ARTE - 1ªSÉRIE
SEMANA - (19/ a 23/10) - (26/ a 30/10) - (02/10 a 06/11) - (09/ a 13/11) - (16/ a 20/11) - (23/ a 27/11)
ARTE VISUALA intervenção e seu registro como documentação. (igual em todas linguagens)
Modos de documentação em Arte(igu.al em todas linguagens)
Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano.(igual em todas linguagens)
A performance contemporânea brasileira e o trabalho de Hélio Oiticica.
Batalhas na dança, Breakdance e Hip Hop dance.
HABILIDADE
●Compreender a relação entre o projeto e a realização artística e entre a obra e seu registro.
●Elaborar, realizar e documentar intervenções na escola.
OUTUBRO
SEMANA DE 19 A 23/10
CONSELHO DE CLASSE
SEMANA DE 26 A 30/10
- VIRADA CULTURAL
- Finalizei conteúdo de ARTE EGÍPCIA.
NOVEMBRO
SEMANA DE 02 A 06/11
ARTES VISUAIS
Definindo arte
efêmera, site specific, performance,
instalações e intervenções, land art, body art, Parangolé, Metaesquemas, através de
PPT e vídeos.
Assista os vídeos abaixo:
Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica”.
Hélio Oiticica - Primeira Parte.
Hélio Oiticica - Segunda parte.
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1).
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2).
Como reconhecer um “Metaesquema”.
PRODUTO FINAL: CRIAR: A produção de um mapa, que pode conter: reconhecimento do espaço onde acontecerá a intervenção ou será feita a instalação; marcação do espaço, preparação do cenário, no seu caderno de desenho.
SEMANA DE 09 A 013/11
DANÇA
Para auxiliá-los no processo de criação das
intervenções artísticas, vamos apreciar alguns vídeos sobre Breakdance e
conhecer mais sobre este estilo de dança:
Assista os vídeos abaixo:
Breakdance Battle - Chelles Battle Pro 2014 Final
0 Bruce Almighty VS Neguin | Quarterfinals | Red Bull BC One World Final 2016
Não tem melhor!!!!! Freestyle batalha de Breakdance competição
Danças Urbanas: uma história a ser narrada.
Break Dance, mas afinal, o que é isso?
- Conhecer Rudolf Laban e a labanotação (conteúdo complementar)
PRODUTO FINAL:CRIAR: Construir um
“mapa para dançar”. Nele você deverá apresentar os espaços da escola, mapeando
propostas de diferentes movimentações corporais para uma intervenção em dança.
SEMANA DE 16 A 20/11
MÚSICA
Música “Alexandrino” de Caetano Veloso (2018) - Essa
música faz parte do DVD, Ofertório ao vivo. Um projeto que foi apresentado no
Circo Voador e leva o nome do patriarca e seus filhos: “Caetano, Moreno, Zeca e
Tom Veloso”. Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e
renovação com grande valor intelectual e poético. Liderou 27 o movimento
chamado Tropicalismo e é uma das figuras mais importantes da música popular
brasileira. Na composição, “Alexandrino”, Caetano Veloso aposta no Funk
brasileiro.
Assista os vídeos abaixo:
-Deusa do Amor de Caetano Veloso e Moreno Veloso
Quando a música é também poesia – “Construção”, de Chico Buarque.
Stomp faz música com objetos inusitados e conquista reconhecimento internacional.
Baianá - Barbatuques | Corpo do Som.
Produto final: Pós contextualização do Funk de Caetano
Veloso, escolha um poema e coloque um ritmo, musicalizando-o.
SEMANA DE 23 A 27/11
TEATRO
Teatro do Absurdo: é um gênero teatral, que
surgiu no começo da década de 1950 na França, com peças muitas vezes quase sem
enredo, que se utilizam de situações gerais cotidianas, que giram em círculos,
apresentando um amontoado de acontecimentos insólitos e personagens cuja
construção dificilmente se adequa à psicologia dos personagens realistas. O
nome foi dado em 1961 pelo crítico teatral húngaro Martin Esslin, sendo uma
referência aos temas (absurdos, fora da realidade, insólitos, estranhos,
banais).
Intervenção cênica: são ação performáticas que podem ser encenadas em um palco ou em outros diferentes lugares como praças, teatros, ruas, escolas, por exemplo.
Neste momento propomos a apreciação das cenas do
espetáculo Namíbia, Não! em vídeos disponíveis no YouTube.
ASSISTA OS VÍDEOS:
Namíbia, Não! Debate no auditório do Ibirapuera You Tube
Produto final:Leitura: Excerto do texto teatral da peça “Namíbia, Não!” do ator e dramaturgo brasileiro Aldri Anunciação.
ENEM – ARTE ROMANA
ASSISTA OS VÍDEOS:
HISTÓRIA DA ARTE - ARTE ROMANA PARTE 1
HISTÓRIA DA ARTE - ARTE ROMANA PARTE 2
HISTÓRIA DA ARTE - ARTE ROMANA PARTE 3
Profª Renatinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD