Pesquisar este blog

ELETIVA PENSAR GLOBAL, AGIR LOCAL


 

PENSAR GLOBAL, AGIR LOCAL!

 

Ementa:

 

A eletiva Pensar Global, agir local tem como embasamento teórico:

ü  o Manifesto 2000 da UNESCO por uma Cultura de Paz e Não-Violência que foi escrito por um grupo de vencedores do Prêmio Nobel da Paz com o objetivo de criar um senso de responsabilidade pessoal em relação à humanidade

ü  o artigo n º 206 da Constituição Federal, além da liberdade de aprender e de ensinar, o texto estabelece o pluralismo de ideias.

 Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

TÍTULO I

 

Da Educação

 

 Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

       IV - Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

 

Tratar da Cultura de Paz na escola tem como objetivo principal dar oportunidades de acesso aos jovens, e ao mesmo tempo educar para valores, para a paz e para a construção da cidadania. Transformando esses valores em  realidade da vida cotidiana dos alunos.

 

Objetivo Geral:

Pretendemos, com essa eletiva, desenvolver uma proposta sobre a cultura de paz de uma forma diferenciada considerando situação e prática de intervenção. A proposta é valorizar o olhar amoroso e solidário atrelado a reflexão-ação e reflexão, compreendendo a complexidade da geração de conflitos e violências, porém, planejando intervenções.

Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar.

Praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.

Ser generoso.

Ouvir para compreender.

Preservar o planeta.

Redescobrir a solidariedade.

 

Desenvolvimento/ Metodologia:

 Jogos Cooperativos

 Dinâmicas de grupos.

 Músicas.

 Teatro.

  Filmes /Documentários.

 Práticas de meditação e relaxamento.

 Literatura de cordel

 Oficinas de Mandala

 Elaboração de um mural da paz

 Grupos de diálogo – praticar o diálogo em grupo como recurso para desenvolver ações conjuntas na resolução de problemas da comunidade.

Recursos Utilizados:

Folders, cartazes;

Textos, livros, videos;

Tecnologia (internet);

Palestras temáticas pelo google meet.

 

Professores e áreas envolvidas

Fabíola – Português

Silmara Sabino - Matemática


1º BIMESTRE: 

  • 19/02 

Desenhando a eletiva:
1. Objetivo principal: Introdução do tema
2. Peça que façam um desenho que represente o próprio corpo, por completo.
• identifiquem os desenhos com nome e idade.
• Em seguida, pedimos que incluam desenhos de balões, em diferentes partes do corpo,
- na cabeça: sonhos e desejos;
- na boca: atividades prediletas;
- no coração: sentimentos que mais valorizam;
- nas mãos: o que desejam mudar;
- nos pés: profissões que apreciam.
Formar um círculo e pedir que que se apresentem, dizendo o nome e a idade, e apresentarem, individualmente, os desenhos e as ideias expostas nos “balões”
 
1.  Elaborar a divisão dos grupos de uma maneira democrática. 4 grupos com 5 alunos e 2 grupos com 6 alunos. = 6 Grupos – Total: 32 alunos
 
Utilização de palavras/sinônimos de Paz para dar nome aos grupos:
1.  SERENIDADE
2.  SOSSEGO
3.  REPOUSO
4.  DESCANSO
5.  TRANQUILIDADE
6.  HARMONIA
 
Os nomes dos grupos serão por sorteio
 
2.   Utilizaremos a música'Casinha branca" como início/ponto de partida:

 
Palavras-chaves: Para nós/condução da atividade
·      Direito Humano (Habitação/Liberdade/Trabalho)
·      Convívio em sociedade
·      Perspectivas do jovem
·      Simplicidade
·      Tranquilidade
·      Meio Ambiente
·      Diálogo
·      Desesperança/Falta de esperança
·      Stress/Conflito
 
Proposta 1
3.   Qual a proposta o grupo apresentaria como resposta aos desejos do autor da música utilizando uma das linguagens abaixo ou outra que o grupo achar ser mais interessante.
 
Poema
Letra de Rap
Paródia
Cartaz
 

 
Proposta 2
4.  Com base na letra da música o grupo escreve uma lei em prol de um dos desejos do autor.
 

 
Proposta 3
 
5.  Pedir para que cada grupo complete:
 
Para que o autor da música possa realizar seus desejos ele precisa...
 

 EVIDÊNCIAS:













 

 

  • 04/03 

 

Roda de conversa

 

- O que vocês entendem como Direito e como Dever na sociedade que vivemos?

- Por que há Direitos que não são respeitados?

- Quais áreas dentro dos Direitos Humanos que são violadas, que não são respeitadas? (Escrever na lousa)

- A violação de algum Direito Humano proporciona a violência? Qual Direito violado acaba trazendo a violência para sociedade?

 

Para a próxima semana:

 

Estudo dos Direitos Humanos?

Pedir para que eles escolham um Direito e comentem ou tragam algum trecho de filme/música que aborde o tema.


AULAS REMOTAS :
  • 15/05 - retomada das aulas em modelo remoto com reflexão sobre o filme assistido " O menino e o mundo" fazendo um link com o tema  "Direitos Humanos" com a socilitação que cada um da eletiva assistisse em sua casa a animação explicativa indicada; a aula se deu pelo grupo do whatsapp da eletiva.

"Uma epidemia não pode ser motivo para q os direitos humanos sejam violados"


Foi indicada a leitura da Cartilha dos direitos humanos  com enfoque na discussão ao Direito à vida, analisamos as seguintes imagens:






  • 19/06: Encontro pelo Google Meet, assistindo o filme "Crianças Invisiveis" e após assistirem o filme responderam umas questões no Formulário, entre uma delas deveria ser feito uma frase reflexiva ou desenho sobre o tema do filme. 
  • EVIDÊNCIAS :













  • 26/06 : Retomada e reflexão sobre o Filme "Crianças Invisiveis"

Analisando a seguinte imagem, fazendo um link do filme com os Direitos Humanos vistos nas aulas anteriores.
EVIDÊNCIAS AQUI!



  • 03/07 - Palestra no google Meet com a asssitente social e conselheira tutelar Cristina Passos falando sobre o "Estatuto da Criança e do Adolescente"
EVIDÊNCIAS:




  • 10/07-Palestra no google Meet sobre "Violencia Doméstica", com Neci Araújo - Assistente Social.

EVIDÊNCIAS:



  • 17/07 - Dando introdução ao tema "Violência contra a mulher" foi solicitado que todos da eletiva assistissem o documentário: "O silêncio das Inocentes", e logo após ao documentário os alunos responderam ao seguinte FORMULÁRIO.

EVIDÊNCIAS: RESPOSTA DO FÓRMULARIO AQUI !

  • 03/08 -"DEBATENDO INCOMODOS, ILUSTRANDO REFLEXÕES".Segue o LINK do nosso padlet (mural virtual), para que vocês postem as ilustrações que estão produzindo pós nossa aula do dia 31/07 - pós nosso debate tão significativo, reflexivo e produtivo sobre situações de violências.
  • 14/08 - Palestra pelo Google Meet, sobre Violencia contra a Mulher com a advogada e PLP Larissa Marchinni.



  • 04/09 Foi solicitado que os alunos assistissem uma serie de documentários para darmos inicio ao tema da próxima semana: "GENOCÍDIO NEGRO- ENFRENTAMENTO AO EXTERMÍNIO DA JUVNTUDE NEGRA" EP 01  EP 02 EP 03 EP 04 e logo após foi solicitado que respondessem ao seguinte FORMULÁRIO


EVIDÊNCIAS DE RESPOSTA DO FORMULÁRIO AQUI

  • 11/09 - PALESTRA PELO GOOGLE MEET COM A PROFª CONVIDADA DA ESCOLA "MÁRCIA HELENA" E O EX- ALUNA DA ESCOLA IGOR SANTOS

EVIDÊNCIAS:






  • 18/09 - Aula pelo Google Meet, inicico de uma discussão sobre"Defesa dos animais" , cada aluno teve que trazer uma foto de falar sobre seus animais de estimação.

  • 25/09 - Palestra pelo Google Meet com convidados especiais, para aprofundarmos o tema "Defesa dos animais"


  • 02/10- Tema da aula de hoje:"Um olhar para a terceira idade"



  • 09/10 -  Aula pelo Google Meet : "Bate papo sobre a terceira idade, com a convidada Ana Paula Ferreira, Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Carlos.



  • EVIDÊNCIAS: 







06/11:  Aula pelo Google Meet 
  • Tema : "Habilidades para a vida -  com foco na Empatia".
  • Estratégia: - Apresentação da proposta da aula em  PPT  procurando instigar os alunos a participação ativa.
                            - Situações problemas para desenvolver a reflexão sobre o tema.
                            - Lançamento de  um desafio prático, na vida cotidiana, colocando no exercício real as reflexões realizadas na aula.

  • Evidências:







13/11 - Aula pelo Google Meet

  • Tema: "Autoconhecimento"
  • Estratégia: PPT e vídeo de sensibilização do Youtube.
  • Evidências - Atividade "Quem sou eu" AQUI





20/11:Aula pelo Google Meet 
  • Tema : "Habilidades para a vida -  com foco em Relacionamentos Interpessoais".
  • Estratégia: - Apresentação da proposta da aula em  PPT  procurando instigar os alunos a participação ativa.
                            - Situações problemas para desenvolver a reflexão sobre o tema.
                              -Vídeo de sensibilização     

                                                        
                            - Lançamento de um desafio : "Construa uma frase sobre o que você aprendeu sobre o tema de hoje".

  • Evidências:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD