ARTE - TEATRO
Responder questionário no caderno do aluno, sobre o que os estudantes
sabem de teatro pósdramático, intervenção
cênica, performance, happening e a quarta parede.
1. Já ouviu falar ou estudou algo sobre teatro pós-dramático? Comente.
2. Participou de alguma performance? Conhece algum artista performático? Qual?
3. Tem ideia do que é um happening? Sabe a diferença entre performance e happening? Descreva-a.
4. O que você imagina que seja uma intervenção cênica? Para você, em que condições e lugares pode ocorrer uma intervenção cênica?
5. Em um espetáculo de teatro, o que é a quarta parede? Comente.
6. Quando acontece o rompimento da quarta parede durante a apresentação de um espetáculo teatral?
Atividade 2: Apreciação
Apresente as imagens indicadas para uma apreciação. Em seguida, faça leitura do texto Intervenção, logo abaixo.
“Intervenção": nem apresentação, nem representação. In[ter]venção: a palavra assim grafada traz dentro de si a ideia de invenção, ou seja, intervenção cênica como tática de invenção exercida no ambiente escolar. O teatro pós-dramático não é apresentação, nem representação, pois é o oposto de um teatro dramático (teatro interpretativo baseado no discurso oratório dos atores e no texto literário como fator predominante). O teatro pós-dramático se faz de sinestesias, performances e diálogo entre as linguagens da arte, gerando novas possibilidades poéticas e dramatúrgicas. Por assim ser, o teatro pósdramático é mais experimental, sem a preocupação com uma narrativa linear, com começo, meio e fim. Juntam-se a essas características a transgressão dos gêneros, a negação da fábula, a presença no lugar da representação, a recusa da síntese em troca da busca de uma densidade em momentos intensos, entre outros aspectos.” Texto elaborado pelos autores para o São Paulo faz Escola.
Performance: é uma linguagem artística híbrida baseada na prática teatral, que o artista se utiliza de outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo etc.) em seu processo de criação e apresentação performática. Durante a performance, não existe a participação do público, sendo este apenas um observador em relação à proposta do artista.
Happening : é uma linguagem artística híbrida diferente da Performance, porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente apresenta o texto, os atores e a participação direta ou indireta do público espectador.
Intervenção cênica: Trata-se de uma performance artística encenada em diferentes lugares, como praças, teatros, ruas, escolas etc., cujo público são os espectadores que estão momentaneamente no local.
Quarta parede: é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, principalmente num modelo de palco italiano. Num palco de arena, como no circo ou teatro de rua, também pode haver o conceito de "quarta parede", embora não tenha necessariamente as outras paredes físicas. Mas a dinâmica do palco de arena pode ser diferente, muitas vezes contando com a participação do público em interações, como números de mágicos, palhaços que tentam brincar com as pessoas, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado. A quebra da quarta parede acontece quando determinado personagem interage com o público. As apresentações teatrais são feitas como se estivessem dentro de uma caixa e existem duas paredes laterais, uma parede ao fundo, onde geralmente fica o cenário, e a parede da frente, que é onde o público se encontra. Ao falar com o público, os atores estão quebrando a quarta parede.
Teatro pós-dramático: Termo formulado pelo crítico e professor de teatro alemão HansThies Lehmann. Trata-se de formas criadas a partir de diretores, grupos e experimentos teatrais que não se satisfaziam mais com o modo tradicional de se contar a história ou de tratar o real a partir de uma dessas formas tradicionais. Caracteriza-se por um teatro que não está na dinâmica da história e do personagem. Partindo da hipótese de que, desde os anos 1970, ocorre uma profunda ruptura no modo de pensar e fazer teatro, o teatro pósdramático seria uma extensão do teatro da estética pós-moderna dos anos 1960, que coloca novos paradigmas da cena e da dramaturgia, como a valorização da autonomia da cena e a recusa de qualquer tipo de texto-centrismo.
Texto elaborado pelos autores para o São Paulo faz Escola.
Registrar no caderno as a conclusão da análise, resumo do texto.
Atividade 3: Ação expressiva I
Orientação para criação
Performance:
●
Escolher uma temática social para basear a prática
teatral (bullying, gravidez na
adolescência,
setembro amarelo - prevenção ao Suicídio -, outubro rosa, novembro
azul
etc.);
●
Selecionar e utilizar diversas linguagens (dança, música, pintura, escultura,
instalação,
fotografia,
vídeo etc.);
●
Buscar espaços não convencionais no ambiente escolar para as apresentações
performáticas;
● Confeccionar figurinos e adereços, se necessário.
Happening:
●
Escolher uma temática social para basear o texto teatral
(bullying, gravidez na
adolescência,
setembro amarelo - prevenção ao suicídio -, outubro rosa, novembro
azul,
etc.). Não há enredo, apenas escolhas de
palavras sem sentido;
●
Elaborar um roteiro de ações que apresentem estrutura flexível, sem começo,
meio
e
fim, lembrando que as improvisações conduzem a cena ritmada pelas ideias de
acaso
e espontaneidade, inesperadas e aleatórias.
●
Pensar e decidir como o público (espectador) terá uma participação direta ou
indireta
na
cena.
ANEXAR VÍDEO DE HAPPENING OU PERFORMANCE
Atividade 4: Ação expressiva II
(Não é para enviar, registre através de foto sua maquete, o vídeo com a cena também guarde, para socializar quando voltar as aulas).
Registrar “O que eu aprendi?”, registrem, em seus cadernos, os conhecimentos construídos sobre teatro pós-dramático, intervenção cênica, performance, happening e a quarta parede.
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