Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2020

ARTE - 1ª SÉRIE

TEMA GERAL: TEATRO 

TEMA ESPECÍFICO: Arte cidade e patrimônio cultural Linguagem Contemporânea do Circo.
   
CONTEÚDO: Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea;

HABILIDADES: Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais; Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na cidade.

HABILIDADES DA BNCC: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PRODUTO FINAL: Exposição de desenhos e colagens no PADLET.

DATA ENTREGA: 20/05/2020
Qualquer dúvida deixe um recado em "comentários", neste post.
As ATIVIDADES estão no link "Mais informações" logo abaixo.






TEATRO

O que vem ao seu pensamento quando relacionamos artes cênicas e patrimônio cultural?
Nesse bimestre, propomos um olhar sobre a especificidade estética do espetáculo circense como patrimônio cultural e sobre a especialidade da ARTE DO PALHAÇO, tanto nos picadeiros, como nos palcos ou rua.

ATIVIDADE 1: Sondagem (Registre no seu caderno de desenho, não esqueça de colocar pauta e data).

1)Qual lembrança vem à mente quando pensa em circo? Já foi em algum circo?
2)Já assistiu pela televisão algum espetáculo de circo?
3)Quais profissionais trabalham em um circo?
4)Se lembram do nome de alguma companhia de circo?
5)O circo fez ou faz parte da vida cultural?

ATIVIDADE 2: Ação expressiva I

Para esta atividade, você vai precisar  de alguns materiais plásticos (sulfite, cartolina, papel pardo, papel color set, papel crepom, papelão, lápis de desenho, lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, tesoura sem ponta, etc.). Utilize o que tiver na sua casa,  crie registros em forma desenhos e colagens de todas as imagens que vieram a suas mentes sobre o Circo.


 Atividade  de leitura das imagens, observando os desenhos e colagens que você criou, responda alguns questionamentos abaixo:(REGISTRE NO CADERNO DE DESENHO)

1. O que os desenhos mostram?
2. O que foi mais lembrado? A lona colorida do circo, o mágico, o equilibrista, o domador de leão, o malabarista, o contorcionista ou o palhaço?
3. A memória registrada veio da experiência de ter assistido a um espetáculo circense? Para saber mais:

Para finalizar nossa aula de hoje, vamos entender e saber diferenciar:(REGISTRE NO SEU CADERNO DE DESENHO)

-O que é Circo Tradicional.
- Circo Contemporâneo.

Circo tradicional:
“È aquele formado por grupos familiares. A relação de trabalho que se estabelece é tal que, mesmo com apresentações individuais no espetáculo, a organização familiar é a base de sustentação do circo. A transmissão do saber circense faz desse mundo particular uma escola única e permanente. O conteúdo desse saber é suficiente para ensinar a armar e desarmar o circo, a preparar os números ou peças de teatro, além de treinar as crianças e os adultos para executá-los. Esse conteúdo trata também de ensinar sobre a vida nas cidades, as primeiras letras, as técnicas de locomoção do circo. É por meio desse saber transmitido coletivamente às gerações seguintes que se garantiu a continuidade de um modo particular de trabalho e de uma maneira específica de montar o espetáculo.” 

Circo contemporâneo:
Já no circo contemporâneo, “a aprendizagem não acontece pela dinastia familiar, mas pelas escolas de circo, que ganham espaço na cultura urbana. A linguagem do circo contemporâneo é tecida por saltimbancos urbanos, gente que não é de circo, formada por escolas de circo e/ou teatro e que, a partir das décadas de 1980 e 1990, no Brasil, fazem a interação entre as técnicas circenses e os elementos teatrais. A introdução da teatralidade faz a linguagem circense ter um fio condutor, seja temático ou estético, desenvolvido em sequência lógica durante o espetáculo. Outra característica é que os animais somem de cena. Em festivais de novo circo, inclusive, um dos pré-requisitos para a inscrição é o não uso de animais em cena.”

BIBLIOGRAFIA: SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor – Arte, Ensino Médio, 1ª série, volume 1. Nova edição 2014-2017. p. 33 e 34)

PRODUTO FINAL: Após o processo de criação realize uma exposição dos desenhos e colagens, no aplicativo Padlet, através dos  links abaixo: 


Para aprofundamento do conteúdo assistam:


Palhaços rodam o interior do Brasil com o Circo Teatro Artetude.

Então pessoal, essa foi nossa aula de Teatro que terá outra parte na próxima semana,  retomando nosso currículo de ARTE, espero que tenham desenhado, pintado e colado com estética e beleza, espero que tenham curtido os vídeo, ampliado o seu conhecimento  sobre CIRCO, ampliando seu repertório teatral, até a próxima!!!! Estou morrendo de saudades!!!

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS". 
                                                                                                                                                                                                                          Profª Renatinha Felipe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD