Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ARTE - 2ªSÉRIE

 ARTE - VIRADA CULTURAL - ENEM

SEMANA  - 10 a 14/08  - 17 a 21/08
TEMAIntervenção em arte: projetos poéticos da escola e ROMANTISMO (ENEM)
              TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR.



CONTEÚDO: - Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativo.
-  O desenho de animação
HABILIDADE: -Ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro.
Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais.
- ROMANTISMO- Conhecer o contexto histórico, características da pintura, escultura e arquitetura.
Analisar a materialidade em  Arte e utilizar suas  possibilidades  em processos de criação e  forma-conteúdo nas     linguagens  das artes visuais, da música,  do teatro ou da dança. 
- Operar com diferentes procedimentos  artísticos na criação  de poéticas pessoais ou de  processos colaborativos.
PRODUTO FINAL: Estará na próxima postagem dia 31/08
                                                                                          

Dúvidas, deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Terça-feira  13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

 Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:
SEMANA DE 10 A 14/08 - VIRADA CULTURAL E ENEM

Roda de Conversa

O que é Virada Cultural?
Quando acontece?
De que forma podemos criar e executar um Projeto Artístico, utilizando ferramentas digitais.
Vídeos com exemplos de Vira Cultural Virtual?

ROMANTISMO

- Contexto Histórico
- Características da pintura, escultura e arquitetura.

Aula expositiva com uso de PPT, criado pela professora.

SEMANA 17 A 21/08 - ARTES VISUAIS

Atividade 1 – Sondagem

Para esse primeiro momento de sondagem,questione os estudantes sobre o que eles sabem                      sobre o processo de criação e uma animação. 

Estudaremos:

O que é desenho de animação?

O que é e como se cria um Storyboard?

O que é folioscópio ou flip book?

O que é fantoscope?

O que é Taumartrópio?

Quem é Georges Mélies?

 Registrar no caderno de desenho:

Animação​: o processo original de animação consiste em organizar uma série de imagens                           (fotogramas), desenhadas, fotografadas, ou produzidas por qualquer outro meio físico ou                       digital. 

Storyboard: Roteiro com todos os desenhos em ordem cronológica referentes às cenas de                        um filme ou de uma história a ser contada, similar a uma história em quadrinhos,massem                            os balões. A função do ​storyboard ​ é mostrar as partes mais importantes de um projeto de                          animação, e, demonstrar e verificar, antecipadamente,qualquer detalhe que possa dificultar                      sua execução.  Folioscópio ou ​flip book ​ : Imagens e/ou desenhos organizado organizados                  sequencialmente, geralmente confeccionados no formato de um livreto para serem folheados dando a impressão de movimento, construindo uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Criado ao final do século XIX, este livreto apresenta sempre uma sequência de imagens, em diferentes posições, desenhadas em sua borda. Ao folheá-lo rapidamente, pode-se ver a sequência dessas imagens se transformarem em uma única em  movimento. 

Fenacistiscópio ou fantoscope – Inventado no início do século XIX, era um brinquedo                          que criava a ilusão de movimento de imagens estáticas. Um cilindro com pequenas fendas                      permite ver imagens desenhadas e pintadas na parte interna de um cilindro menor. Ao                            girá-lo, vê-se pelas fendas o movimento das imagens. 

Taumatrópio ou thaumatrope – Composto de dois discos de papel colados,tendo entre                           eles um barbante pôr do qual se giram os discos.Ao movimentar rapidamente as imagens,                         de ambos os lados, elas se combinam e formam uma só, completando a ideia que se                                 pretende dar à imagem animada. Um exemplo: de um lado, uma gaiola; de outro, um                               pássaro entra na gaiola para, em seguida, sair dela. Foi criado por volta de 1820. 

Georges Méliès (França, 1861-1938) ​– Cineasta. Tornou-se famoso por seus procedimentos técnicos e pelos avanços na narrativa cinematográfica. Antes de fazer cinema, foi diretor de espetáculos de ilusionismo no Teatro Robert Houdin. Depois de seus primeiros filmes, realizados em 1896, descobriu, por acaso, a trucagem. Começou a explorar o ficcional e o fantástico utilizando o recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para conseguir “filmes coloridos”, entre outros efeitos. O mais conhecido e,                    considerado seu apogeu, é o filme ​Viagem à Lua 

Responder  no caderno:  

1. Como são produzidas uma animação? Justifique sua resposta. 

 2. Quais e quantos profissionais são necessários para realizar esse trabalho? Faça uma                           lista. 

3. De onde surgem as ideias para criar cenários,histórias,personagens tão diferentes e cativantes? Comente.

4. Já fizeram algum tipo de vídeo com animação? Comente as suas experiências.  

5. Quais recursos e programas de edição de imagens conhecem, ou fazem uso a partir                             de seus equipamentos pessoais (celulares, tablets etc.)? 


Atividade 2: Apreciação

 Não é de hoje que as animações estão presentes no cenário cinematográfico. Desde o início                     do século XIX, os cineastas já pesquisavam e criavam possibilidades de produção desse                           tipo de filme.

Estudaremos:

-Arte Egípicia

- O que é fotograma?

-O primeiro desenho animado da história

Assistir os vídeos:

Arte Egípcia.

Viagem à Lua / A trip to Moon (1902) - Georges Melies

Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908).

Deu a Louca na Chapeuzinho - Trailer Oficial.

Responder  no caderno:  

1. O que chama a atenção quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma? 

2. Que conexões podem ser feitas entre os registros de arte egípcia com o desenho de                                 animação? 

3. Você pode imaginar a cena de um filme de cinema mudo de 1902 que narra a história de 

uma viagem à Lua? Justifique a sua resposta. 

4. Com quais referências teria o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma viagem à 

Lua? 

5. O que pode ligar arte egípcia com o fotograma? 

6. O que há de diferente e de semelhante entre elas? 

7. Quais as diferenças e semelhanças das produções, FANTASMAGORIE e DEU A                         LOUCA NA CHAPEUZINHO quanto ao Tema, Linguagem, Personagens? O que mais                       chamou a atenção?  

8. Percebem quais as técnicas foram utilizadas na produção? Justifique sua resposta. 


Atividade 3 - Ação Expressiva I

A base de toda ilusão de ótica é atribuída a um fenômeno chamado de “persistência retiniana”. É fundamental saber que nosso cérebro interpreta as mudanças de forma ou posição em imagens, rapidamente alternadas como movimento, isto é, como não vemos o intervalo entre essas imagens estáticas, elas parecem estar em movimento.Dessa maneira, podemos transformar uma série delas em desenho de animação.

Estudaremos:

Ilusão de ótica

O que é persistência retiniana?

Assistir vídeo antes de criar.

flip book

Criar um desenho de animação: Antes de iniciar uma animação propriamente dita, realize uma experiência inicial criando duas imagens estáticas com sensação de movimento, seguindo indicações do seu professor.

 • Providencie uma tira de papel na medida de 7 cm de largura, por 29,5 cm de comprimento, dobrada ao meio, no sentido do comprimento;

• Desenhe duas imagens de formas simples (uma estrela, um quadrado, um pequeno círculo, etc.);

• Cada um dos desenhos deve estar sobreposto ao outro, sendo que o desenho de baixo deve ter uma pequena diferença (de forma, tamanho, cor etc.) em relação ao desenho de cima, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento” 

 • Enrole um lápis ou caneta e faça um movimento de deslizar de um lado para outro, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento


Bons Estudos!!! 
Profª Renatinha

(ATIVIDADE PARA ENTREGA SERÁ UMA POR MÊS, POSTAREI DIA 31/08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD