SEMANA de 11/05 a 19/05
Para esta semana teremos duas propostas de trabalho interessantes.
Acesse o material clicando em "MAIS INFORMAÇÕES"
Qualquer dúvida deixe um recado aqui em "Comentários".
PS.: ATIVIDADE ANTERIOR da SEMANA - 04/05 - 08/05 está no final do post.
Acesse o material clicando em "MAIS INFORMAÇÕES"
Qualquer dúvida deixe um recado aqui em "Comentários".
PS.: ATIVIDADE ANTERIOR da SEMANA - 04/05 - 08/05 está no final do post.
PS.: ATIVIDADE ANTERIOR da SEMANA - 04/05 - 08/05 está no final do post.
Profa Fabíola Maciel Saldão
1 - Tema: Análise e Estudo da Língua
Gênero textual: Poema
Habilidades: Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos. Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
a) Faça uma pesquisa sobre o que são poemas e como são produzidos (como é a estrutura de um poema).
b) Inclua em sua pesquisa um poema que você goste e faça uma análise sobre este poema.
A análise deverá conter as seguintes informações:
Do que trata o poema?
Por que escolheu esse poema?
Como sabem que é um poema?
Por que poemas são diferentes de uma notícia de jornal, de uma receita de bolo, de uma lista de supermercado, de um verbete de dicionário? Ou de um conto?
Como eles se organizam no papel?
Eles preenchem todo o espaço das linhas, da margem esquerda à direita?
Há linhas em branco entre os versos?
Há sons que se repetem? E construções?
Há palavras ou expressões que, mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser associadas, por terem semelhança sonora ou figurarem em construções iguais? Quais?
a) Não se esqueça de também trazer informações prévias sobre o autor do poema escolhido.
b) Fazer no programa Word - até 8 páginas - Utilizar Fonte Arial 12 para o texto e Arial 14 para Títulos e subtítulos - Espaçamento entre linhas de 1,5.
c) Colocar no campo "Assunto" do e-mail POEMA, seu nome completo, série/número
d) Enviar para a fabiola.saldao@gmail.com
Prazo da entrega: 18/05 - 23h59
2 - Tema: Produção textual
Gênero textual: Artigo de Opinião
Habilidades: Refletir sobre o conceito de Variação Linguística estudado anteriormente
ATIVIDADE 01: Para dar robustez ao seu repertório sobre o tema "Variação Linguística", faça a leitura dos artigos nos seguintes links abaixo, fazendo anotações em seu caderno:
Os 8 mitos do preconceito linguístico
Conje e peleumonia: quando a variação linguística vira polêmica
Preconceito Linguístico: O que é, exemplos, resumo e redação
ATIVIDADE 02: Elaborar um Artigo de opinião sobre o tema "Preconceito Linguístico" utilizando a Estrutura abaixo:
*Proposição - Solução, intervenção a questão polêmica/problemática apresentada
a) Fazer no programa Word - até 20 linhas
b) Utilizar Fonte Arial 12 para o texto e Arial 14 para Títulos e subtítulos - Espaçamento entre linhas de 1,5
c) Encaminhar fabiola.saldao@gmail.com
d) Colocar em "Assunto " no e-mail, ARTIGO DE OPINIÃO, seu nome completo, série/número.
Prazo da entrega: 18/05 - 23h59
1 - Tema: Análise e Estudo da Língua
Gênero textual: Poema
Habilidades: Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos. Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
a) Faça uma pesquisa sobre o que são poemas e como são produzidos (como é a estrutura de um poema).
b) Inclua em sua pesquisa um poema que você goste e faça uma análise sobre este poema.
A análise deverá conter as seguintes informações:
Do que trata o poema?
Por que escolheu esse poema?
Como sabem que é um poema?
Por que poemas são diferentes de uma notícia de jornal, de uma receita de bolo, de uma lista de supermercado, de um verbete de dicionário? Ou de um conto?
Como eles se organizam no papel?
Eles preenchem todo o espaço das linhas, da margem esquerda à direita?
Há linhas em branco entre os versos?
Há sons que se repetem? E construções?
Há palavras ou expressões que, mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser associadas, por terem semelhança sonora ou figurarem em construções iguais? Quais?
a) Não se esqueça de também trazer informações prévias sobre o autor do poema escolhido.
b) Fazer no programa Word - até 8 páginas - Utilizar Fonte Arial 12 para o texto e Arial 14 para Títulos e subtítulos - Espaçamento entre linhas de 1,5.
c) Colocar no campo "Assunto" do e-mail POEMA, seu nome completo, série/número
d) Enviar para a fabiola.saldao@gmail.com Prazo da entrega: 18/05 - 23h59
2 - Tema: Produção textual
Gênero textual: Artigo de Opinião
Habilidades: Refletir sobre o conceito de Variação Linguística estudado anteriormente
ATIVIDADE 01: Para dar robustez ao seu repertório sobre o tema "Variação Linguística", faça a leitura dos artigos nos seguintes links abaixo, fazendo anotações em seu caderno:
Os 8 mitos do preconceito linguístico
Conje e peleumonia: quando a variação linguística vira polêmica
Preconceito Linguístico: O que é, exemplos, resumo e redação
ATIVIDADE 02: Elaborar um Artigo de opinião sobre o tema "Preconceito Linguístico" utilizando a Estrutura abaixo:
*Proposição - Solução, intervenção a questão polêmica/problemática apresentada
a) Fazer no programa Word - até 20 linhas
b) Utilizar Fonte Arial 12 para o texto e Arial 14 para Títulos e subtítulos - Espaçamento entre linhas de 1,5c) Encaminhar fabiola.saldao@gmail.com
d) Colocar em "Assunto " no e-mail, ARTIGO DE OPINIÃO, seu nome completo, série/número.
Prazo da entrega: 18/05 - 23h59
ATIVIDADE ANTERIOR
SEMANA - 04/05 - 08/05 - Aprofundamento Centro de Mídias
Atividade referente a aula no Centro de Mídias - 04/05
TEMA: Obra O Cortiço - Aluísio Azevedo
HABILIDADE: Analisar a obra O Cortiço (principais características, personagens e espaço).
ATIVIDADE de aprofundamento:
a) Realizar um mapa mental/conceitual manuscrito sobre o período literário Realismo-Naturalismo
b) Encaminhar uma foto nítida do mapa mental/conceitual para o Whatsapp da Professora Fabíola
c) Colar o mapa mental/conceitual no Caderno de Literatura
PRAZO FINAL: até dia 08/05
ATIVIDADE ANTERIOR
SEMANA - 04/05 - 08/05 - Aprofundamento Centro de Mídias
Atividade referente a aula no Centro de Mídias - 04/05
TEMA: Obra O Cortiço - Aluísio Azevedo
HABILIDADE: Analisar a obra O Cortiço (principais características, personagens e espaço).
ATIVIDADE de aprofundamento:
a) Realizar um mapa mental/conceitual manuscrito sobre o período literário Realismo-Naturalismo
b) Encaminhar uma foto nítida do mapa mental/conceitual para o Whatsapp da Professora Fabíola
c) Colar o mapa mental/conceitual no Caderno de Literatura
PRAZO FINAL: até dia 08/05
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD