Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ARTE - 1ªSÉRIE

 SEMANA  - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) E ( 21 A 25/09)



TEMA
Intervenção em arte: projetos poéticos da escola 
Intervenção na escola: ARTE E AÇÃO
CONTEÚDO
• Identificar, com base em  registros de projetos, ideias de intervenção em artes  visuais, dança, música e  teatro. 
•Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria. • Distinguir o corpo em estado cênico do corpo cotidiano. 
• Distinguir espaço cênico e não convencional. 
HABILIDADE
 • Suportes, ferramentas e  procedimentos técnicos e  inventivos. 
• Visualidade da  forma-conteúdo em conexão  com a materialidade e os  processos de criação. 
•Texto/escritura/temas de     intervenção cênica
PRODUTO FINAL: Entrega do vídeo da II - VIRADA CULTURAL VIRTUAL MD, até 15/09 por email, professora vai disponibilizar na aula de arte online.
                                                                                          

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Quarta-feira 13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

SETEMBRO

 SEMANA DE 31 A 04/9 ARTES VISUAIS

Atividade 4: Ação expressiva

 Criar: uma Intervenção artística visual –

Devido a Pandemia, buscaremos  imagens na internet, que seja possível a realização Intervenções Artísticas.

Produto final: Finalizado o processo de escolha  fotográfica, reúna as suas imagens, criem um ou mais espaços de exposição das fotos, que será uma forma de interferir na imagem.E faça Publicação das fotos em redes sociais.

O que você sente ao ver essas imagens?”.

A exposição precisa ter um espaço próprio para que o público possa fazer intervenção e interação, deixando mensagens (recados, frases, poesias, trechos de músicas, etc.).

 Atividade 5: Ação expressiva III

 Planejando: Um Projeto artístico em artes visuais seguindo as orientações de seu professor.

 O que é materialidade?

 Para criar um Projeto precisamos pensar:

- A escolha da materialidade

-O espaço

-O tema

 Projetando a intervenção: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar.

Projetando a intervenção em artes visuais

- o tema;

- o espaço físico onde vai acontecer;

- as formas de produções em artes visuais;

- o modo de realização, que vai depender da modalidade das artes visuais escolhidas etc.;

- a(s) data(s) para a realização da intervenção.

Outros aspectos a serem lembrados na escrita do projeto: os recursos necessários, as autorizações que devem ser solicitadas para a realização do evento, a possibilidade de conseguir apoio externo e o cronograma de trabalho para que a intervenção se concretize.

 Como elaborar Projetos?

-Conceituação

-Planejamento

-Execução

-Conclusão

-Características de um Projeto

Responder no caderno do aluno: Em “O que eu aprendi?”, o que e como aprendeu. sobre a elaboração e execução de uma intervenção artística em artes visuais no espaço escolar.

SEMANA DE 7 A 11/9 DANÇA

Atividade 1: Sondagem

 O que é Flash Mob?

 Assistir os vídeos abaixo para sondagem:

O que significa flash mob ?

Você sabe o que é um flash mob ?

FLASH MOB - O QUE É?

 Agora, chegou o momento de projetar uma intervenção em dança. Para iniciar esta atividade, fale com seu professor e colegas sobre a sua vivência com essa linguagem artística, relatando suas impressões e experiências vivenciadas

 Atividade 2: Apreciação  - Flash Mob

 Para ampliação de repertório pessoal e cultural, assista atentamente aos vídeos sobre Flash Mob apresentados pelo professor. Observe atentamente as imagens, sons, gestos, músicas, movimentos corporais, etc. Esta apreciação vai colaborar no desenvolvimento das atividades seguintes.

 Assistir  os vídeos: 

TAP e Aeroporto Internacional de São Paulo - uma homenagem cosmopolita. 

Filme Amizade Colorida - Flash Mob com a música New York (Legendado). 

Flash Mob Rio Mar Fortaleza: Trem Bala - JetLag + Vintage Culture

Flash Mob Project 

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Realizar uma Vivência (Não será possível devido a pandemia)

 Atividade 4: Ação expressiva II

 Criar: Um Projeto artístico em dança – Flash Mob, seguindo as orientações de seu professor.

Projetando a intervenção: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar.

Projetando a intervenção em dança

- o tema;

- o espaço físico onde vai acontecer;

- as formas de dança;

- os figurinos

- adereços

- cenário;

- o  modo de realização (várias intervenções no mesmo dia, em lugares diferentes da escola;

- tempo, durante alguns dias; todos os dias da semana; sempre no mesmo dia da semana etc.); a(s) data(s) para a realização da intervenção.

 Responder no caderno do aluno:“O que eu aprendi?”, registre o que e como aprendeu sobre intervenção em dança.

SEMANA DE 14 A 18/9 - MÚSICA

 Atividade 1 – Sondagem

 Produção e execução: De um Coral. (não será possível devido a pandemia)

 Você sabe o que é, Classificação Vocal?

O que é vocalize?

O que é Canto coral?

 Fale com seu professor e colegas sobre a sua vivência com essa linguagem artística, relatando suas impressões e experiências com o Canto Coral na escola, igreja e/ou projetos culturais.

Assistir os vídeos abaixo para sondagem:

Classificação Vocal | Técnica Vocal

Classificação e extensão vocal

Classificação e extensão vocal

 Responder questionário a seguir:

1. O que é Canto Coral? Já assistiu a alguma apresentação? já participou ou participa de algum coral? Onde? Escola, Igreja, Projetos culturais e/ou sociais, etc.?

2. Qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isto?

3. Conhece as classificações vocais masculinas (Tenor, Barítono e Baixo), femininas (Soprano, Mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor, etc.)? Já estudou algo sobre isto?

 Atividade 2 – Apreciação

 Assista atentamente aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral. Aprecie as imagens e as músicas.

 Assistir  os vídeos: 

"Carmina Burana"de Carl Orff - Theatro Municipal de Paulínia/SP - 01 de maio2012.

Choir Amazes Judges Singing Bohemian Rhapsody By QUEEN on Georgia's Got Talent | Got Talent Global

É NATAL - CORAL DO EDESSA - CLIPE OFICIAL

Coral canta "Stand By Me" no casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry| Casamento Real

Medley Rei Leão - Contraponto (a cappella).

Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff.

Atividade 3: Ação expressiva I

 Temos um instrumento musical natural que já faz parte das nossas vidas, do nosso corpo, é   a nossa voz.

Quem é Jhon Paynter?

Conhecer a técnica de John Paynter

 Realizar experimentação: em casa realizar a técnica Jhon Painter , sobre a materialidade do som das palavras e da voz como podem caminhar e intervir no espaço.

 Assisitir vídeo

Aula de Música: Pão! Suco!

 Atividade 4 - Ação expressiva II

 Assistir  os vídeos: 

Biografia de Arnaldo Antunes

Pessoa - Arnaldo Antunes

O BURACO DO ESPELHO

Nome Não - Arnaldo Antunes

Cultura - Arnaldo Antunes

Conversar com o professor

SEMANA DE 21 A 25/9 - TEATRO

 Atividade 1: Sondagem

 O que é processo colaborativo?

Conhecer a Companhia Asdrubal Trouxe o Trombone

 Responder questionário a seguir:

1. Como imagina um processo de teatro colaborativo?

2. Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais? Onde esses espetáculos costumam acontecer? Conte como foi a experiência.

3. Explique o que você entende por produção cultural e intervenção cênica.

 4. Explique o que você entende por elementos constituintes da cena teatral.

 Atividade 2: Apreciação

 Observe com atenção o vídeo “Rastros de um processo colaborativo”.

 Assistir o vídeo: 

Rastros de Processo Colaborativo

Por Trás da Cena

 Responder:

1. Você identifica quem é o ator e quem é o público? Justifique. 

2. O que você percebe que diferencia o corpo do ator do corpo do público? 

3. Quando o corpo do ator está em estado cênico realizando uma ação, será que ele usa                                   uma quantidade de esforço e de energia maior ou menor, fazendo a mesma ação no                               cotidiano? 

4. Em qual espaço está acontecendo o evento teatral? 

5. Espaço cênico é tradicional ou não convencional? 

6. De que maneira o espaço altera o corpo do ator e nele interfere? 

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Jogo Teatral (não acontecerá devido a pandemia)

 O que diferencia o corpo do cotidiano do corpo em um estado cênico, e do momento de conversa sobre a atividade. 

Atividade 4: Ação expressiva II

 Jogo Teatral (não acontecerá devido a pandemia)

 A experimentação move à descoberta de caminhos de criação. O experimentar, fazer, ver, observar, imaginar, refletir, conversar sobre.

 Atividade 5: Ação expressiva III

 O que é um Projeto Cultural?

Como acontece o Processo Colaborativo?

 Criar: Projeto de intervenção cênica em processos colaborativos. (devido a pandemia não vamos executar).

 Projetando a intervenção: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar.

Projetando a intervenção em teatro

– o tema;

- o espaço físico onde vai acontecer a intervenção;

- o texto,

- as cenas e a divisão do texto entre os alunos;

- os elementos sonoros e os figurinos que serão usados nas cenas;

- o roteiro da sequência das cenas;

- o som para início da intervenção (o som de um bumbo, de um apito, de uma sirene, de uma música ou de uma voz, etc.); a(s) data(s) para a realização da intervenção.

 Registrar no caderno:  “O que eu aprendi?”, o que e como aprendeu sobre processos colaborativos na linguagem teatral e intervenção cênica.


QUERIDOS ALUNOS, PRESTEM ATENÇÃO NAS DATAS,  SIGAM AS ATIVIDADES POR SEMANA, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO DE DESENHO, DÚVIDAS ME PROCUREM NO WHATSAP, NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE SEMANAIS, VOU ABORDAR TODOS OS TEMAS AQUI DESCRITOS,  MUITO IMPORTANTE ACOMPANHAR AS AULAS DO CM TAMBÉM, TODOS ESSES CONTEÚDOS SERÃO UTILIZADOS  PARA NOSSA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.

                                                                  BONS ESTUDOS!!!     PROFª RENATINHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD