ARTE - MÚSICA
SEMANA - 29 A 03/07 – MÚSICA
TEMA: : Intervenção em arte: projetos poéticos na escola.
CONTEÚDO: Ações de
intervenção e mediação
cultural por meio de
projetos poéticos
individuais ou colaborativos.
HABILIDADE:Analisar o
lugar-espaço escola como modo de
fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas
para a intervenção;
PRODUTO FINAL: Pesquisa sobre Rap, Poesia concreta, Fandango, Frevo, Samba, Congada, Marchinhas de Carnaval, enviado pelo link google forms, disponibilizado na ativ. 3 em produto final)
DATA ENTREGA: 06/07
Dúvidas deixe recado em comentários.
Plantão de dúvidas Quarta-feira 13h00 Bons Estudos!!
PROFª RENATINHA
Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:
Atividade 1 – Sondagem
Responder questionário abaixo, no seu caderno de desenho.
1) Sabe o que são marchinhas de carnaval?Em suas cidades existem concurso de marchinhas? Ja dançou carnaval, ao som de marchinhas?Conte suas experiências.
2) Costuma ouvir rap?Conhece algum cantor de rap famoso?
3) Ja estudou, escreveu ou leu poesia concreta nas aulas de Língua Portuguesa ou Arte?
Como é a estrutura de escrita de uma poesia concreta?
4) Ja assistiu a alguma apresentação de congada, fandango ou frevo? Onde foi, internet, televisão ou ao vivo?
Atividade 2 – Apreciação
Registrar no seu caderno de desenho os conceitos de:
2)
RAP - È uma das expressões artística que integra a cultura HIP HOP, fazendo o encontro entre música e poesia. O termo RAP é a sigla de “Rhythm And Poetry”, que significa “ritmo e poesia”. Nos anos 70, em Nova York, jovens jamaicanos desenvolviam este movimento de improviso em falas ou canções sobre bases instrumentais. No Brasil, o RAP chegou e se consolidou no final dos anos 80, em São Paulo, no encontro de equipes de break. Atualmente, podemos destacar a prolixidade (muito longa) das letras do RAP, que valoriza a mensagem a ser comunicada. O texto é protagonista, convidando o público para acompanhar as rimas, os movimentos corporais e o evento, fazendo com que o público se relacione com mais proximidade.
Assistir
os vídeos indicados sobre os temas, links em
atividades prévias do guia.
Pesquisar - Vida e obra desses artistas abaixo e registrar no caderno de desenho
-Vinícius
de Moraes (poeta da Bossa Nova),
-Torquato
Neto (poeta do Tropicalismo)
-
Paulo Leminski
-
Arnaldo Antunes, Gilberto Mendes, etc.
Atividade
3: Ação expressiva I
Parâmetros para esta pesquisa:
●
Pesquisar e selecionar imagens, letras de músicas, músicas gravadas, poesias,
textos
que
representem estas manifestações artísticas;
●
Pesquisar o contexto de criação, produção e execução (época, local, quem são os
participantes
etc.);
Produto final: A pesquisa será anexada no Google forms, devido a pandemia, coloque a fotografia da pesquisa no link abaixo:
Do número da
chamada 6 ao 10 tema 2 - Poesia concreta (tipo de poesia vanguardista),
Do número da
chamada 11 ao 15 tema 3 - fandango (estilo
musical),
Do número da
chamada 16 ao 20 tema 4 - frevo (ritmo musical),
Do número da
chamada 21ao 25 tema 5 – samba (ritmo musical),
Do número da
chamada 26 ao 30 tema 6 - congada (festejo popular religioso afro-brasileiro)
Do número da
chamada 31 ao 3 5 tema 7 - marchinhas de carnaval (gênero musical).
Atividade 4 - Ação expressiva II
RAP
● Escolher um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;
● Escolher palavras chaves;
● Compor versos de sete sílabas métricas, ou sílabas poéticas, que são as sílabas
contadas no verso;
● Ficar atento às rimas e não esquecer que o rapper tem como objetivo se comunicar
com o público;
● Explorar a primeira pessoa do singular e do plural, os pronomes pessoais e o uso do
verbo no imperativo, para ser incisivo;
● Criar uma versão musicada para o poema utilizando percussão corporal,
instrumentos musicais e/ou recursos tecnológicos.
POEMAS VISUAIS – INSPIRADOS EM POESIA CONCRETA
● Escolher um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;
● Escolher e selecionar palavras chaves;
● Criar os desenhos a partir da palavra escolhida;
● Criar uma versão visual para o poema utilizando papéis coloridos, tintas, recortes de
revistas, cola, tesoura, canetas hidrocor etc.
Assistir os vídeos, indicados em atividades prévias, no guia.
Registrar no seu
caderno de desenho ou do aluno, “O que eu aprendi”? com o processo
de criação.
Postar um comentário
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD