ARTE - DANÇA
Atividade 1: Sondagem
Questionamento sobre dança, com os alunos.
Explicar que a Dança Coral foi criada pelo coreógrafo e educador Rudolf Laban, e que é uma performance muito comum nos grandes espetáculos da Broadway, tendo como lema ‘quem canta dança’.
Responder questionário cad. aluno..
Assistir vídeos acesse o
link nas atividades complementares.
Dança Coral - por Sôanne Marry.
Atividade 2: Apreciação - Dança Coral
Pesquisar, textos que apresentem informações sobre Dança Coral, assista os vídeos indicados abaixo, e conheçam esta forma de intervenção artística.
Dança Coral Origens I de Maria Duschenes - 1990- teatro Municipal de São Paulo.
Dança Coral Origens II - 1991- Parque do Ibirapuera.
Registrar no caderno de desenho, suas considerações sobre este conceito.
Atividade 3: Ação expressiva I
Realizar um “Jogo” para ação reflexiva, questionando:
1. A introdução de diferentes objetos estimula sua criatividade na cena ou tornaram-se obstáculos?
2.
A alteração do espaço também altera a percepção de quem assiste? Comente.
Jogo 1: O corpo no espaço ( procedimentos será dado pelo professor, estudante realizará em casa)
Objetivo: Compreender
como a dinâmica da dança tem sempre relação com o espaço em
que
acontece.
Procedimentos: Para a realização desta atividade, devemos disponibilizar um espaço livre
para que possam se movimentar. Primeiramente, vamos realizar movimentos simples, por exemplo: caminhadas com passos largos, miúdos, elevando o braço, em linhas retas sinuosas, pulando poças imaginárias de água, carregando um enorme peso, caminhando na meia-ponta etc. Durante a realização do jogo, você pode colocar cadeiras, carteiras, tecidos, espaguetes de natação e outros objetos. Vivenciem os movimentos de forma natural e espontânea, explorando o espaço proposto e interagindo com os objetos que são inseridos em cena, conforme instruções.
Jogo 2: Diálogo entre dois grupos
Objetivo: Explorar
a percepção para a forma como os movimentos se organizam em função do cenário e
o quanto este elemento cênico estimula ou inibe a dança e a interação entre os jogadores.
Procedimentos: Dando continuidade ao exercício anterior, neste momento, você formará a “plateia”, que deve estar sentada criando uma forma (círculo, retângulo, triângulo etc.) que delimite o espaço cênico, que será o centro. A outra metade será o(a) ator(atriz) que deve se dispor no espaço cênico delimitado. Peço que vocês atravessem o espaço cênico e realizem uma interação com os objetos dispostos no centro da cena e se disponham no outro lado. Selecione músicas com ritmos diversificados para a realização deste jogo. Em seguida, proponha um momento para que a plateia fique de frente para vocês, simulando um palco italiano, observando que os movimentos sejam de preferência frontais,depois compare isso com o corpo se comportou nas duas ações (ser ator(atriz)/ser plateia).
Registrar no caderno após o jogo, comparando como o seu corpo se comportou nas duas ações (ser ator(atriz)/ser plateia).
PRODUTO FINAL: Anexar duas fotos, mostrando a criação de um palco a italiana e sua interação com o mesmo.
Anexar fotografia do jogo da dança
Atividade 4: Ação expressiva II
NÃO SERÁ POSSÍVEL DEVIDO A PANDEMIA.
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD