Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2020

ARTE - 2ª SÉRIE

TEMA GERAL: MÚSICA

TEMA ESPECÍFICO : Arte de encontro com o Público
   
CONTEÚDO: Espaços para concerto, espaços alternativos de música, coretos, rua etc.

HABILIDADES: Esboçar Projetos individuais como condutores de espaço para apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.

HABILIDADES DA BNCC: D20 - Reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

PRODUTO FINAL: Realizar uma RELEITURA MUSICAL.

DATA ENTREGA: 20/05/2020
Renatinha
Qualquer dúvida deixe um recado em "comentários", neste post.
As ATIVIDADES estão no link "Mais informações" logo abaixo.




ATIVIDADE 1: MOVENDO A APRECIAÇÃO

ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO:

       
 


Após ter assistido, espero que tenham percebido uma vasta gama de possibilidades que uma música pode oferecer, mas você poderá escolher a música/estilo que mais gostar para realizar a atividade a seguir.

ATIVIDADE 2: AÇÃO EXPRESSIVA

Pesquisar em revistas, livros e internet :

a) A época em que a Banda Queen lançou essa música,
b) Em qual álbum se encontra,
c) Como era o cenário político no Brasil e no mundo, 
d) Como era a moda e outras curiosidades. 

REGISTRE TUDO NO CADERNO DE DESENHO 
(Não esqueçam, da margem e  colocar a pauta da aula).

A canção We Will Rock You que você acabou de ouvir,  pode ser considerada como um clássico do gênero Rock and Roll. Outros ritmos, como reggae na Jamaica, frevo no Brasil e o fado em Portugal, são considerados bens imateriais da Humanidade.

Para relembrar:

 O que são  bens imateriais?Já estudamos! 

REGISTRE NO CADERNO DE DESENHO 

ATIVIDADE 3: AÇÃO EXPRESSIVA II

Chegou o grande momento, você vai escolher uma música que mais o agrade e fazer sua versão dela, se você toca algum instrumento poderá se utilizar dessa habilidade também, se não toca não tem problema, você pode se utilizar de um fundo musical salvo da internet, mas se você preferir cantar "à Capela", também pode!!!
Capela é uma forma de cantar sem acompanhamento de qualquer instrumento musical, ou seja usando apenas a voz.O canto à capela vem do grego, pois dizem que os cantores se posicionavam ao lado da igreja para suas apresentações. 
Essa atividade é uma releitura musical, bom trabalho!!!! 

"QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA", já dizia Dom Quixote, o personagem de Miguel de Cervantes.
 Vamos lá pessoal, tenho certeza, que vocês vão ARRASAR!!!

PRODUTO FINAL: Gravar um vídeo ou áudio, com a versão que você escolheu salvar em um arquivo e colocar no link aba
RELEITURA MUSICAL  (ABRA O LINK E SALVE SUA VERSÃO DA MÚSICA ESCOLHIDA).

Seguem outros links de músicas nacionais, as quais você pode ouvir, para ampliar sua inspiração, se aprofundar em diversas formas de cantar e criar arranjos para a mesma letra musical.

MÚSICA "BANHO DE CHEIRO"

Romero Ferro - Frevália - Banho de Cheiro

Elba Ramalho - Banho de Cheiro

"MÚSICA ANDO MEIO DESLIGADO" 

Banda Nostálgicos - Ando Meio Desligado (Releitura Cover)
TIÊ - Ando meio desligado oficial



Então pessoal, essa foi nossa aula de Música, retomando nosso currículo de ARTE, espero que tenham cantado muito, curtido os vídeos, ampliado o seu conhecimento  sobre a  Banda Queen, ampliando seu repertório musical, até a próxima!!!! Estou morrendo de saudades!!!

Qualquer dúvida, deixe um recado neste post, em "COMENTÁRIOS". 
                                                                                                                                                                                                                          Profª Renatinha Felipe

Um comentário:

  1. O link para enviar a releitura da música diz não estar aceitando mais respostas

    ResponderExcluir

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD