ARTE - VIRADA CULTURAL - ENEM
Para esse primeiro momento de sondagem,questione os estudantes sobre o que eles sabem sobre o processo de criação e uma animação.
Estudaremos:
O que é desenho de animação?
O que é e como se cria um Storyboard?
O que é folioscópio ou flip book?
O que é fantoscope?
O que é Taumartrópio?
Quem é Georges Mélies?
Registrar no caderno de desenho:
Animação: o processo original de animação consiste em organizar uma série de imagens (fotogramas), desenhadas, fotografadas, ou produzidas por qualquer outro meio físico ou digital.
Storyboard: Roteiro com todos os desenhos em ordem cronológica referentes às cenas de um filme ou de uma história a ser contada, similar a uma história em quadrinhos,massem os balões. A função do storyboard é mostrar as partes mais importantes de um projeto de animação, e, demonstrar e verificar, antecipadamente,qualquer detalhe que possa dificultar sua execução. Folioscópio ou flip book : Imagens e/ou desenhos organizado organizados sequencialmente, geralmente confeccionados no formato de um livreto para serem folheados dando a impressão de movimento, construindo uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Criado ao final do século XIX, este livreto apresenta sempre uma sequência de imagens, em diferentes posições, desenhadas em sua borda. Ao folheá-lo rapidamente, pode-se ver a sequência dessas imagens se transformarem em uma única em movimento.
Fenacistiscópio ou fantoscope – Inventado no início do século XIX, era um brinquedo que criava a ilusão de movimento de imagens estáticas. Um cilindro com pequenas fendas permite ver imagens desenhadas e pintadas na parte interna de um cilindro menor. Ao girá-lo, vê-se pelas fendas o movimento das imagens.
Taumatrópio ou thaumatrope – Composto de dois discos de papel colados,tendo entre eles um barbante pôr do qual se giram os discos.Ao movimentar rapidamente as imagens, de ambos os lados, elas se combinam e formam uma só, completando a ideia que se pretende dar à imagem animada. Um exemplo: de um lado, uma gaiola; de outro, um pássaro entra na gaiola para, em seguida, sair dela. Foi criado por volta de 1820.
Georges Méliès (França, 1861-1938) – Cineasta. Tornou-se famoso por seus procedimentos técnicos e pelos avanços na narrativa cinematográfica. Antes de fazer cinema, foi diretor de espetáculos de ilusionismo no Teatro Robert Houdin. Depois de seus primeiros filmes, realizados em 1896, descobriu, por acaso, a trucagem. Começou a explorar o ficcional e o fantástico utilizando o recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para conseguir “filmes coloridos”, entre outros efeitos. O mais conhecido e, considerado seu apogeu, é o filme Viagem à Lua
Responder no caderno:
1. Como são produzidas uma animação? Justifique sua resposta.
2. Quais e quantos profissionais são necessários para realizar esse trabalho? Faça uma lista.
3. De onde surgem as ideias para criar cenários,histórias,personagens tão diferentes e cativantes? Comente.
4. Já fizeram algum tipo de vídeo com animação? Comente as suas experiências.
5. Quais recursos e programas de edição de imagens conhecem, ou fazem uso a partir de seus equipamentos pessoais (celulares, tablets etc.)?
Não é de hoje que as animações estão presentes no cenário cinematográfico. Desde o início do século XIX, os cineastas já pesquisavam e criavam possibilidades de produção desse tipo de filme.
Estudaremos:
-Arte
Egípicia
- O que é
fotograma?
-O primeiro
desenho animado da história
Assistir os vídeos:
Viagem à Lua / A trip to Moon (1902) - Georges Melies
Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908).
Deu a Louca na Chapeuzinho - Trailer Oficial.
Responder no caderno:
1. O que chama a atenção quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma?
2. Que conexões podem ser feitas entre os registros de arte egípcia com o desenho de animação?
3. Você pode imaginar a cena de um filme de cinema mudo de 1902 que narra a história de
uma viagem à Lua? Justifique a sua resposta.
4. Com quais referências teria o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma viagem à
Lua?
5. O que pode ligar arte egípcia com o fotograma?
6. O que há de diferente e de semelhante entre elas?
7. Quais as diferenças e semelhanças das produções, FANTASMAGORIE e DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO quanto ao Tema, Linguagem, Personagens? O que mais chamou a atenção?
8. Percebem quais as técnicas foram utilizadas na produção? Justifique sua resposta.
Atividade 3 - Ação Expressiva I
A base de toda ilusão de ótica é atribuída a um fenômeno chamado de “persistência retiniana”. É fundamental saber que nosso cérebro interpreta as mudanças de forma ou posição em imagens, rapidamente alternadas como movimento, isto é, como não vemos o intervalo entre essas imagens estáticas, elas parecem estar em movimento.Dessa maneira, podemos transformar uma série delas em desenho de animação.
Estudaremos:
Ilusão de
ótica
O que é
persistência retiniana?
Assistir vídeo antes de criar.
Criar
um desenho de animação:
Antes de iniciar uma animação propriamente dita, realize uma experiência
inicial criando duas imagens estáticas com sensação de movimento, seguindo indicações
do seu professor.
• Providencie uma tira de papel na medida de 7 cm de largura, por 29,5 cm de comprimento, dobrada ao meio, no sentido do comprimento;
• Desenhe
duas imagens de formas simples (uma estrela, um quadrado, um pequeno círculo,
etc.);
• Cada um dos desenhos deve estar sobreposto ao outro, sendo que o desenho de baixo deve ter uma pequena diferença (de forma, tamanho, cor etc.) em relação ao desenho de cima, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento”
• Enrole um lápis ou caneta e faça um movimento de deslizar de um lado para outro, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD