Pesquisar este blog

TUTORIAL DO BLOG







Prós de um blog Blogger: Totalmente grátis e sem anúncios; Espaço de armazenamento ilimitado; Análises embutidas; Integração com outros produtos do Google
VAMOS USAR O BLOG


Vocês receberão um e-mail para ACEITAR O CONVITE de participar da construção cooperativa deste Blog que tem como finalidade servir de portfólio do trabalho de vocês neste momento de distanciamento.


Vou procurar estruturar meu post para cobrir todas as dúvidas que surgirem durante o processo de execução do que está sendo ensinado, entretanto estarei sempre a disposição para outras dúvidas e desafio que surgirem. 

1 - ACEITANDO O CONVITE:
O convite chegará no seu e-mail. É só clicar no retângulo laranja, ACEITAR CONVITE. Não clique em mais nada. Irá aparecer uma página para vc colocar o seu nome. É  nome que irá aparecer na sua postagem. Coloque o nome como os seus alunos te chamam. 
Depois que vc passar por isso ele abrirá o blog para vc ser AUTOR. Manda um recadinho para mim. Então eu te colocarei como ADMINISTRADOR, e vc terá acesso a todo o sistema , ENTRETANTO só entre em POSTAGENS e PÁGINAS).

OBSERVAÇÃO INICIAL: Para ver as imagens das figuras, desta página, com maior nitidez basta clicar nelas.


2. Adicione uma barra de FAVORITOS na linha de url do windows; salve o link para a blog nesta barra, visto que vc irá usá-lo bastante.
Salve na sua BARRA DE FAVORITOS

Clique com o lado esquerdo do mouse sobre a foto, segure e leve até a Barra.
Irá aparecer um “+”, solte o mouse.





3. Você consegue entrar no Blog para publicar, ou pelo lápis amarelo que aparece no final dos posts (quando vc é administrador/autor), ou clicando no símbolo do BLOGGER (em cima / a esquerda)






Outra maneira é vc Clicar no “Lapisinho”, que aparece no final do post


4. Quando estiver trabalhando no blog, atenha-se apenas aos links que te levarão à Publicação e à Páginas. Como é um Blogger compartilhado, fica acertado que vocês somente entrarão nos links ‘POSTAGEM” E “PÁGINAS”, assim como não entrar na postagem dos outros administradores (salvo quando a pedido do autor da postagem).


Os outros links não devem ser acessados para mantermos a saúde do blog. 

ÉTICA: Entrando em Publicações, só acesse a SUA publicação; entrando em Páginas, só acesse a SUA página. 



Para fazer uma nova postagem, vcs devem clicar no ”+” dentro de um círculo alaranjado, no final da página, do lado direito.
Se vc quiser Reeditar seu post, basta clicar no Título do post.

5 - POST na PÁGINA INICIAL
Esta página é um espaço de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo escola.
Este espaço é oficial, deverá seguir um padrão de publicação. 
O TÍTULO do post sempre em letra maiúscula (trazendo a matéria e turma, exemplo MATEMÁTICA - 1ª SÉRIE). 
Procurar sempre seguir o padrão da estética, observe os posts já publicados.
 Coloque o TÍTULO (NO LUGAR DO TÍTULO, isso irá torná-lo um link), e escolha o MARCADOR.
Título em letra maiúscula (DISCIPLINA – SÉRIE)
2   Marcador em letra maiúscula (DISCIPLINA SÉRIE), não use o hífen.
Os marcadores ficarão em ordem alfabética do lado direito da página postada.


IMPORTANTE: Teste todos os links do seu post para ver se funciona. 




    6 - Marcadores: Use-os sempre, é um facilitador para os estudantes. Caso não encontre um marcador, faça o seu, lembrando que também existe um padrão: tudo em letra maiúscula , exemplo (SOCIOLOGIA 3ª SÉRIE)


Lembrando que toda vez que precisar poderá voltar no post e arrumá-lo, colocar mais informações, mais links. Quando fizer alterações  no seu post coloque um aviso de "HÁ NOVIDADES NO POST"


7-   Quando seu post ficar muito comprido, use a Ferramenta
“Inserir expansão de postagem”



Para visualizar  sua postagem, antes de postar clique em “VISUALIZAR POSTAGEM’ no alto, lado direito da página, perto de PUBLICAR


8 - Planejando o post
Etapa mais importante de toda a produção, o planejamento vai definir a qualidade final do post, e sua capacidade de cumprir os objetivos que você planejou.
O PRODUTO FINAL é o objetivo do seu post certo?
Então o ROTEIRO para o estudante conseguir atingir o objetivo é imprescindível de clareza, minuciosidade e objetividade. É interessante que venha com proposta de leituras (verbal ou não-verbal) que levem à reflexão. 
- A comanda para o produto final deve estar clara e acompanhada de data de entrega. 
- Se for um questionário no google forms (link) não deixe de colocar a data final para a realização; 
- Se for um texto (verbal ou não-verbal) colocar público alvo, a finalidade e onde deverá ser publicado. 

ATIVIDADE 01
Tema:  Roteiro:
1) O que fazer?
2) Como fazer?
3) Quando é data de entrega do produto final?
3) Onde publico?
4) Público alvo? (se houver)
5) Referências?


Exemplo:



9. Assinatura: Procure assinar todos as suas publicações.

10. Comentários do post
Espaço onde você poderá interagir com os alunos, respondendo dúvidas, dar encaminhamentos ......  esta é a ferramenta  oficial de interação entre vc  e os estudantes por aqui. 
Ler aos comentários e  respondê-los. 
Usar este espasso para um FORUM (orientando aos alunos que coloquem um post (mínimo) sobre o assunto desenvolvido e interaja (concordando ou discordando) com um (mínimo) colega.
Lembre-se de terminar o seu post convidando-os a esta interação.


ATENÇÃO: 

a) Como este espaço é oficial, seria de bom tom só nos atermos a publicações referentes aos trabalhos desenvolvidos pelas disciplinas. Deixando outros posts para as redes sociais.

b) O link do cabeçalho do post poderá ser enviado a seus estudantes no whatsapp, higienizando assim o espaço (whatsapp) que terá apenas os links para as suas comandas.


11. POST NA PÁGINA 

Este é um espaço só seu, seu PORTFÓLIO. 
Mantenha o cabeçalho inicial com o seu nome e as disciplinas, mas pode ser na cor e formato que vc quiser. Este espaço é para ser construído por vc , com suas comandas de atividades com a sequência didática para a execução do produto final. Procurar colocar sempre um produto final a cada atividade apresentada.

Eu sei que parece mais um caos do que tudo organizado, mas a questão não é ter tudo em um lugar só? E ter tudo de um jeito que seja fácil de acessar e encontrar,  para vc e os estudantes? 

Espero que com o blog vc  e os estudantes tenham o WhatsApp, mensagens e e-mails  mais higienizados. 

Post suas dúvidas em "COMENTÁRIOS".
                                                              ¸..´¸..*´¨)
                                                              ¸..
*¨)
                                                               (¸..´
                                                               (¸..` 
**
                                                               ¤°.¸¸..´¯`»*Katty Rasga





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD