2021 - ARTE 3ªSÉRIE A
SEMANA - 02/08 A 06/08 - 09/08 A 13/08 - 16/08 a 20/08 - 23/08 a 27/08 - 30/08 a 03/09
- Pesquisar Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música;
PRODUTO FINAL : Pesquisa sobre profissionais e profissões relacionadas a Música, conforme orientação da Profª Renatinha, sendo socializada (Aula Invertida) dia 23/08.
AGOSTO
SEMANA DE 02 A 06/08
- ACOLHIMENTO
SEMANA DE 09 A 13/08 - MÚSICA
Atividade 1 – Sondagem
É importante iniciar as atividades questionando os estudantes sobre o que eles sabem a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical.
Responder
1. Considerando a preparação deum show de música (espaço,músicos,instrumentos, recursos tecnológicos etc.), quantos e quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?
2.
Você conhece
profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente ligados à
música, seja produzindo ou executando algo?
3.
O que mudou nas produções musicais com o avanço
tecnológico e as mídias digitais?
4.
A grande
maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e
notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos
objetos manipulados pelas pessoas etc. Como esses sons são reconhecidos e
filtrados por nós?
5.
Você é capaz
de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais específico ou mais
atrativo?
6.
Durante o momento em que você está ouvindo
música com seu fone, você identifica sons externos? Quais tipos de sons
lhe chamam mais a atenção?
7.
Você tem
habilidade para cantar ou tocar algum instrumento musical?
8.
Você já fez algum curso de música ou
participou de algum projeto social ligado à música?
9.
Você já
pensou em seguir alguma carreira musical? Qual?
10. Existe em seu bairro, cidade ou região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades que ofereçam cursos de música?
SEMANA DE 16 A 20/08
Atividade 2: Apreciação
Como surgem as composições musicais. Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. Explique que muitos motivos podem gerar a inspiração do artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza pessoas, experiências e repertório cultural. Temas do cotidiano, aparentemente simples, podem gerar grandes ideias e produções de arte. Em seguida, apresente para uma apreciação os vídeos indicados, a seguir, com foco na exploração por parte dos compositores do tema “Trem”.
● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “BachianasBrasileirasn.º2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
● Com o desenvolvimento de instrumentos
eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de som, os músicos
contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior
fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo alemão Kraftwerk.
Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e
as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos
atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma
música com o mesmo nome. O grupo descreve musicalmente uma viagem de trem pela Europa,
passando por diferentes estações e localidades.
Atividade 3: Ação expressiva I
Pesquisa: em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre os temas indicados:
1. Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais;
2. Profissionais e profissões contemporâneas
diretamente ligadas à Linguagem da música:
● Regente
(maestro) - Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias arranjos,
dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais.
● Produtor
Musical- Profissional responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os
músicos e cantores e participar de todo o processo da produção; ● Professor de
Música - Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede Municipal,
Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;
●
Pesquisador Musical - Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate
de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e
culturais;
●
Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou
luthieres - Profissional que conserta ou constrói instrumentos
musicais;
● Cantor ou vocalista- É um músico que canta,
ou seja, usa a voz como seu instrumento musical;
●
Musicoterapeuta - Profissional que se utiliza da música e seus elementos
(som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e
social de indivíduos ou grupos;
●
Instrumentista - Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulando
instrumentos melo-rítmicos.
● Crítico musical -Profissional que escreve e
publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa,
apresentações, gravações e Shows musicais
●
DJoudiscjockey-Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua
autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas,
shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos
diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos
de público.
● Cantor de
jingle - Profissional que tem conhecimento sobre música, técnica de criação de
novos tons e vozes, e consegue interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao
público".
Criar um Podcast: Sugestão de socialização – 02 - Produzir um podcast: com o resumo dos dados coletados na pesquisa, divulgar e distribuir em mídias da escola e/ou da turma.
SEMANA DE 23 A 27/08
Atividade 4: Ação expressiva II
Uma parte da atividade não será possível devido a pandemia.
Pesquisa: Diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.
(ESCOLHA UM TEMA E REGISTRE NO SEU CADERNO)
● trilhas brancas (livres de direitos autorais) na Internet;
● sons
produzidos pelo ser humano;
● sons
produzidos por equipamentos e máquinas;
● sons
produzidos por animais;
● sons
produzidos pela natureza;
Momento de apreciação, conhecendo a ficha:
FICHA DE REGISTRO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
1
NOME DO GRUPO:
2
TEMA:
3
TÍTULO:
Anotações/Observações Responsáveis
4
COLETA DE
SONS PROGRAMA / APLICATIVO UTILIZADO EQUIPAMENTOS
DURAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (em seg/min)
SETEMBRO
Atividade 5 – Ação Expressiva III
Após Assistir o vídeo, percebeu que as onomatopeias determinam o andamento da música?
Apreciação: Ficha Manifestação Artística
FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
O que é manifestação artística?
Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto,tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo. Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre dialogando e interagindo entre eles. Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição. A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,pode-se pensar em:
Criar uma sequência melódica.
Utilizando os programas abaixo:
Além do Audacity , existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de sons quereproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos utilizados pelo grupo Kraftwerk . O aplicativoWalkband ou similar poderão ser utilizados para este fim.
Para inspiração:
“The Man-Machine”, que é um bom exemplo de uma sequência organizada de sons digitais que formam, de maneira harmônica, referência a homem máquina do título.
FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto, tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo
.Esses
elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem
sempre dialogando e interagindo entre eles.
Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte
sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em
alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita
relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma
interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens
na edição.
A tecnologia digital permite interações antes
impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística
–,pode-se pensar em:
Uma
apresentação musical, explorando a atuação corporal dos músicos na cenografia e
está interagindo com a projeção de imagens; .
Um vídeo
sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com representação cênica dos alunos e entrevistas
e/ou depoimentos de outras pessoas – da comunidade, por exemplo; um vídeo de
uma performance individual ou grupal que dialogue com as imagens, sons, o
espaço e o próprio sistema de vídeo; .
Uma dança
em que o corpo esteja presente fisicamente ou não;
Uma
videodança explorando os sons, o espaço e dialogando com a própria linguagem do
vídeo; .
Uma peça de
teatro cujos sons, imagens e cenografia estão presentes por meio da tecnologia,
explorando seus recursos com projeções, usos de vídeo, celulares e dispositivos
tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os movimentos dialogam com o som e
com as imagens; que explore as imagens não apenas como paisagem de fundo e os sons não só como trilha sonora,
mas dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso;
Manifestações
culturais com danças e folguedos populares, hip hop – culturas que se integram hoje ao uso da tecnologia e que
podem ser manifestações artísticas.
Enfim, o
importante é explorar todas as linguagens artísticas de forma integrada,
explorando / usando os recursos tecnológicos no processo e no produto.
Ressalta-se
a importância de diferenciar a forma da linguagem artística, da forma de outras linguagens, pois, embora cada qual, ao
seu modo, pode tratar do mesmo assunto, cada uma possui sua especificidade,
seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico etc.
Fonte: Texto Produzido especialmente para
‘Orientações Curriculares e Didáticas de Arte - 3a. série do Ensino Médio.
Bons Estudos!!!
Profª Renatinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD