PÁGINAS

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

2021 - ARTE 3ªSÉRIE A

2021 - ARTE 3ªSÉRIE A


SEMANA  - 02/08 A 06/08 - 09/08 A 13/08 - 16/08 a 20/08 - 23/08 a 27/08 - 30/08 a 03/09

 


TEMA: Discutindo a proposta e  elaborando o Projeto com  os estudantes.

CONTEÚDO: MÚSICA

HABILIDADE: 

- Investigar e reconhecer,  por meio da  experimentação as  possibilidades do uso das  tecnologias nas linguagens  artísticas;

HABILIDADES ESSENCIAIS: 

    - Pesquisar Profissionais e  Profissões diretamente  ligadas a linguagem da  música;

PRODUTO FINAL : Pesquisa sobre profissionais e profissões relacionadas a Música, conforme orientação da Profª Renatinha, sendo socializada (Aula Invertida) dia 23/08.


Dúvidas deixe recado em comentários. 
Aula segunda 7:30h.      
                                                                                                                                                                                                                          Bons Estudos!!                                                                                                      Profª Renatinha
          
                                                                                   
  Consultar Mais Informações abaixo:  

AGOSTO

 SEMANA DE 02 A 06/08 

 - ACOLHIMENTO

 SEMANA DE 09 A 13/08  - MÚSICA

 Atividade 1 – Sondagem

  É importante iniciar as atividades questionando os estudantes sobre o que eles sabem a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da  música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical.

 Responder

 1.     Considerando a preparação deum show de música (espaço,músicos,instrumentos, recursos tecnológicos etc.), quantos e quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?

2.      Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente ligados à música, seja produzindo ou executando algo? 

3.     O que mudou nas produções musicais com o avanço tecnológico e as mídias digitais? 

4.      A grande maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e  notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos  manipulados pelas pessoas etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados por  nós? 

5.      Você é capaz de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais específico ou mais  atrativo?

6.      Durante o momento em que você está ouvindo música com seu fone, você  identifica sons externos? Quais tipos de sons lhe chamam mais a atenção?

7.      Você tem habilidade para cantar ou tocar algum instrumento musical?

8.      Você já fez algum curso de música ou participou de algum projeto social ligado à  música? 

9.      Você já pensou em seguir alguma carreira musical? Qual? 

10.  Existe em seu bairro, cidade ou região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades que  ofereçam cursos de música?  

SEMANA DE 16 A 20/08 

 Atividade 2: Apreciação

 Como surgem as composições musicais. Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. Explique que muitos motivos podem gerar a inspiração do artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza pessoas, experiências e repertório cultural. Temas do cotidiano, aparentemente simples, podem gerar grandes ideias e produções de arte. Em seguida, apresente para uma apreciação os vídeos indicados, a seguir, com foco na exploração por parte dos compositores do tema “Trem”.  

   ● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “BachianasBrasileirasn.º2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra. 

 ● Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo descreve musicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.  

  Atividade 3: Ação expressiva I

 Pesquisa: em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre os temas indicados:  

  1. Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais; 

 2. Profissionais e profissõe​s contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música: 

● ​Regente (​maestro) - Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias arranjos, ​dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. 

● ​Produtor Musical​- Profissional responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores e participar de todo o processo da produção; ● Professor de Música - ​Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;

● Pesquisador Musical - Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais; 

● Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres ​ - Profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais; 

 ● Cantor ou vocalista​- É um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical; 

● ​Musicoterapeuta ​- Profissional que se ​utiliza da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos​;

● Instrumentista - ​Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos.

 ● ​Crítico musical -​Profissional que escreve e publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e Shows musicais

● ​DJou​discjockey-Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas, shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos de público.

● Cantor de jingle - ​Profissional que tem conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue interpretar a música de uma forma que  agrade ao contratante e que dê o “recado ao público". 

 Criar um Podcast: Sugestão de socialização – 02 - Produzir um podcast: ​com o resumo dos dados coletados na pesquisa, divulgar e distribuir em mídias da escola e/ou da turma

 SEMANA DE 23 A 27/08

 Atividade 4: Ação expressiva II

 Uma parte da atividade não será possível devido a pandemia.

 Pesquisa: Diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.

 (ESCOLHA UM TEMA E REGISTRE NO SEU CADERNO)

 ● trilhas brancas (livres de direitos autorais) na Internet; 

● sons produzidos pelo ser humano; 

● sons produzidos por equipamentos e máquinas; 

● sons produzidos por animais; 

● sons produzidos pela natureza;   

 Momento de apreciação, conhecendo a ficha:

 FICHA DE REGISTRO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA

1      NOME DO GRUPO: 

2      TEMA: 

3      TÍTULO:    Anotações/Observações   Responsáveis 

4      COLETA DE SONS PROGRAMA /  APLICATIVO  UTILIZADO EQUIPAMENTOS  DURAÇÃO DA  APRESENTAÇÃO (em  seg/min)   

 

SETEMBRO

 SEMANA 30 A 03/09

 Atividade 5 – Ação Expressiva III

Após Assistir o vídeo, percebeu que  as onomatopeias determinam o andamento da música?

 Apreciação:  Ficha Manifestação Artística

 FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA 

 O que é manifestação artística?

  Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto,tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo.  Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas  nem sempre dialogando e interagindo entre eles. Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição. A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,pode-se  pensar em: 

 Criar uma sequência melódica.

 Utilizando os programas abaixo:

 Além do ​Audacity ​ , existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de sons quereproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos utilizados pelo grupo ​Kraftwerk ​ . O aplicativo​Walkband ou similar poderão ser utilizados para este fim.

 Para inspiração:

  “The  Man-Machine”, que é um bom exemplo de uma sequência organizada de sons digitais que formam, de maneira harmônica, referência a homem máquina do título. 

  FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA 

 Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto, tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte,  envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo

.Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre dialogando e interagindo entre eles.

 Muitas vezes, são várias equipes ou  indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição.

 A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,pode-se pensar em: 

Uma apresentação musical, explorando a atuação corporal dos músicos na cenografia e está interagindo com a projeção de imagens;  .

Um vídeo sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com  representação cênica dos alunos e entrevistas e/ou depoimentos de outras pessoas – da comunidade, por exemplo; um vídeo de uma performance individual ou grupal que dialogue com as imagens, sons, o espaço e o próprio sistema de vídeo;  .

Uma dança em que o corpo esteja presente fisicamente ou não; 

Uma videodança explorando os sons, o espaço e dialogando com a própria linguagem do vídeo;   .

Uma peça de teatro cujos sons, imagens e cenografia estão presentes por meio da tecnologia, explorando seus recursos com projeções, usos de vídeo, celulares e dispositivos tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os movimentos dialogam com o som e com as imagens; que explore as imagens não apenas como paisagem de  fundo e os sons não só como trilha sonora, mas dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso; 

Manifestações culturais com danças e folguedos populares, hip hop – culturas que se  integram hoje ao uso da tecnologia e que podem ser manifestações artísticas. 

Enfim, o importante é explorar todas as linguagens artísticas de forma integrada, explorando / usando os recursos tecnológicos no processo e no produto. 

Ressalta-se a importância de diferenciar a forma da linguagem artística, da forma de  outras linguagens, pois, embora cada qual, ao seu modo, pode tratar do mesmo assunto, cada uma possui sua especificidade, seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico etc. 

 Fonte: Texto Produzido especialmente para ‘Orientações Curriculares e Didáticas de Arte - 3a. série do Ensino Médio.

                                        


                                            Bons Estudos!!!     


                                                                                                          Profª Renatinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD