Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2020

ARTE - 1ª SÉRIE

ARTE - MÚSICA 

SEMANA  - 29 A 03/07 MÚSICA
TEMAIntervenção em arte: projetos poéticos na escola.




CONTEÚDOAções de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativos.
HABILIDADE:Analisar o lugar-espaço escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;
PRODUTO FINAL: Pesquisa sobre Rap, Poesia concreta, Fandango, Frevo, Samba, Congada, Marchinhas de Carnaval, enviado pelo link google forms, disponibilizado na ativ. 3 em produto final)
DATA ENTREGA: 06/07

                                                                                           

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Quarta-feira 13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                          PROFª RENATINHA

 Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:

Atividade 1 – Sondagem
 Conversar  com os estudantes questionando o que eles sabem sobre: poesia concreta, RAP, fandango, frevo, samba, congada e marchinhas de carnaval.
Responder questionário abaixo, no seu caderno de desenho.
1) Sabe o que são marchinhas de carnaval?Em suas cidades existem concurso de marchinhas? Ja dançou carnaval, ao som de marchinhas?Conte suas experiências.
2) Costuma ouvir rap?Conhece algum cantor de rap famoso?
3) Ja estudou, escreveu ou leu poesia concreta nas aulas de Língua Portuguesa ou Arte?
Como é a estrutura de escrita de uma poesia concreta?
4) Ja assistiu a alguma apresentação de congada, fandango ou frevo? Onde foi, internet, televisão ou ao vivo?
Atividade 2 – Apreciação
 A poesia e a música se complementam; nessa aula vamos estudar artistas como Vinícius de Moraes (poeta da Bossa Nova), Torquato Neto (poeta do Tropicalismo), Paulo Leminski e Arnaldo Antunes, Gilberto Mendes, etc. 
Registrar no seu caderno de desenho os conceitos de:
 1)Poesia concreta - È um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte.  
2) RAP  È uma das expressões artística que integra a cultura HIP HOP, fazendo o encontro entre música e poesia. O termo RAP é a sigla de “Rhythm And Poetry”, que significa “ritmo e poesia”. Nos anos 70, em Nova York, jovens jamaicanos desenvolviam este movimento de improviso em falas ou canções sobre bases instrumentais. No Brasil, o RAP chegou e se consolidou no final dos anos 80, em São Paulo, no encontro de equipes de break. Atualmente, podemos destacar a prolixidade (muito longa) das letras do RAP, que valoriza a mensagem a ser comunicada. O texto é protagonista, convidando o público para acompanhar as rimas, os movimentos corporais e o evento, fazendo com que o público se relacione com mais proximidade. 
Assistir  os vídeos indicados sobre os temas, links em atividades prévias do guia.
Pesquisar -  Vida e obra desses artistas abaixo e registrar no caderno de desenho
-Vinícius de Moraes (poeta da Bossa Nova),
-Torquato Neto (poeta do Tropicalismo)
- Paulo Leminski
- Arnaldo Antunes, Gilberto Mendes, etc.
Atividade 3: Ação expressiva I
 Realizar pesquisa conforme  seu número de chamada e  roteiro indicado a seguir,  imagens, textos, sons, músicas, vídeos, em livros, revistas, jornais, internet, etc., explorando os temas indicados.
Parâmetros para esta pesquisa:
● Pesquisar e selecionar imagens, letras de músicas, músicas gravadas, poesias, textos
que representem estas manifestações artísticas;
● Pesquisar o contexto de criação, produção e execução (época, local, quem são os
participantes etc.);

Produto final: A pesquisa será anexada no Google forms,  devido a pandemia, coloque a fotografia da pesquisa no link abaixo: 
 Do número da chamada 1ao 5 tema 1 - RAP (expressão artística),
Do número da chamada 6 ao 10 tema 2 - Poesia concreta (tipo de poesia vanguardista),
Do número da chamada 11 ao 15 tema 3 - fandango (estilo
musical),
Do número da chamada 16 ao 20 tema 4 - frevo (ritmo musical),
Do número da chamada 21ao 25 tema 5 – samba (ritmo musical),
Do número da chamada 26 ao 30 tema 6 - congada (festejo popular religioso afro-brasileiro)
Do número da chamada 31 ao 3 5 tema 7 - marchinhas de carnaval (gênero musical).

Atividade 4 - Ação expressiva II
 Escrever em seu caderno a letra de um RAP,  e de uma poesia concreta, seguindo roteiro abaixo:
RAP
● Escolher um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;
● Escolher palavras chaves;
● Compor versos de sete sílabas métricas, ou sílabas poéticas, que são as sílabas
contadas no verso;
● Ficar atento às rimas e não esquecer que o rapper tem como objetivo se comunicar
com o público;
● Explorar a primeira pessoa do singular e do plural, os pronomes pessoais e o uso do
verbo no imperativo, para ser incisivo;
● Criar uma versão musicada para o poema utilizando percussão corporal,
instrumentos musicais e/ou recursos tecnológicos.

POEMAS VISUAIS – INSPIRADOS EM POESIA CONCRETA
● Escolher um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;
● Escolher e selecionar palavras chaves;
● Criar os desenhos a partir da palavra escolhida;
● Criar uma versão visual para o poema utilizando papéis coloridos, tintas, recortes de
revistas, cola, tesoura, canetas hidrocor etc.

Assistir os vídeos, indicados em atividades prévias, no guia.
Registrar no seu caderno de desenho ou do aluno, “O que eu aprendi”?  com o processo de criação.
 Atividade 5 - Ação expressiva III
 NÃO SERÁ POSSÍVEL DEVIDO A PANDEMIA.


Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD