Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

MATEMÁTICA 3ª SERIE

3º) ATIVIDADE - 3º BIMESTRE 


 TEMA: "POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO” 

CONTEÚDOS: 
Definição de potenciação. 
Propriedades da potenciação. 
Definição de raiz. 
Propriedades da raiz de um número real. 

 HABILIDADES: 
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica. 
Compreender o conceito de potência de expoente inteiro, com base sendo um número real. 
Aplicar as propriedades decorrentes da definição e efetuar operações de multiplicação e divisão com potências de mesma base, potências de um produto ou de um quociente e potência de outras potências. Compreender o significado do expoente zero e do expoente 1. 
Compreender o conceito de raiz de um número real e efetuar o cálculo de algumas raízes exatas ou aproximadas, como também entender o intervalo de variação do resto de uma raiz. 

CONCEITOS-CHAVE: 
Potências de mesma base; Expoentes negativos; Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); potência da potência. 

 Orientações:
 1º) Acessar e resolver a lista de exercícios neste formulário AQUI
 2º) Prazo de entrega 28/09. 

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS". 
 Bons estudos!

PROFªSILMARA SABINO.

QUÍMICA 2ª SÉRIE


3º BIMESTRE - 3ª ATIVIDADE FORMATIVA - QUÍMICA


🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪

TEMA: Materiais e suas propriedades.

Habilidades:

Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio). 


Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações do cotidiano que envolvem diferentes tipos de interação na resolução de exercícios.

ORIENTAÇÕES:

1) Estude os materiais de apoio selecionados e com link no formulário da atividade;
2) Consulte as anotações das aulas de Química às quintas feiras;
3) Ler o formulário: CLIQUE AQUI;
4) Responder as questões;
5) PRAZO PARA ENVIAR: 02/10/2020.

Produto Final: Questionário respondido.

🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪🦎💧🌨❄🧬🔬🧫⚗🧪


Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

Professora  Nidi.
            (✿◠‿◠)




QUÍMICA - 3ª SÉRIE



3º BIMESTRE - 3ª ATIVIDADE FORMATIVA - QUÍMICA


💧🌨❄🧬🔬⚗🧪🔎⚗🧫🌡🧪💧🌨❄🧬🔬⚗🧪🔎⚗🧫🌡🧪💧🌨❄🧬🔬⚗🧪🔎⚗🧫🌡🧪


TEMA: Biosfera como fonte de materiais para uso humano: Carboidratos, lípidios e proteínas




Habilidades:

Reconhecer as funções orgânicas presentes nos diferentes grupos de alimentos.

Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, álcoois e gliceróis quanto às funções.

ORIENTAÇÕES:

1) Estude os materiais de apoio selecionados e com link no formulário da atividade;
2) Consulte as anotações das aulas de Química às quintas feiras;
3) Ler o formulário: CLIQUE AQUI;
4) Responder as questões;
5) PRAZO PARA ENVIAR: 02/10/2020.

Produto Final: Questionário respondido.

💧🌨❄🧬🔬⚗🧪🔎⚗🧫🌡🧪💧🌨❄🧬🔬⚗🧪🔎⚗🧫🌡🧪💧🌨❄🧬🔬⚗🧪🔎⚗🧫🌡🧪

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

Professora  Nidi.
            (✿◠‿◠)

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 1ª SÉRIE

 

3º BIMESTRE - 3ª ATIVIDADE FORMATIVA


📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷

TEMA: E se as coisas fossem feitas para durar...



Habilidades:

• Refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente.

• Compreender a obsolescência programada e de que forma as estratégias das mídias contribuem para o aumento desse consumismo, que em alguns casos pode ser desnecessário.


ORIENTAÇÕES:

1) Assista a aula do CMSP do dia 08/09:

📱 1ª série: CLIQUE AQUI

2) Ler o formulário: CLIQUE AQUI;
3) Responder as questões;
4) PRAZO PARA ENVIAR: 02/10/2020.

Produto Final: Questionário respondido.


📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

                                                                                                  ⊂(◉‿◉)つ                                                                                                                                        PROFª FABIANA e NIDI









TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 2ª SÉRIE

 

3º BIMESTRE - 3ª ATIVIDADE FORMATIVA


📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷

TEMA: E se as coisas fossem feitas para durar...




Habilidades:

• Refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente.

• Compreender a obsolescência programada e de que forma as estratégias das mídias contribuem para o aumento desse consumismo, que em alguns casos pode ser desnecessário.


ORIENTAÇÕES:

1) Assista a aula do CMSP do dia 08/09:

📱 2ª série: CLIQUE AQUI

2) Ler o formulário: CLIQUE AQUI;
3) Responder as questões;
4) PRAZO PARA ENVIAR: 02/10/2020.

Produto Final: Questionário respondido.


📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

                                                                                                  ⊂(◉‿◉)つ                                                                                                                                        PROFª RENATA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 3ª SÉRIE

 

3º BIMESTRE - 3ª ATIVIDADE FORMATIVA


📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷

TEMA: E se as coisas fossem feitas para durar...




Habilidades:

• Refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente.

• Compreender a obsolescência programada e de que forma as estratégias das mídias contribuem para o aumento desse consumismo, que em alguns casos pode ser desnecessário.


ORIENTAÇÕES:

1) Assista a aula do CMSP do dia 08/09:

📱 3ª série: CLIQUE AQUI

2) Ler o formulário: CLIQUE AQUI;
3) Responder as questões;
4) PRAZO PARA ENVIAR: 02/10/2020.

Produto Final: Questionário respondido.


📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷📽💾💿📚📆📲💻🖨🖱📞📨💡📷

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

                                                                                                  ⊂(◉‿◉)つ                                                                                                                                        PROFª FABIANA

BIOLOGIA - 3ª SÉRIE

 Semanas: 21/ Setembro a 02/ Outubro


Tema: Origem da Vida

Conteúdos: Concepções mítico-religiosas; Teorias científicas; Experimentos; Vida primitiva

Habilidades:  -  Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos. 

                     - Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos


Produtos Finais:

Atividade 1: Consulta o Material de Apoio - "Origem da Vida- Aulão"

Atividade 2: Responder o questionário Forms até dia 29/09/2020


OBS: Os alunos que optaram por NÃO realizar  atividade do Herbário, no Material de Apoio, tem uma atividade substitutiva, no arquivo: Exercícios - Plantas com nota valendo até 6,0. Responder até 02/10  e enviar as repostas por email: cyntiamirelli@prof.educacao.sp.gov.br     

Questionário - Forms

Material de Apoio

CMSP



AULA: Quinta-feira 15h

Qualquer dúvida, deixe o seu recado em "COMENTÁRIOS" neste post.

Profª Cyntia

MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE

ATIVIDADE 03 

 TEMA 04 - ESTUDANDO AS PROBABILIDADES 




 Habilidades: 

H3.  Saber resolver problemas que envolvam o cálculo de probabilidades de eventos simples repetidos, como os que conduzem ao binômio de Newton.

H4.  Conhecer e saber utilizar as propriedades simples do binômio de Newton e do triangulo de Pascal.


 Orientações:
1- Assistir o vídeo: VÍDEO 
2- Anotar todas as dúvidas para esclarecer nas aulas online. 
3- Responder o formulário no link: FORMULÁRIO com data limite 04/10.
4- Assistir os vídeos do material adicional. (aula online)

Material Adicional:



QUÍMICA - 1ª SÉRIE

Semanas: 21/ Setembro a 02/ Outubro

Tema 1: A linguagem química e a construção  histórica da tabela periódica

Conteúdos: Linguagem química (símbolos e fórmulas); tabela periódica e Organização dos elementos de acordo com suas massas na tabela periódica.

 Habilidade: Ler símbolos químicos e compreender o significado dessa simbologia em termos de partículas (átomos).


Tema 2: Processos de obtenção do ferro e do cobre: interpretação das reações químicas

Conteúdos: Equações químicas dos processos de produção do ferro e cobre; Relação entre massa, número de partícula e energia. 

Habilidades: - Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes

                                - Interpretar equações químicas balanceadas reconhecendo as proporções entre as espécies químicas envolvidas. 

Produtos Finais: 

Atividade 1: Responder o questionário Forms até dia 30/09/2020

Atividade 2: Acessar o Simulador Phet  (Balanceamento químico) para aprofundamento do conteúdo.


Questionário - Forms

Material de Apoio

CMSP


AULAS: Terça -feira 11hs.


Qualquer dúvida, deixe o seu recado em "COMENTÁRIOS" neste post.

                                                                                                                                 Profª Cyntia

BIOLOGIA - 2ª SÉRIE

 Semanas: 21/ Setembro a 02/ Outubro


Tema: A estrutura do DNA

Conteúdos: DNA como o código da vida; Estrutura química do DNA; Estrutura química do nucleotídeo; Pareamento das bases nitrogenadas
                     Estrutura química do RNA; Pareamento das bases nitrogenadas do RNA; Tipos de RNA; Diferenças entre DNA e RNA (estrutura)

Habilidades: - Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula
                     - Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA.

Produtos Finais: 

Atividade 1: Consultar o Material de Apoio - "DNA"
Atividade 2: Responder o questionário Forms até dia 29/09/2020
Atividade 3: Anexar a atividade em dupla - Construção de uma molécula de DNA e a indicação dos aminoácidos.




Aulas: Quinta-feira 14hs.

Qualquer dúvida, deixe o seu recado em "COMENTÁRIOS" neste post.

Profª Cyntia

FÍSICA - 3ª SÉRIE

 

3º Bimestre - 3ª Atividade 


TEMA 2: FENÔMENOS NUCLEARES




Habilidades:
1. Reconhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na geração de energia elétrica, na indústria, na agricultura e na medicina
2. Pesquisar e argumentar acerca do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo

Conteúdo:
1.  Modelo de núcleo atômico; radioatividade, forças nucleares; decaimentos nucleares, estabilidade nuclear; famílias de decaimento nuclear; natureza das interações; dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares e seu uso;
2.  Geração de energia nuclear; fenômenos naturais; sistemas tecnológicos; energia nuclear no Brasil e no mundo.

Orientações:

1) Assistir e participar das aulas virtuais de Física dos dias 10 e 17 de agosto; 
Materiais:

1º ppt: CLIQUE AQUI
2º ppt: CLIQUE AQUI


2) Assistir a aula do CMSP dos dias 08 e 15 de setembro

1ª aula: CLIQUE AQUI
2ª aula: CLIQUE AQUI

3) Ler e responder no caderno de física as questões abaixo;

4) Acessar a atividade formativa: CLIQUE AQUI;

5) Marcar as repostas corretas;

6) Registrar as repostas do formulário no caderno de física para utilizar na aula virtual do dia 06/10;

⚛️ Aulas virtuais: 15/09/2020  e  29/09/2020 às 13:00

⚛️ PRAZO PARA ENVIO: 05/10/2020

⚛️ Devolutiva desta atividade: 06/10/2020 às 13:00

Produto Final: Questionário online.


Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

                                                                                                                                                                                                  ⊂(◉‿◉)つ    
                                                                                                                                                                                            PROFª FABIANA

FÍSICA - 1ª SÉRIE

 ATIVIDADE 03


TEMA 02 - INTERAÇÃO GRAVITACIONAL

Habilidade:

H11. Compreender a relação entre a intensidade do campo gravitacional, com a massa do planeta e com a distância de sua superfície.

H12. Calcular lançamento horizontal e lançamento oblíquo.

H13. Identificar informações sobre astronomia e ciência espacial em diferentes mídias (jornais, textos científicos, literários etc.).

Orientações:

2- Anotar todas as dúvidas para esclarecer nas aulas online. 
3- Responder o formulário no link: FORMULÁRIO com data limite 04/10.




FÍSICA - 2ª SÉRIE

 

3º Bimestre - 3ª Atividade


TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS




Habilidades:

1. Identificar objetos, sistemas e fenômenos que produzem, ampliam ou reproduzem imagens no cotidiano
2. Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc

Conteúdo:

1.            Luz e a visão; Fontes luminosas e detectores de luz; Formação de imagem e propagação retilínea da luz; Relação entre tamanhos e distâncias do objeto e da imagem;

2.            Reflexão em superfícies planas e esféricas; formação de foco e de imagens em espelhos planos e esféricos; mudança de meios transparentes; leis da refração; formação de imagens nas mudanças de meio; características do olho humano e defeitos da visão.


Orientações:

1) Assistir a aula do CMSP: 
   👓08/09/2020 às 17:45: LINK: CLIQUE AQUI                                               
   👓15/09/2020 às 17:45: LINK: CLIQUE AQUI
2)Acessar o material: CLIQUE AQUI
3) Acessar a atividade formativa: CLIQUE AQUI
4) Fazer a leitura;
5) Responder as perguntas;
6) Registrar as respostas no seu caderno.


💎👓💻💿📤✉️📆💠📱🔍💎👓💻💿📤✉️📆💠📱🔍💎👓💻💿📤✉️📆💠📱🔍

💎 Aula virtual: 14/09/2020 às 15:00

💎 Aula virtual: 28/09/2020 às 15:00

💎 Realizar a atividade até dia 02/10/2020.

💎 Critérios de avaliação: 

*** Este formulário é uma atividade formativa com valor máximo 10.

💎Correção deste formulário será na aula virtual do dia 05/10/2020.

Produto Final: Questionário online.


Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS".

                                                                                                   (◑‿◐)     

PROFª FABIANA

SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

 

 BIOLOGIA 1ª SÉRIE

de 21/09 a 02/10  BIOLOGIA TERCEIRO BIMESTRE

TEMA: SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO

Sexualidade: informações sobre sexualidade, DSTs e métodos anticoncepcionais

.
HABILIDADESReconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública e identificar os impactos nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos. Elaborar, apresentar e discutir hipóteses sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes.
Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez, identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade
Reconhecer situações de risco de contrair ISTs e aids, propondo estratégias para redução desse risco. Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação. 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: USAREMOS O CADERNO DO ALUNO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES, 
PARA A ENTREGA: RESPONDER NO CADERNO E ENVIAR AS FOTOS DAS ATIVIDADES NO EMAIL petriprof.bio@gmail.com

PÁGINA 42 - FALANDO DE SEXUALIDADE - Ler o texto inicial e fazer a pesquisa individualmente

PÁGINA 43 - PREVENÇÃO SEMPRE -  pular a dinâmica, devido o isolamento social não poderemos realizar esta atividade

Pagina 44 - PREVENÇÃO SEMPRE, DISCUTINDO INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs). - Pesquisar individualmente sobre as seguintes ISTs, Sífilis, gonorreia, HPV, Hepatites Virais, e candidíase. Abordar: Agente causador, sintomas (iniciais/complicações), contágio, prevenção e tratamento.

PÁGINA 44 - Falando de HIV e AIDs - Responder as questões 1, 2, 3 e 4.

PÁGINA 45 - Analise as tabelas e responda as questões A, B, C e D. 

PÁGINA 46 - Responder as questões 1,2,3 e 4 no caderno

PAGINA 47- MÉTODOS CONTRACEPTIVOS- Preencher a tabela e responder as questões 1,2,3,4,5 e 6.

PÁGINA 48 - SISTEMATIZAÇÃO FINAL - Campanha – Sexualidade se vivencia com respeito, prevenção e solidariedade
Utilizando os conhecimentos adquiridos, construa  uma campanha que vise a promoção da conscientização da comunidade escolar sobre questões que envolvem a sexualidade, tais como: gravidez na adolescência, ISTs, HIV/Aids, métodos contraceptivos, orientação sexual, identidades humanas e respeito à diversidade, entre outras temáticas pertinentes à sua realidade.
Coletivamente, sob a orientação do(a) professor(a), definam o tema de cada grupo, formato (vídeo, cartazes, painéis, blogs, jornal mural, etc.) e a organização de um evento para o lançamento da campanha na escola.

Material de Apoio: Aula do CMSP 11/08  Aula do CMSP 17/08
Caderno do Aluno: Na Biblioteca do BLOG

DATA ENTREGA: até o dia 02/10/2020
Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Quinta-feira 13:00h.
                                                                                   Professor: Carlos César Petri