___________________________________________________________
PORTFÓLIO DA PROFª FABIANA
PROFESSORA DE FÍSICA E TECNOLOGIA DA INOVAÇÃO
___________________________________________________________
MAIO 2020
TEMA: Fenomenologia: Calor, temperatura e fontes
ATIVIDADE 01: Responder ao questionário
ATIVIDADE 02: Imagens das anotações da aula de Física de 13/05
ATIVIDADE 02: Imagens das anotações da aula de Física de 13/05
ATIVIDADE 03: Imagens das resoluções dos exercícios propostos
PRODUTO FINAL 2ª SÉRIE A
TEMA: Calor sensível, capacidade térmica e calor específico
ATIVIDADE 04: Ler o ppt e responder ao questionário;
ATIVIDADE 05: Mapa mental
ATIVIDADE 06: Foto da resolução dos exercícios.
PRODUTO FINAL 2ª SÉRIE A
TEMA: ATIVIDADE FORMATIVA DO PERCURSO
ATIVIDADE 07: Responder ao questionário e anexar uma imagem da resolução das questões
TEMA: ATIVIDADE FORMATIVA DO PERCURSO
ATIVIDADE 07: Responder ao questionário e anexar uma imagem da resolução das questões
JUNHO 2020
TEMA: Escalas
termométricas
Habilidade com baixo rendimento do 1º bimestre: H3- Realizar conversões de
temperatura utilizando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Resultado: 83% de repostas
Correção: Aula online - dia 29/06
TEMA: 1ª Lei da Termodinâmica
Habilidade: Avaliar
a conservação de energia em sistemas físicos, como nas trocas de calor com
mudanças de estado físico, e nas máquinas mecânicas a vapor.
ATIVIDADE 01: Fazer a leitura do ppt.
ATIVIDADE 02: Fazer a leitura das questões do formulário e marcar a resposta correta.
ATIVIDADE 03: Anexar a imagem do processo escolhido para produzir energia - SIMULADOR PHET (LABORATÓRIO).
PRODUTO FINAL: 2ª SÉRIE A
Correção: Aula online - dia 29/06
JUNHO 2020
TEMA: Calor & Energia
ATIVIDADE 01: Assisir a aula da CMSP de 01/07.
ATIVIDADE 02: Fazer a leitura das questões do formulário e marcar a resposta correta.
ATIVIDADE 03: Escrever palavras chave da aula.
PRODUTO FINAL:
TEMA: 2ª Lei da Termodinâmica
Habilidade: Reconhecer
os princípios fundamentais da termodinâmica que norteiam a construção e o
funcionamento das máquinas térmicas.
ATIVIDADE 01: Fazer a leitura do ppt.
ATIVIDADE 02: Fazer a leitura das questões do formulário e marcar a resposta correta.
ATIVIDADE03: Anexar a imagem do mapa mental das Leis da Termodinâmica.
PRODUTO FINAL: 2ª SÉRIE A
Correção: Aula online - dia 13/07
TEMA: ATIVIDADE DE REVISÃO
TEMA: ATIVIDADE FORMATIVA DO PERCURSO
ATIVIDADE 01: Responder ao questionário e anexar uma imagem da resolução
das questões
AGOSTO 2020
========================================================
TEMA: A eletricidade no cotidiano
ATIVIDADE 01: Responder o questionário.
ATIVIDADE 01: Responder o questionário.
ATIVIDADE 02: Foto do RESUMO da aula do dia 07/05 do CMSP.
ATIVIDADE 03: Mapa Conceitual
ATIVIDADE 03: Mapa Conceitual
TEMA: Associação de resistores
ATIVIDADE 01: Responder o questionário.
SEMANA
TEMA: ATIVIDADE FORMATIVA DO PERCURSO
ATIVIDADE 01: Responder ao questionário e anexar uma imagem da resolução
das questões
JUNHO 2020
SEMANA - 15/06/20 a 19/06/20
TEMA: Campo Magnético
ATIVIDADE 01: Ler o ppt da aula virtual.
ATIVIDADE 02: Responder o questionário.
ATIVIDADE 03: Analisar as linhas do Campo Magnético no simulador PHET.
SEMANA - 22/06/20 a 26/06/20
TEMA: Campos e Forças eletromagnéticas
ATIVIDADE 02: Responder o questionário.
JULHO 2020
SEMANA - 29/06/20 a 03/07/20
TEMA: Lei de Faraday
ATIVIDADE 02: Responder o questionário.
ATIVIDADE 03: Explore e verifique a lei de Faraday no simulador PHET (LABORATÓRIO).
ATIVIDADE 04: Escrever palavras chave da aula.
PRODUTO FINAL 3ª SÉRIE A 3ª SÉRIE B 3ª SÉRIE C 3ª SÉRIE D
SEMANA - 06/07/20 a 10/07/20
TEMA: Força Magnética
ATIVIDADE 01: Ler e estudar o ppt da aula virtual do dia 07/07..
ATIVIDADE 02: Responder o questionário.
ATIVIDADE 03: Anexar o mapa mental do assunto Eletromagnetismo
SEMANA - 13/07/20 a 23/07/20
TEMA: ATIVIDADE DE REVISÃO
TEMA: ATIVIDADE FORMATIVA DO PERCURSO
ATIVIDADE 01: Responder ao questionário e anexar uma imagem da resolução
das questões
AGOSTO 2020
========================================================
MAIO 2020
TEMA: Privacidade e segurança; Cyberbullying: Outra forma de bullying.
ATIVIDADE 01: Responder ao questionário no Formulário
ATIVIDADE 01: Responder ao questionário no Formulário
ATIVIDADE 02: Foto do RESUMO da aula do dia 29/04 do CMSP.
JUNHO 2020
TEMA: Cultura Digital: Como nos informamos?
ATIVIDADE 01: Responder o questionário online;
ATIVIDADE 02: Anexar um mapa mental do tema da aula do dia 16/06.
TEMA: COMPORTAMENTO DIGITAL
( ━☞´◔‿ゝ◔`)━☞ O que se deve ou não fazer na rede?
ATIVIDADE 01: Responder o questionário online;
ATIVIDADE 02: Anexar um mapa mental do tema da aula do dia 16/06.
PARTICIPAÇÃO NO FORMULÁRIO:
TEMA: Cultura Maker - Mão na Massa
ATIVIDADE 01: Assistir a aula do CMSP do dia 07/07.
ATIVIDADE 02: Anexar imagens do desenvolvimento da atividade.
PRODUTO FINAL:
AGOSTO 2020
MAIO 2020
ATIVIDADE 02: Foto do RESUMO da aula do dia 29/04 do CMSP.
JUNHO 2020
TEMA: Cultura Digital: Como nos informamos?
ATIVIDADE 01: Responder o questionário online;
ATIVIDADE 02: Anexar um mapa mental do tema da aula do dia 16/06.
TEMA: COMPORTAMENTO DIGITAL
( ━☞´◔‿ゝ◔`)━☞ O que se deve ou não fazer na rede?
ATIVIDADE 01: Responder o questionário online;
ATIVIDADE 02: Anexar um mapa mental do tema da aula do dia 16/06.
PARTICIPAÇÃO NO FORMULÁRIO:
TEMA: Cultura Maker - Mão na Massa
ATIVIDADE 01: Assistir a aula do CMSP do dia 07/07.
ATIVIDADE 02: Anexar imagens do desenvolvimento da atividade.
PRODUTO FINAL:
AGOSTO e SETEMBRO 2020
========================================================
TEMA: Som – características físicas e fontes
PROJETO: SOM
DISCIPLINAS: Física e Arte
INTRODUÇÃO:
As
manifestações da ciência e da arte têm estado presente ao longo de todo o tempo
em nossa sociedade, estabelecendo, em alguns momentos, uma relação mais
intensa, haja vista que tanto o cientista quanto o artista estão em busca da
harmonia. Dados os interesses de estudos e pessoais, o foco desse trabalho está
voltado para a convergência do currículo entre Física e Música envolvendo a
disciplina de Arte, foram as relações entre Física e Música, sendo explorado
principalmente através do ensino de Acústica em Física e em ARTE com produção
artística, explorando apreciação, projeto e execução da intervenção artística.
DESENVOLVIMENTO:
Tomando como referencial conhecimentos básicos de Ondulatória, Acústica e de Música, este trabalho visou explorar algumas possibilidades de diálogo entre a Física e a Arte (Música) através de ações que pudessem auxiliar no ensino desses dois campos de conhecimento. Através de apresentação na 2ª Virada Cultural MD virtual de música, sobre a temática com a participação dos alunos das 2ª séries, alguns conhecimentos básicos que estabeleciam relações entre Física e Música foram desenvolvidos de forma prática.
RESULTADOS:
O presente trabalho buscou por meio de uma convergência entre Física e Música apresentar possibilidades para o ensino de Acústica. Não é preciso estudar Física para ser um bom cantor ou um bom conhecedor de música e também não é necessário a utilização de conceitos musicais para ensinar Acústica. O fato de aproximar Arte e Física é utilizar a interdisciplinaridade entre esses campos de conhecimento como os próprios PCN apontam.
EVIDÊNCIAS:
Resultados das habilidades
desenvolvidas nesta prática e solicitadas nas avaliações:
Física: Em média, 75% de acertos nas
questões das avaliações mensais e bimestrais das habilidades acima.
Arte: Em média, 70% de acertos nas
questões da avaliação formativa das habilidades acima.
Fotos:
-Culminância virtual:
Link dos vídeos:
1º dia da II Virada Cultural: CLIQUE AQUI
2º dia da II Virada Cultural: CLIQUE AQUI
3º dia da II Virada Cultural: CLIQUE AQUI
========================================================
Sugestões de Atividades Complementares de Física
· Simulações do PHET:
Interactive Simulations – University of Colorado Boulder: clique aqui
========================================================
Sugestões de Atividades Complementares de TI
Explorar os sites:
- Infográfico Bullying: saiba como evitar, denunciar e ajudar quem é vítima - clique aqui
- Um guia para te ajudar a ter uma experiência mais positiva, equilibrada e inspiradora no Instagram - clique aqui
========================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD