Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de julho de 2020

ARTE - 1ª SÉRIE

ARTE - TEATRO

SEMANA  - 6 A 10/7 - TEATRO
TEMAIntervenção em arte: projetos poéticos na escola.





CONTEÚDO: Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais; • Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativos.
HABILIDADE:Analisar o lugar-espaço escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;
PRODUTO FINALAnexe o vídeo da performance ou happening e registros do caderno de desenho  no formulário Google Forms,  disponibilizado pela professora Renatinha, (na ativ. 3 produto final).
DATA ENTREGA13/07

                                                                                           

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Quarta-feira 13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

 Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:
SEMANA DE 6 A 10/7  TEATRO

 Atividade 1: Sondagem 

Responder  questionário  no caderno do aluno, sobre o que os estudantes sabem  de teatro pósdramático, intervenção cênica, performance, happening e a quarta parede.

1. Já ouviu falar ou estudou algo sobre teatro pós-dramático? Comente.  

2. Participou de alguma performance? Conhece algum artista performático? Qual?  

3. Tem ideia do que é um happening? Sabe a diferença entre performance e happening? Descreva-a. 

4. O que você imagina que seja uma intervenção cênica? Para você, em que condições e lugares pode ocorrer uma intervenção cênica?  

5. Em um espetáculo de teatro, o que é a quarta parede? Comente. 

6. Quando acontece o rompimento da quarta parede durante a apresentação de um espetáculo teatral? 

 Atividade 2: Apreciação 

Apresente as imagens indicadas para uma apreciação. Em seguida, faça leitura do texto Intervenção, logo abaixo. 





“Intervenção": nem apresentação, nem representação. In[ter]venção: a palavra assim grafada traz dentro de si a ideia de invenção, ou seja, intervenção cênica como tática de invenção exercida no ambiente escolar. O teatro pós-dramático não é apresentação, nem representação, pois é o oposto de um teatro dramático (teatro interpretativo baseado no discurso oratório dos atores e no texto literário como fator predominante). O teatro pós-dramático se faz de sinestesias, performances e diálogo entre as linguagens da arte, gerando novas possibilidades poéticas e dramatúrgicas. Por assim ser, o teatro pósdramático é mais experimental, sem a preocupação com uma narrativa linear, com começo, meio e fim. Juntam-se a essas características a transgressão dos gêneros, a negação da fábula, a presença no lugar da representação, a recusa da síntese em troca da busca de uma densidade em momentos intensos, entre outros aspectos.” Texto elaborado pelos autores para o São Paulo faz Escola.   

Performance: é uma linguagem artística híbrida baseada na prática teatral, que o artista se utiliza de outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo etc.) em seu processo de criação e apresentação performática. Durante a performance, não existe a participação do público, sendo este apenas um observador em relação à proposta do artista. 

Happening : é uma linguagem artística híbrida diferente da Performance, porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente apresenta o texto, os atores e a participação direta ou indireta do público espectador. 

Intervenção cênica: Trata-se de uma performance artística encenada em diferentes lugares, como praças, teatros, ruas, escolas etc., cujo público são os espectadores que estão momentaneamente no local. 

Quarta parede: é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, principalmente num modelo de palco italiano. Num palco de arena, como no circo ou teatro de rua, também pode haver o conceito de "quarta parede", embora não tenha necessariamente as outras paredes físicas. Mas a dinâmica do palco de arena pode ser diferente, muitas vezes contando com a participação do público em interações, como números de mágicos, palhaços que tentam brincar com as pessoas, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado. A quebra da quarta parede acontece quando determinado personagem interage com o público. As apresentações teatrais são feitas como se estivessem dentro de uma caixa e existem duas paredes laterais, uma parede ao fundo, onde geralmente fica o cenário, e a parede da frente, que é onde o público se encontra. Ao falar com o público, os atores estão quebrando a quarta parede.  

Teatro pós-dramático: Termo formulado pelo crítico e professor de teatro alemão HansThies Lehmann. Trata-se de formas criadas a partir de diretores, grupos e experimentos teatrais que não se satisfaziam mais com o modo tradicional de se contar a história ou de tratar o real a partir de uma dessas formas tradicionais. Caracteriza-se por um teatro que não está na dinâmica da história e do personagem. Partindo da hipótese de que, desde os anos 1970, ocorre uma profunda ruptura no modo de pensar e fazer teatro, o teatro pósdramático seria uma extensão do teatro da estética pós-moderna dos anos 1960, que coloca novos paradigmas da cena e da dramaturgia, como a valorização da autonomia da cena e a recusa de qualquer tipo de texto-centrismo.  

Texto elaborado pelos autores para o São Paulo faz Escola. 


 Registrar no caderno as a conclusão da análise, resumo do texto.

 Atividade 3: Ação expressiva I

 Criar uma performance ou um happening, seguindo o roteiro de trabalho indicado a seguir. 

Orientação para criação

Performance:

● Escolher uma temática social para basear a prática teatral (bullying, gravidez na

adolescência, setembro amarelo - prevenção ao Suicídio -, outubro rosa, novembro

azul etc.);

● Selecionar e utilizar diversas linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação,

fotografia, vídeo etc.);

● Buscar espaços não convencionais no ambiente escolar para as apresentações

performáticas;

● Confeccionar figurinos e adereços, se necessário. 

Happening:

● Escolher uma temática social para basear o texto teatral (bullying, gravidez na

adolescência, setembro amarelo - prevenção ao suicídio -, outubro rosa, novembro

azul, etc.). Não há enredo, apenas escolhas de palavras sem sentido;

● Elaborar um roteiro de ações que apresentem estrutura flexível, sem começo, meio

e fim, lembrando que as improvisações conduzem a cena ritmada pelas ideias de

acaso e espontaneidade, inesperadas e aleatórias.

● Pensar e decidir como o público (espectador) terá uma participação direta ou indireta

na cena.

 Produto final: Anexe o vídeo da performance ou happening e registros do caderno de desenho  no formulário Google Forms,  disponibilizado pela professora Renatinha.

ANEXAR VÍDEO DE HAPPENING OU PERFORMANCE

Atividade 4: Ação expressiva II

 Confeccionar uma maquete evidenciando a quarta parede, depois fazer um vídeo, com uma cena curta de um texto dramático tradicional  ou  texto dramático contemporâneo.

(Não é para enviar, registre através de foto sua maquete, o vídeo com a cena também guarde,  para socializar quando voltar as aulas).

 Materiais: como caixa de papelão ou de sapato, cola, tesoura, papel colorido (cartolina, color set, crepom etc.),pincéis, tinta (guache, látex, pvc, etc.), canetas hidrocor, régua, revistas para recorte, embalagens plásticas, tampinhas, etc.

Registrar “O que eu aprendi?”, registrem, em seus cadernos, os conhecimentos construídos sobre teatro pós-dramático, intervenção cênica, performance, happening e a quarta parede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD