Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2020

ARTE - 2ª SÉRIE A

TEMA: Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte




SEMANA: DE 22 A 26/6 – DANÇA  
CONTEÚDO:  As linguagens das linguagens artísticas; A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas.

HABILIDADE: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas, por meio de percursos de  experimentação,  Investigar as potencialidades das relações entre linguagens  artísticas e forma conteúdo;

PRODUTO FINAL: Criação de um vídeo com a coreografia criada, anexada no Google Forms ( Link na atividade 3 - Ação Expressiva I).

DATA DE ENTREGA: 29/06

Dúvidas, registre nos Comentários deste post.
Plantão de dúvidas, terça-feira  13:00h.

                                                                            
Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:
SEMANA 22 A 26/6 – DANÇA
 Atividade 1: Sondagem
 Descobrir a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressam em uma série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética, nascida em processos de criação individuais e/ou colaborativos.
Cada pessoa possui um modo singular de se comunicar através das linguagens, da arte por meio de uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc.
Responder as questões abaixo de 1 a 5 no cad. de desenho.
1. Você sabe o que significa “Poética Pessoal” em arte? Já estudou sobre esta temática nas aulas? Fale sobre suas experiências.
2. Pensando nas cores das roupas que existem em seu armário (camisetas, calças, roupas íntimas, casacos/malhas etc.), como você se veste? Qual o seu estilo? Casual, esportivo, gótico, tradicional, romântico, refinado etc.?
3. Lembrando os livros e as revistas que possuem, os autores e atores que preferem e os filmes que gostam de assistir, qual gênero vocês preferem: romance, terror, ficção científica, comédia etc.?
4. Quais as músicas e/ou os playlists que mais gostam de escutar? Quais gêneros gostam de dançar? Qual o seu estilo musical?
5. Existe uma marca pessoal que liga todas as escolhas de cada pessoa. Pensando nesta possibilidade e em suas respostas anteriores, vocês conseguem perceber suas poéticas pessoais? Comente.
 Atividade 2: Apreciação
 Assistir o vídeo indicado abaixo, nele o processo colaborativo é revelado em imagens de uma sala de ensaio, aproximando o espectador, desse modo, da criação cênica.
Registre no seu caderno de desenho, as ideias e suposições que conseguiram perceber sobre as relações existentes nos processos poéticos pessoais e colaborativos de criação, a construção de um diálogo entre a dança e as demais linguagens, e os elementos cênicos na dança. 
Atividade 3: Ação expressiva I
CRIAR UMA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS CORPORAIS QUE RESULTARÁ EM UMA DANÇA.
Realizar um processo de criação explorando suas poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de um percurso de experimentação de movimentos corporais, sons e materialidades, reconhecendo na invenção poética o fazer da construção artística e as relações entre as linguagens artísticas, forma e conteúdo.
Materiais: objetos do cotidiano (colher de pau, balde, corda de varal, bola, copo plástico, lanterna, garrafas pet, etc.), figurinos, tecidos TNT, papel crepom, papel pardo, fita crepe, gravações de músicas e sons, reprodução de imagens de pinturas, esculturas, fotografias etc.
 Nesta atividade, você vai participar de um processo de criação explorando suas poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de um percurso de experimentação de movimentos corporais, sons e materialidades, reconhecendo na invenção poética o fazer da construção artística e as relações entre as linguagens artísticas, forma e conteúdo.
Tenha em sua volta alguns objetos do cotidiano (colher de pau, balde, corda de varal, bola, copo plástico, lanterna, garrafas pet, etc.), figurinos, tecidos TNT, papel crepom, papel pardo, fita crepe, gravações de músicas e sons, reprodução de imagens de pinturas, esculturas, fotografias etc. Prepare fichas conforme o modelo abaixo indicado, utilizando cartolina e caneta hidrocor. 
Modelo de ficha:
Fonte: Evania Escudeiro/São Paulo/2019.
  • Utilize as fichas, para experimentar movimentos e ações corporais individuais, utilizando as sugestões das fichas, de forma a vivenciar as diferentes etapas de um processo criativo, autoral de compor uma dança. As  fichas não têm uma ordem a ser seguida, a escolha fica a critério de cada aluno.
  • Utilize objetos cênicos, figurinos, luz, imagens de obras de arte etc., no processo de criação poética e execução de uma sequência de movimentos, que dão vida a uma coreografia de uma dança. 
Responder a reflexão abaixo em seu caderno de desenho: 
1. Quais as diferenças e semelhanças entre falar sobre movimento e movimentar o próprio
corpo diante do que foi solicitado?
2. Como é movimentar-se em relação ao movimento do outro?
3. É possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como
produtores de Arte?

Produto final: Criação de um vídeo com a coreografia criada, anexar no formulário Google forms, abaixo.


BONS ESTUDOS!!!

                                                     Profª Renatinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD