PÁGINAS

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

2021 - ARTE 2ªSÉRIE

 

ARTE - 2ªSÉRIE


SEMANA   02/08 A 06/08 - 09/08 A 13/08 - 16/08 a 20/08 - 23/08 a 27/08 - 30/08 a 03/09



TEMA:  Tempo de fazer, gerando  o mostrar. 

HABILIDADE:  Operar com diferentes procedimentos  artísticos na criação  de poéticas pessoais ou de  processos colaborativos. 

PRODUTO FINAL: O estudante pode escolher uma  das técnicas de animação que foi apresentada durante a aula de arte (PPT e Vídeo) e criar artisticamente uma delas, filmar e anexar o vÍdeo no PADLET. 

DATA ENTREGA: 26/08


Dúvidas deixe recado em comentários. 

       
                                                  Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                    
                                                                                                         PROFª RENATINHA
Mais informações abaixo:

AGOSTO

 SEMANA DE 02 A 06/08 

 - ACOLHIMENTO

 SEMANA DE 09 A 13/08  - ARTES VISUAIS

 TEMA: TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR.

Atividade 1 – Sondagem

 O que é desenho de animação?

O que é e como se cria um Storyboard?

O que é folioscópio ou flip book?

O que é fantoscope?

O que é Taumartrópio?

Quem é Georges Mélies?

 Atualmente, podemos assistir a várias produções cinematográficas no formato de desenhos de animação, mas você já parou para pensar como esses filmes são produzidos?

 Responder

1. Você sabe como é produzida uma animação?

2. Quais e quantos profissionais são necessários para realizar esse trabalho?

3. De onde surgem as ideias para criar cenários, histórias e personagens tão diferentes e cativantes?

4. Você já fez algum tipo de vídeo com animação?

5. Quais recursos e programas de edição de imagens você conhece ou fez uso a partir de seus equipamentos pessoais (celulares, tablets etc.)?

 Atividade 2: Apreciação

 -Arte Egípicia

- O que é fotograma?

-O primeiro desenho animado da história

 Não é de hoje que as animações estão presentes no cenário cinematográfico. Desde o início do século XIX, os cineastas já pesquisavam e criavam possibilidades de produção desse tipo de filme.

 Assistir o vídeo

 ​Arte Egípicia

Viagem a Lua

Fantasmagorie

 Responder

 1. O que nos chama a atenção quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma?

2. Que conexões podem ser feitas com o desenho de animação?

3.  Você pode imaginar a cena de um filme de cinema mudo de 1902 que narra a história de uma viagem à Lua?

4. Com quais referências teria o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma viagem à Lua?

5. O que pode ligar a arte egípcia ao fotograma?

6. O que há de diferente e de semelhante entre elas?

7. Quais são as diferenças e semelhanças das produções Fantasmagorie e Deu a Louca na Chapeuzinho?

8. Quais as técnicas, procedimentos e equipamentos você considera necessários para cada produção?

  Atividade 3: Ação expressiva I

 Ilusão de ótica

O que é persistência retiniana?

 A base de toda ilusão de ótica é atribuída a um fenômeno chamado de “persistência retiniana”. É fundamental saber que nosso cérebro interpreta as mudanças de forma ou posição em imagens, rapidamente alternadas como movimento, isto é, como não vemos o intervalo entre essas imagens estáticas, elas parecem estar em movimento.

 Criar um desenho de animação: Antes de iniciar uma animação propriamente dita, realize uma experiência inicial criando duas imagens estáticas com sensação de movimento, seguindo indicações do seu professor.

 • Providencie uma tira de papel na medida de 7 cm de largura, por 29,5 cm de comprimento, dobrada ao meio, no sentido do comprimento;

• Desenhe duas imagens de formas simples (uma estrela, um quadrado, um pequeno círculo, etc.);

• Cada um dos desenhos deve estar sobreposto ao outro, sendo que o desenho de baixo deve ter uma pequena diferença (de forma, tamanho, cor etc.) em relação ao desenho de cima, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento”

• Enrole um lápis ou caneta e faça um movimento de deslizar de um lado para outro, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento”

 SEMANA DE 16 A 20/08

 Atividade 4: Ação expressiva II

 O que é um historyboard?

 Transformar uma história: Transformem uma história que vocês já conhecem em um roteiro, mudando o personagem protagonista e a conclusão da história, percebendo (e respeitando) os diferentes pontos de vista de uma mesma história.

(Realizar no caderno de desenho)

 Atividade 5 – Ação Expressiva III

 Confeccionar um Storyboard:  para pré-visualizar a história. O principal objetivo será transpor as cenas do roteiro para quadros de fácil compreensão. Cada desenho vai auxiliar a visualização da dinâmica da história, ou seja, o storyboard será o mapa que analisa e interpreta o texto, extraindo elementos-chave da narrativa.

Materiais:

 A elaboração do storyboard não exige materiais sofisticados (folhas de caderno de desenho ou sulfite, lápis,borracha, régua), nem acabamento primoroso. Ele deve possuir estilo neutro, demonstrando objetividade e fidelidade às cenas narradas pelo roteiro. Portanto, escolha materiais simples para este trabalho.

 Atividade 6 – Ação Expressiva IV

 Criar e editar uma animação:Utilizando as técnicas de produção e edição indicadas:

 • Técnicas de Produção:

1. Técnica utilizada por Émile Cohl - desenho com giz na lousa na animação Fantasmagorie;

2. Técnica Draw my life – uma forma de se produzir animação na qual se conta a história desenhando no quadro branco e apagando;

3. Técnica do flip-book - criar uma sequência de cenas (imagens e/ou desenhos);

4. Técnica de produção tridimensional dos personagens e cenários, utilizando massa de modelar, tesoura, fita crepe, barbante, bonecos, brinquedos, materiais recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete etc.

 • Edição:

1.     Utilizar o programa Movie Maker, que é um editor de imagens muito simples, ou outro de livre escolha.

 Responder:

O que eu aprendi? Releia os registros feitos em seu caderno, verifique se as informações iniciais e as etapas do seu processo de criação estão completas. Em seguida, registre, em um texto, o que e como você aprendeu sobre o processo de criação de uma animação.

 SEMANA DE 23 A 27/08  - DANÇA

  Atividade 1: Sondagem

 Qual a origem e características dos estilos de dança abaixo:

 -Tango

- Rock

- -Bolero

- Funk

- Hip Hop

- Samba

 A dança pode ser encontrada em vários lugares, seja em danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip hop, rock, funk etc.

 Atividade 2: Apreciação

 Ao longo da história do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertório cultural e artístico.

 Escreva uma lista de filmes que tiveram como tema principal a dança, ampliando a lista apresentada a seguir.

 Responda:  aos questionamentos indicados no seu caderno.

1.  Você já assistiu a todos esses filmes? Quais você gostaria de assistir?

2.  Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?

3.  Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão dela?

4. Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?

5.  De que modo seria feita a divulgação?

 Lista de filmes, assistir os filmes:

Billy Elliot – (Billy Elliot).

Bodas de sangue – (Bodas de sangre).

Dança comigo? – (Shall we dance?).

Ela dança, eu danço – (Step up).

Fale com ela – (Hable con ella).

Momento de decisão – (The turning point ).

Vem dançar – (Take the lead).

 .Atividade 3: Ação expressiva I

 Fazer: Escolha uma cena de um desses filmes e realize uma adaptação da coreografia e do visual (cenários, figurinos e acessórios etc., devido a pandemia será apenas escrito essa adaptação).

 Assistir vídeos: (ativ. Complementar do Guia)

 Responder:O que eu aprendi? Registre em seu caderno o quê e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica.

 SETEMBRO

 SEMANA 30 A 03/09

 Atividade 1 – Sondagem

 O que é jingle?

O que é paródia?

O que é peça publicitária?

 Para iniciar essa proposta de atividades na linguagem musical, participe da conversa sobre os diversos usos sociais e comerciais da música, o que mudou na produção, execução e apreciação de música com o uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais. Finalize a atividade respondendo aos questionamentos a seguir:

 Responder:

1. O que você sabe sobre os diversos usos sociais e comerciais de uma música?

2. Você sabe o que é um jingle? De quais você se recorda?

3. Qual a diferença entre um jingle e peças publicitárias com música e locução?

4. Você já produziu algum jingle para algum produto?

5. Você sabe identificar a diferença entre jingle e paródia?

6. O que mudou na produção, execução e apreciação de música com uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais?

 Atividade 2 – Apreciação

  Para este momento de apreciação, assista atentamente os vídeos apresentando jingles e paródias. Observe atentamente as imagens, participe ativamente da conversa sobre os pontos mais importantes na produção. Sejam os detalhes do produto, estilo musical utilizado, ritmo etc.

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Criar um produto invendável e elaborar um jingle para venda ou divulgação deste produto.

 O que pode ser um produto invendável?

O que você sugere como produto?

Quais seriam as características que o fariam se destacar entre os demais?

 O produto a ser vendido pode ser um bem não durável, como alimento, produto de limpeza, medicamento e cosméticos; um bem durável, como automóvel, eletrodoméstico, livro etc.; um serviço, como o de seguradoras, escolas de idiomas, dedetização etc.

 Um jingle eficaz é aquele que permanece na memória das pessoas e tende até a se desligar do período de veiculação da peça publicitária e ganhar vida.

 



 Responder:O que eu aprendi? Registre em seu caderno o quê e como você aprendeu sobre a produção de um jingle.


                                                  Bons Estudos!!!


                                                                                                        Profª Renatinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD