MATRIZ
DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO – DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA
Competência 1:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
80 – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal
da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e
de convenções da escrita.
40 – Demonstra domínico
precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma
sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de
registro e de convenções da escrita.
0 – Demonstra desconhecimento
da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
80 – Desenvolve o tema
recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio
insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com
proposição, argumentação e conclusão.
40 – Apresenta o assunto,
tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto
dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
0 – Fuga ao tema/não
atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
40 –
Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
0 –
Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa
de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 –
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de
recursos coesivos.
40 – Articula as partes do
texto de forma precária.
0 – Ausência de marcas de
articulação, resultando em fragmentação das ideias.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
200 –
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada
à discussão desenvolvida no texto.
160 –
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articula à discussão
desenvolvida no texto.
80 –
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou
não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
40 –
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas no
assunto.
C2 =
C3 =
C4=
C5=
NOTA:
ENEN - Essa parte específica da prova equivale a 20% da nota final
Estrutura do texto Dissertativo-Argumentativo, a exigência oficial do MEC envolve:
1 – Ponto de Vista (Introdução);
2 – Argumentos (Desenvolvimento);
3 – Proposta de Intervenção (Conclusão).
Mas, cuidado, não basta você escrever "em três blocos", como se fossem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, é preciso dominar os fundamentos para uma boa avaliação da sua proposta dissertativa-argumentativa. É preciso que o texto tenha coesão e coerência na construção interna. Por isso a estratégia mais eficiente:
- Leia com atenção os textos motivadores;
- Foque primeiro no problema;
- Atenção para as causas indicadas para o problema;
- levante os possíveis Argumentos e as possíveis Soluções.
Responda seis perguntas para uma Redação Enem Nota Mil:
-Qual o problema?
-Por que se trata de um problema?
-Quais as causas para tal problema?
-Há alguma solução?
-Como e por que colocar tal solução em prática?
-Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?
-As respostas a estas seis perguntas orientam a produção da Redação do Enem! Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida.
O Guia Oficial da Redação elaborado pelo MEC indica que você deve cumprir quatro fundamentos essenciais no seu texto no gênero Dissertativo-Argumentativo:
1- Abordagem sobre o tema;
2- Definir um Ponto de Vista;
3- Apresentar uma Argumentação;
4- Sugerir uma Intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.
GUIA DE REDAÇÃO DO ENEM
2.Como abordar temas de política e cidadania na redação do Enem
3.Analogia na redação: veja a técnica para estruturar seu texto
4.Uso correto da língua portuguesa: competência nº 1 na redação
5.Como usar a intertextualidade no texto da Redação Enem
6.Como escrever lendas e mitos
7.Como fazer os parágrafos de desenvolvimento da redação Enem
8.Temas de Redação Enem: Meio Ambiente e Impacto Ambiental
9.Redação: como fazer a Tese e a Introdução por Cronologia
10.Como evitar a repetição de palavras na redação do Enem
19.O uso de relações de causa e consequência na redação
20.Temas de Redação Enem: veja a lista dos professores
21.Dissertação e argumentação: definição e funcionalidade
22.Análise do tema da redação do Enem 2019
23.Texto injuntivo
24.Como fazer a proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem
25.O Questionamento na estratégia argumentativa da Redação
26.Redação Enem: veja a Tese, o argumento e a opinião
27. Como escrever uma carta no vestibular?
28.O artigo de opinião como gênero textual
29.Leitura da coletânea e elaboração do título da redação do Enem
30.Técnica de bilateralidade na estratégia e argumentos do texto
31.Proposta de redação Enem: a agricultura familiar no Brasil
32.Como escrever um conto no vestibular?
33.Como escrever um artigo científico
34.A estrutura da redação do Enem: como fazer o texto dissertativo-argumentativo
35.Coesão e coerência – Redação Enem
36.Tese por enumeração: técnica de introdução e argumentação
37.Rascunho na redação do Enem: fazer ou não fazer?
38.Como escrever uma crônica?
39.A resenha como gênero discursivo
40.Como evitar a fuga do tema da redação do Enem
41.Coesão e Coerência na Redação Enem: evite Redundâncias e Repetições
42.Tese da redação por ressalva: estratégia para construir um bom texto
43.A impessoalidade na redação: evite a subjetividade no texto
44.Como escrever uma narração?
45.Resposta argumentativa
O QUE É DISSERTAR?
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?
Texto Dissertativo Argumentativo: Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de boa argumentação, exemplos, fatos.
PROJETO DE TEXTO
LILICA - PARTE 1
Como fazer uma boa Dissertação
Diferenças entre Discurso e Texto
RECORTE TEMÁTICO
Orientação para Elaborar uma Dissertação
1 - Faça seu ROTEIRO - PROJETO
2 - Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
15 - Nunca termine com perguntas reflexivas ou reticências, ou seja, evite qualquer recurso que possa deixar o corretor em dúvida a respeito de seu posicionamento crítico. A conclusão deve confirmar sua tese, sem margens para questionamento.
16 - Não acrescentem informações novas na conclusão. As ideias devem ser expostas ao longo do desenvolvimento. O último parágrafo apenas finaliza a temática em discussão.
Como fazer o desenvolvimento de uma redação?
Utilize dados
Use citações
Faça alusões históricas
Como concluir uma redação?
Como estudar redação?
- Estabelecimento das relações de causa e efeito: motivos, razões, fundamentos, alicerces, os porquês/ consequências, efeitos, repercussões, reflexos;
- Estabelecimento de comparações e contrastes: diferenças e semelhanças entre elementos de um lado, de outro lado,em contraste, ao contrário;
- Enumerações e exemplificações: indicação de fatores, funções ou elementos que esclarecem ou reforçam uma afirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD