Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ARTE - 3ªSÉRIE

 ARTE - VIRADA CULTURAL - ENEM

SEMANA  - 10 a 14/08  - 17 a 21/08
TEMAIntervenção em arte: projetos poéticos da escola e  (ENEM) POP ART
              Discutindo a proposta e  elaborando o Projeto com  os estudantes - Música 



CONTEÚDO: - Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativo.
 - Profissionais e Profissões
- Produção e execução de  um projeto de evento  artístico  
HABILIDADE: -Ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro.
Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais.
- Conhecer o contexto histórico da Pop Art,  características da pintura, escultura e arquitetura.
- Pesquisar Profissionais e  Profissões diretamente  ligadas a linguagem da  música;
- Investigar e reconhecer,  por meio da  experimentação as  possibilidades do uso das  tecnologias nas linguagens  artísticas;  
PRODUTO FINAL: Estará na próxima postagem dia 31/08
                                                                                          

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Terça-feira 14:00h                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

 Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:
SEMANA DE 10 A 14/08 - VIRADA CULTURAL E ENEM

Roda de Conversa

O que é Virada Cultural?
Quando acontece?
De que forma podemos criar e executar um Projeto Artístico, utilizando ferramentas digitais.
Vídeos com exemplos de Vira Cultural Virtual.

POP ART

- Contexto Histórico
- Características da pintura, escultura e arquitetura.

Aula expositiva com uso de PPT, criado pela professora.

SEMANA 17 A 21/08 - ARTES VISUAIS

Atividade 1 – Sondagem

É importante iniciar as atividades (roda de conversa), questionando os estudantes sobre o que eles sabem a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da  música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical. 

Assistir os vídeos:

10 profissões que um músico pode seguir em sua carreira.

4 profissões para quem gosta de música.

Saiba tudo sobre a faculdade de Música e veja onde estudar.

Guia do estudante

Faculdade de Música Vale a Pena? Descubra Como Tomar a Decisão Certa

Como a tecnologia transformou a indústria da música.

Cantores de jingle falam sobre o talento e técnica para trabalhar na área.

Responder

 1.     Considerando a preparação deum show de música (espaço,músicos,instrumentos, recursos tecnológicos etc.), quantos e quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?

2.      Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente ligados à música, seja produzindo ou executando algo? 

3.     O que mudou nas produções musicais com o avanço tecnológico e as mídias digitais? 

4.      A grande maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e  notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos  manipulados pelas pessoas etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados por  nós? 

5.      Você é capaz de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais específico ou mais  atrativo?

6.      Durante o momento em que você está ouvindo música com seu fone, você  identifica sons externos? Quais tipos de sons lhe chamam mais a atenção?

7.    Você tem habilidade para cantar ou tocar algum instrumento musical?

8.      Você já fez algum curso de música ou participou de algum projeto social liga

do à  música?                                                                                                                                                     9.      Você já pensou em seguir alguma carreira musical? Qual?                                                                                                                                                                                                                                         10.  Existe em seu bairro, cidade ou região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades que  ofereçam cursos de música? 

 Atividade 2: Apreciação

 Como surgem as composições musicais. Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. Explique que muitos motivos podem gerar a inspiração do artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza pessoas, experiências e repertório cultural. Temas do cotidiano, aparentemente simples, podem gerar grandes ideias e produções de arte. Em seguida, apresente para uma apreciação os vídeos indicados, a seguir, com foco na exploração por parte dos compositores do tema “Trem”.  

Como esses compositores criaram suas músicas.

● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “BachianasBrasileirasn.º2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra. 

 ● Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo descreve musicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.  

Assistir os vídeos:

Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira) . Minczuk. 

Kraftwerk - Trans Europe Express (Original Video).

Edu Lobo - O Trenzinho do Caipira.

Folha de São Paulo – Ilustrada.

O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras Nº 2 ).

Atividade 3 - Ação Expressiva I

Pesquisa: em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre os temas indicados:  

 1. Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais; 

 2. Profissionais e profissõe​s contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música: 

(ESCOLHER UM TEMA E ESCREVER NO SEU CADERNO A PESQUISA)

● ​Regente (​maestro) - Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias arranjos, ​dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. 

● ​Produtor Musical​- Profissional responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores e participar de todo o processo da produção; ● Professor de Música - ​Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;

● Pesquisador Musical - Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais; 

● Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres ​ - Profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais; 

 ● Cantor ou vocalista​- É um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical; 

● ​Musicoterapeuta ​- Profissional que se ​utiliza da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos​;

● Instrumentista - ​Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos.

 ● ​Crítico musical -​Profissional que escreve e publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e Shows musicais

● ​DJou​discjockey-Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas, shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos de público.

● Cantor de jingle - ​Profissional que tem conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue interpretar a música de uma forma que  agrade ao contratante e que dê o “recado ao público". 

 

Bons Estudos!!! 
Profª Renatinha

(ATIVIDADE PARA ENTREGA SERÁ UMA POR MÊS, POSTAREI DIA 31/08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD