens: (cad. aluno pag. 27 e 28)

Imagem 1: Acervo pessoal de Edgar de Oliveira Moraes. (Edgar Elijah). Piracaia/SP.28. jul.2020, pag. 27 cad. aluno.

Imagem 2:  IMAGEM 2

 

Antes de responder às questões,  ler os textos que estão no componente de Língua Portuguesa, pois eles trazem diversas visões do uso da tatuagem, e podem ajudá-los a perceber os estereótipos, rótulos, preconceitos e relações de poder sobre as práticas e uso das tatuagens.

 

Responder: Perguntas (pag. 26 cad. aluno)

 

MOMENTO 2 - TEATRO – O DIFÍCIL RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO DE ATOR - O CORPO QUE ENCENA.

 

Estudante, na Situação de Aprendizagem 1 no componente de Educação Física, você já utilizou a dinâmica brainstorming – tempestade de ideias. Lembra-se dela? Agora, você vai utilizá-la novamente com o tema Preconceito e estereótipos.

 

Observe atentamente as imagens da pag. 29 cad. aluno.


Registro: Participe ativamente, apresente suas ideias para a escrita colaborativa de um texto teatral, contando quais seriam as dificuldades de um jovem ao iniciar a carreira de ator, criando assim TEMPESTADE DE IDÉIAS.

 

MOMENTO 3 – DANÇA – PRECONCEITOS DO DANÇAR, AS DANÇAS PROIBIDAS, SENSUALIDADE E SEXUALIDADE NO DANÇAR. DO LUNDU AO FUNK.

 

Estudante, na Situação de Aprendizagem 1 no componente de Língua Portuguesa, você criou um Blog. Lembra?

 

Leitura: Realizar leitura na pag. 30 cad. aluno.

Responder: Responder as questões propostas na pag. 30 do cad. aluno.

Publicar: Publicar no Blog e imagens estáticas e em movimento, de estilos de dança, as respostas das perguntas indicadas abaixo e outras discussões sobre os preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais do dançar?

 

MOMENTO 4 – DESAFIO EM CASA 1 – MÚSICA – AS LETRAS DE MÚSICAS QUE TRATAM DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS, E RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NAS PRÁTICAS CORPORAIS. 

Estudante, um dos temas preferidos dos compositores da música brasileira, seja para o estilo rap, forró, bossa nova, xote, samba, pop rock, entre outros, tem um ponto comum, o corpo de mulheres e de homens. Na maioria dos casos, o corpo feminino aparece em muitas letras, implícita ou explicitamente, tratando de preconceitos, estereótipos corporais e relações de poder presentes em práticas corporais.

 Pesquisa: Selecione 3 músicas de estilos diferentes, que tratem da temática corporal feminina e/ou masculina.

 Registro: Em seguida, registre no portfólio a letra da música, fazendo uma leitura atenta, e grifando (utilizar caneta marca texto e/ou lápis de cor com cores diferentes), cada frase e/ou palavras que indiquem preconceitos, estereótipos e relações de poder, finalize escrevendo um comentário com uma análise crítica e suas considerações pessoais sobre essas temáticas. (deixar no portfólio).

MOMENTO 5DESAFIO EM CASA 2 – CUSTOMIZAÇÃO.

 Estudante, este desafio está dividido em duas partes:

 1ª) Observe as imagens e registre as respostas das questões indicadas em seu portfólio;

Imagens na pag. 32 cad. aluno.

 2ª) Selecionar uma peça usada de jeans (calça, saia, jaqueta, short, e/ou bermuda) e customizar, utilizando tecidos, tinta, linhas, lantejoulas, entre outros materiais. Deixe seu processo criativo fluir.

 Responder: Questões da pag. 31 do cad. aluno.

SEMANA 22 A 26/03

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

 Estudantes, para finalizar o bimestre, a intenção é que vocês iniciem as discussões para planejamento e execução de projetos culturais na escola, que vão acontecer no final do semestre, resgatando todo conhecimento, informações registradas em seu portfólio, bem como os aprendizados que permearam as Situações de Aprendizagem da Área de Linguagens anteriores.

 Durante o processo de elaboração artística, vocês vão entrar em contato com a poética pessoal individual e coletiva, agindo como produtor cultural, pensando e planejando um festival, um salão, um campeonato, uma feira, ou uma mostra na linguagem escolhida. Este projeto cultural, será concretizado na Situação de Aprendizagem 4 do 2º bimestre.

 Atividade: Escolher uma Manifestação artística para conhecer  estudar a mesma (pags. 33 a 38 no cad. do aluno). Após estudar a estrutura básica de um projeto é dividida em quatro etapas sequenciais.

 Criação: Elaborar um Projeto artístico, seguindo as etapas sequenciais.


Bons Estudos!!!!

Profª Renatinha

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD