Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ARTE - 2ªSÉRIE

 SEMANA  - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09)

TEMAIntervenção em arte: projetos poéticos da escola
              TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR.




CONTEÚDO
• O festival e o salão como modo de mostrar a produção. 
 
HABILIDADE
• Analisar processos já  realizados  nos bimestres anteriores  para dar continuidade aos  projetos  individuais ou colaborativos. 
 
PRODUTO FINAL: Enviar o vídeo, da II VIRADA CULTURAL VIRTUAL MD até dia 15/09 por email, a professora irá disponibilizar durante a aula online de arte.
                                                                                          

Dúvidas, deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Terça-feira  13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

SETEMBRO

SEMANA DE 31 A 04/9 – ARTES VISUAIS

 Atividade 4: Ação expressiva II

 O que é um historyboard?

 Transformar uma história: Transformem uma história que vocês já conhecem em um roteiro, mudando o personagem protagonista e a conclusão da história, percebendo (e respeitando) os diferentes pontos de vista de uma mesma história.

(Realizar no caderno de desenho)

 Atividade 5 – Ação Expressiva III

Confeccionar um Storyboard:  para pré-visualizar a história. O principal objetivo será transpor as cenas do roteiro para quadros de fácil compreensão. Cada desenho vai auxiliar a visualização da dinâmica da história, ou seja, o storyboard será o mapa que analisa e interpreta o texto, extraindo elementos-chave da narrativa.

Materiais:

 A elaboração do storyboard não exige materiais sofisticados (folhas de caderno de desenho ou sulfite, lápis,borracha, régua), nem acabamento primoroso. Ele deve possuir estilo neutro, demonstrando objetividade e fidelidade às cenas narradas pelo roteiro. Portanto, escolha materiais simples para este trabalho.

 Atividade 6 – Ação Expressiva IV

 Criar e editar uma animação:Utilizando as técnicas de produção e edição indicadas:

 • Técnicas de Produção:

1. Técnica utilizada por Émile Cohl - desenho com giz na lousa na animação Fantasmagorie;

2. Técnica Draw my life – uma forma de se produzir animação na qual se conta a história desenhando no quadro branco e apagando;

3. Técnica do flip-book - criar uma sequência de cenas (imagens e/ou desenhos);

4. Técnica de produção tridimensional dos personagens e cenários, utilizando massa de modelar, tesoura, fita crepe, barbante, bonecos, brinquedos, materiais recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete etc.

 • Edição:

1.     Utilizar o programa Movie Maker, que é um editor de imagens muito simples, ou outro de livre escolha.

 Responder:

O que eu aprendi? Releia os registros feitos em seu caderno, verifique se as informações iniciais e as etapas do seu processo de criação estão completas. Em seguida, registre, em um texto, o que e como você aprendeu sobre o processo de criação de uma animação.

SEMANA DE 07 A 11/9   DANÇA

 Atividade 1: Sondagem

 Qual a origem e características dos estilos de dança abaixo:

 -Tango

- Rock

- -Bolero

- Funk

- Hip Hop

- Samba

A dança pode ser encontrada em vários lugares, seja em danceterias, salões, desfiles de carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip hop, rock, funk etc.

Atividade 2: Apreciação

 Ao longo da história do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas modalidades. A partir do seu repertório cultural e artístico.

 Escreva uma lista de filmes que tiveram como tema principal a dança, ampliando a lista apresentada a seguir.

 Responda:  aos questionamentos indicados no seu caderno.

1.  Você já assistiu a todos esses filmes? Quais você gostaria de assistir?

2.  Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de filmes de dança?

3.  Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha dos filmes que participarão dela?

4. Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?

5.  De que modo seria feita a divulgação?

 Lista de filmes, assistir os filmes:

Billy Elliot – (Billy Elliot).

Bodas de sangue – (Bodas de sangre).

Dança comigo? – (Shall we dance?).

Ela dança, eu danço – (Step up).

Fale com ela – (Hable con ella).

Momento de decisão – (The turning point ).

Vem dançar – (Take the lead).

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Fazer: Escolha uma cena de um desses filmes e realize uma adaptação da coreografia e do visual (cenários, figurinos e acessórios etc., devido a pandemia será apenas escrito essa adaptação).

 Assistir vídeos

LA PETITE SIRENE Low Cost (Alex Ramirès)

TOY STORY Low Cost (Alex Ramires Ft Guillaume Beaujolais)

 Responder:O que eu aprendi? Registre em seu caderno o quê e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica.

 SEMANA 14 A 18/9  – MÚSICA

 Atividade 1 – Sondagem

 O que é jingle?

O que é paródia?

O que é peça publicitária?

 Para iniciar essa proposta de atividades na linguagem musical, participe da conversa sobre os diversos usos sociais e comerciais da música, o que mudou na produção, execução e apreciação de música com o uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais. Finalize a atividade respondendo aos questionamentos a seguir:

 Responder:

1. O que você sabe sobre os diversos usos sociais e comerciais de uma música?

2. Você sabe o que é um jingle? De quais você se recorda?

3. Qual a diferença entre um jingle e peças publicitárias com música e locução?

4. Você já produziu algum jingle para algum produto?

5. Você sabe identificar a diferença entre jingle e paródia?

6. O que mudou na produção, execução e apreciação de música com uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais?

 Atividade 2 – Apreciação

 Assistir os vídeos: 

MALANDRAMENTE - Paródia

PARÓDIA | Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso - DVD Buteco do Gusttavo Lima 2 (Vídeo Oficial)

 Para este momento de apreciação, assista atentamente os vídeos apresentando jingles e paródias. Observe atentamente as imagens, participe ativamente da conversa sobre os pontos mais importantes na produção. Sejam os detalhes do produto, estilo musical utilizado, ritmo etc.

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Criar um produto invendável e elaborar um jingle para venda ou divulgação deste produto.

 O que pode ser um produto invendável?

O que você sugere como produto?

Quais seriam as características que o fariam se destacar entre os demais?

 O produto a ser vendido pode ser um bem não durável, como alimento, produto de limpeza, medicamento e cosméticos; um bem durável, como automóvel, eletrodoméstico, livro etc.; um serviço, como o de seguradoras, escolas de idiomas, dedetização etc.

 Um jingle eficaz é aquele que permanece na memória das pessoas e tende até a se desligar do período de veiculação da peça publicitária e ganhar vida.

 Assistir vídeo

Como usar Audacity


 Responder:O que eu aprendi? Registre em seu caderno o quê e como você aprendeu sobre a produção de um jingle.

 SEMANA  21 A 25/9   TEATRO

 Atividade 1: Sondagem

 - O que é Comédia Dellárte? Origem e características.

- Jogos teatrais

- Improvisação no teatro

- Teatro esporte ou match de improvisação

 Participe ativamente da conversa com seu professor sobre a improvisação no teatro. Atualmente, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação como forma de criação dos seus espetáculos, incluindo a participação do público em muitos casos.

 Assistir vídeo 

Teatro de improvisação

Atividade 2: Apreciação

 Assistir os vídeos

Improvável -Jogo abecedário

Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços

Jogando no Quintal - Jogo das frases

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Como criar um edital?

 Criar: Um edital, para a realização de um festival de improvisação na escola, no caderno de desenho

 ​- Composição das equipes: Cada apresentação consistirá no confronto de duas equipes compostas de quantos jogadores-improvisadores?

- Duração da apresentação: É interessante que a duração seja curta(porexemplo,7 minutos).

- Sinal e cronometragem: Qual será o sinal que vai anunciar o começo e o final da improvisação? Um apito, por exemplo? Quem ficará responsável pelo sinal e pela cronometragem?

- ​Desenvolvimento de cada improvisação: ​Quais serão os temas da improvisação? Lembre-se de manter a estrutura do sistema de jogos teatrais de Viola Spolin: onde, quem é o quê? Outros temas mais pontuais, serão sorteados ou sugeridos pela plateia?

- ​Concentração: Para os atores-jogadores, qual será o tempo de concentração e combinação para estarem de acordo e entrarem na área de jogo?

- ​Marcação de pontos: Ao final das improvisações, como os espectadores votarão naquela de que mais gostaram? Mostrando seu cartão de voto com a cor da equipe de sua escolha? Qual a cor dos cartões?

- Inscrição no festival: Como será a inscrição prévia das equipes? O festival envolverá os estudantes de uma sala de aula ou todos os que queiram participar?

- ​Equipe inscrita: Cada equipe terá um nome (nome do time, um hino ou grito de guerra) ou qualquer coisa que a personalize ?

- Terá um uniforme do time, que poderá ser uma cor ou uma camiseta com o nome da equipe?

- Cada participante poderá participar em um só time ou em mais de um?

- ​Local, dia e horário do festival: Qual o melhor lugar na escola para realizar o festival? Qual o melhor dia e horário para a realização do festival de improvisação?

- Comissão organizadora: Quais estudantes vão compor a comissão responsável pela organização do festival de improvisação? 

 Responder:O que eu aprendi? Registre em seu caderno o quê e como você aprendeu sobre a improvisação teatral.

 

QUERIDOS ALUNOS, PRESTEM ATENÇÃO NAS DATAS,  SIGAM AS ATIVIDADES POR SEMANA, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO DE DESENHO, DÚVIDAS ME PROCUREM NO WHATSAP, NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE SEMANAIS, VOU ABORDAR TODOS OS TEMAS AQUI DESCRITOS,  MUITO IMPORTANTE ACOMPANHAR AS AULAS DO CM TAMBÉM, TODOS ESSES CONTEÚDOS SERÃO UTILIZADOS  PARA NOSSA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.

                                                                  BONS ESTUDOS!!!     PROFª RENATINHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD