PÁGINAS

segunda-feira, 8 de março de 2021

2021 - ARTE 2ªSÉRIE

  ARTE - 2ªSÉRIE

 SEMANA  - 08 a 12/03 - 15 a 20/03 - 22 a 26/03 




TEMA
 O encontro entre a arte e o público

CONTEÚDO

  •        Festivais de música, espaços para concerto, espaços alternativos de música: os coretos, as ruas.
  •        Festivais de teatro, espaços promotores de leitura dramática, mostra universitária.

HABILIDADE

  • Conhecer e valorizar os espaços e as formas de integração entre arte e público
  • Perceber a mediação cultural como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e diálogo entre o público e as artes visuais, a dança, a música e o teatro.
  • (HAB. ESSENCIAIS )Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.


PRODUTO FINAL: Essa atividade está na Música atividade 3 (seguir as orientações em mais informações), semana de 08 a 12/03. Anexar um áudio no formulário abaixo.

IMPORTANTE: Vou abrir o formulário dia 10/03, após explicação durante a aula de arte por meeting.   

DATA FINAL ENTREGA: 19/03

 

                                                            Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                     
                                                                                                         PROFª RENATINHA
Mais informações abaixo:

SEMANA - 08 a 12/03

 LINGUAGEM: MÚSICA

 ATIVIDADE 1: MOVENDO A APRECIAÇÃO

No final do ano de 2018, um filme teve grande repercussão no Brasil por contar a história do cantor e compositor Freddie Mercury e a banda Queen. Bohemian Rhapsody. No decorrer da trajetória do Queen, uma música ganhou a atenção do mundo inteiro, em especial, dos brasileiros. We Will Rock You. Você conhece essa música?

 Ouvir:

Queen - We Will Rock You (Official Video)

Essa música tornou tão famosa que, em 2004, foi utilizada na propaganda de um conhecido refrigerante, protagonizada pelos cantores Britney Spears, Beyoncé P!ink e Enrique Iglesias. Na propaganda, também aparecem, rapidamente, dois membros da banda Queen: Brian May e Roger Taylor.

 Ouvir: 

Pepsi Commercial HD - We Will Rock You (feat. Britney Spears, Beyonce, Pink & Enrique Iglesias)

 Esta propaganda é um exemplo de como podemos reler uma música conhecida, dando a ela novos sentidos e maneiras de executá-la.

 Assistir: Assista ao vídeo em que um músico transformou a canção We Will Rock You em versão instrumental. Apesar das variações melódicas, reconhecemos a música do começo ao fim.

 Ouvir: Queen - We will rock you (solo acoustic guitar)

 ATIVIDADE 2: (Para casa), AÇÃO EXPRESSIVA I

 Pesquisa (registrar no portfólio): Pesquise em revistas, livros e na internet a época em que a banda Queen lançou essa música e em qual álbum ela se encontra. Investigue como era o cenário político no Brasil e no mundo, como era a moda e outras curiosidades.

 ATIVIDADE 3: ( Para casa) AÇÃO EXPRESSIVA II (será produto final)

 Pense nessa ideia de aproximar uma música, enquanto objeto artístico, de outras possibilidades

de acesso ao público.

 Criar (PRODUTO FINAL): Escolher uma música do gênero musical de sua preferência e fazer uma proposta, dando a ela uma nova versão, um novo estilo conforme orientação do seu professor, salvar em qualquer ferramenta digital,  para entender melhor como dar nova versão a uma música, assista os vídeos abaixo.

 Para criar sua versão assista os vídeos abaixo, que mostram versões diferentes para mesma música.

 Assistir:

Música “Banho de cheiro” Romero Ferro - Frevália - Banho de Cheiro.

Elba Ramalho - Banho de Cheiro.

SEMANA - 15 a 19/03

 TEATRO

 ATIVIDADE 1: SONDAGEM

Nesta atividade inicial, o professor irá conversar e realizar alguns questionamentos

sobre a linguagem teatral.

Responder no Portfólio:

1. Para você, o que é teatro de grupo? Comente. 

2. De que modo pode ser estabelecido um processo de criação teatral? 

3. Você já teve alguma experiência de criação coletiva em teatro? Como foi essa experiência? Se não teve, gostaria de ter? 

4. Por que o trabalho de grupos de teatro que fazem criação coletiva ou processo colaborativo é diferente do trabalho de outros grupos?

 ATIVIDADE 2: MOVENDO A APRECIAÇÃO

 Observe atentamente as imagens que seu professor apresentará sobre o teatro grego, máscaras, tipos de palcos e atores. Após apreciação, converse com os colegas sobre: espaços teatrais e formas de integrar teatro e público.

Aprecie:

PPT - Tipos de palco

PPT - Origem do Teatro

Registre no seu Portfólio:  as informações mais relevantes dos PPTs. 

ATIVIDADE 2-(Pesuisar em casa)AÇÃO EXPRESSIVA I

Fazer: Uma maquete, conforme instruções da pag. 85 cad. aluno,  com materiais (recicláveis e ou alternativos), tirar foto e salvar.

ATIVIDADE 3: (Profª Fabíola) AÇÃO EXPRESSIVA II

 Pesquisa: Procurar na internet,  separe alguns títulos de livros que pertençam ao gênero teatro, selecione um de sua preferência e  compartilhe durante a próxima aula, sua experiência leitora.

Registrar no portfólio:

Didascália: ou rubrica são um conjunto de indicações cênicas para determinar

uma ação, cena, espaço ou fala que devem ser feitos em uma peça de teatro.

Constitui o texto secundário.

 ATIVIDADE 4: AÇÃO EXPRESSIVA III

 Essa atividade será realizada de forma individual devido a pandemia

 Veja, exemplo de Performance, como o grupo espanhol Nat Nus Momentari” mistura as linguagens, utilizando ideias simples e interagindo com a tecnologia de vídeo.

 Assista:

Nats Nus Momentari. https://www.youtube.com/watch?v=MrGkYdUdqH8

Magnificent performance.

https://www.youtube.com/watch?v=JQ67G0WrhBA

 Criar: Uma performance,  que é um grande exemplo de hibridismo (quando trabalhamos duas ou mais linguagens artísticas que se interligam), e gravar um vídeo deixando salvo, para socialização na próxima aula.

 Saiba mais:

O que é Performance?

A performance também é conhecida como performance artística, tendo surgido por volta da

década de 1960. Essa forma de expressão artística

pode incluir várias linguagens como a

música, dança, poesia, vídeo ou teatro.

 SEMANA - 22 a 02/03

ATIVIDADE 5: AÇÃO EXPRESSIVA IV

 Os festivais de teatro são espaços para que grupos teatrais possam mostrar o melhor de sua

tradição ou para que diretores apresentem inovações.

Pesquisar: Na internet festivais de teatro e socializar em aula.


Bons Estudos!!!

Dúvidas, no privado, ou durante a aula de ARTE.

Profª Renatinha



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD