Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ARTE - 3ªSÉRIE

 SEMANA  - (17 A 21/8) - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09)

TEMA
Discutindo a proposta e  elaborando o Projeto com  os estudantes - Música 
(ENEM)
 - ARQUITETURA MODERNA E MINIMALISMO
 - FESTAS POPULARES BRASILEIRAS - MÚSICA
 - REVISÃO DAS VANGUARDAS EUROPÉIAS             





CONTEÚDO:
 • Organização de atividades  complementares ao projeto 
HABILIDADE
Usar linguagens e mídias  em situações de  planejamento e  desenvolvimento de  projetos artísticos musical
ENEM - Conhecer e reconhecer:

-Contexto histórico.

-Artistas mais famosos e suas pecuuliariedades.

-Características da pintura, escultura e arquitetura.

 PRODUTO FINAL Entrega do vídeo da II - VIRADA CULTURAL VIRTUAL MD, até 15/09 por email, professora vai disponibilizar na aula de arte online.

                                                       
                                                                                          

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Terça-feira 14:00h                                                                                                                                                           
                                                                 Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

SEMANA DE 17 A 21/8

 Atividade 4: Ação expressiva II

 Uma parte da atividade não será possível devido a pandemia.

 Pesquisa: Diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.

 (ESCOLHA UM TEMA E REGISTRE NO SEU CADERNO)

 ● trilhas brancas (livres de direitos autorais) na Internet; 

● sons produzidos pelo ser humano; 

● sons produzidos por equipamentos e máquinas; 

● sons produzidos por animais; 

● sons produzidos pela natureza;   

 Momento de apreciação, conhecendo a ficha:

 FICHA DE REGISTRO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA

1      NOME DO GRUPO: 

2      TEMA: 

3      TÍTULO:    Anotações/Observações   Responsáveis 

4      COLETA DE SONS PROGRAMA /  APLICATIVO  UTILIZADO EQUIPAMENTOS  DURAÇÃO DA  APRESENTAÇÃO (em  seg/min)   

SETEMBRO

 SEMANA DE 31 A 04/9 - MÚSICA

 Atividade 5 – Ação Expressiva III

 Assistir vídeos: ( Ativ. Complementar)

 Após Assistir percebeu que  as onomatopeias determinam o andamento da música?

 Apreciação:  Ficha Manifestação Artística

 FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA 

 O que é manifestação artística?

  Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto,tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo.  Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas  nem sempre dialogando e interagindo entre eles. Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição. A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,pode-se  pensar em: 

 Criar uma sequência melódica.

 Utilizando os programas abaixo:

 Além do ​Audacity ​ , existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de sons quereproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos utilizados pelo grupo ​Kraftwerk ​ . O aplicativo​Walkband ou similar poderão ser utilizados para este fim.

 Para inspiração:

 Assista os vídeos:

Kraftwerk - The Man Machine

Kraftwerk - Boing Boom Tschak.

Para saber mais: Como usar o audacity.

Tutorial Audacity

  “The  Man-Machine”, que é um bom exemplo de uma sequência organizada de sons digitais que formam, de maneira harmônica, referência a homem máquina do título. 

  FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA 

 Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto, tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte,  envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo

.Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre dialogando e interagindo entre eles.

 Muitas vezes, são várias equipes ou  indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição.

 A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,pode-se pensar em: 

Uma apresentação musical, explorando a atuação corporal dos músicos na cenografia e está interagindo com a projeção de imagens;  .

Um vídeo sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com  representação cênica dos alunos e entrevistas e/ou depoimentos de outras pessoas – da comunidade, por exemplo; um vídeo de uma performance individual ou grupal que dialogue com as imagens, sons, o espaço e o próprio sistema de vídeo;  .

Uma dança em que o corpo esteja presente fisicamente ou não; 

Uma videodança explorando os sons, o espaço e dialogando com a própria linguagem do vídeo;   .

Uma peça de teatro cujos sons, imagens e cenografia estão presentes por meio da tecnologia, explorando seus recursos com projeções, usos de vídeo, celulares e dispositivos tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os movimentos dialogam com o som e com as imagens; que explore as imagens não apenas como paisagem de  fundo e os sons não só como trilha sonora, mas dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso; 

Manifestações culturais com danças e folguedos populares, hip hop – culturas que se  integram hoje ao uso da tecnologia e que podem ser manifestações artísticas. 

Enfim, o importante é explorar todas as linguagens artísticas de forma integrada, explorando / usando os recursos tecnológicos no processo e no produto. 

Ressalta-se a importância de diferenciar a forma da linguagem artística, da forma de  outras linguagens, pois, embora cada qual, ao seu modo, pode tratar do mesmo assunto, cada uma possui sua especificidade, seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico etc. 

 Fonte: Texto Produzido especialmente para ‘Orientações Curriculares e Didáticas de Arte - 3a. série do Ensino Médio.

 SEMANA DE 07 A 11/9  - MÚSICA

 Atividade 6 – Ação Expressiva IV 

Assista os videoclipes indicados abaixo para um momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical. 

Assistir os vídeos:

 Editores de vídeos para celular gratuitos que poderão ser indicados para os estudantes

Música: Na sua estante

Música: O sol e a lua

Música: All About That Bass

 Apreciar as fichas abaixo: 

​FICHA 3 - ASSUNTO/TEMA/TÍTULO  

Assunto, tema e título são termos com significados diferentes que causam muita  confusão, principalmente, no contexto de uma redação.

O assunto é mais amplo, uma referência geral a um fato.

O tema está contido no assunto possibilitando uma discussão específica, podendo existir  vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do assunto” futebol” é  possível discutir vários temas como: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, a  demissão de tal técnico etc. 

Em uma produção artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do  artista, ou sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à obra.  

O título é uma síntese, uma sugestão, um enigma e precisa ser criativo sem ser trivial. O  título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra, um termo  poético de algum detalhe contido no trabalho.

No contexto artístico, os títulos são,  geralmente, poéticos sem intenção descritiva ou literal para explicar a obra. Muitas vezes,  encontra-se na etiqueta informativa de uma obra a descrição “Sem Título”. Isso ocorre  quando o artista não deseja fazer a relação da obra com um elemento verbal, não deseja  dar um título à obra. O nome do título funciona como uma montagem na mente do público, uma vez que,  além dos elementos materiais presentes na obra que detonam uma série de sentimentos e  pensamentos, acrescenta-se uma palavra ou frase, que, também, traz outras informações,  relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e outras da obra. De certa  maneira, o título pode influenciar a interpretação da obra. 

A manifestação artística a ser produzida, durante o processo de execução do projeto,  deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da vida pessoal, coletiva ou do  mundo, em que será trabalhado um tema e alguma especificidade desse assunto.

O tema,  na arte, está presente na obra de forma explícita ou implícita. Quando a obra é  interessante, o tema tratado parece ampliar-se para vários outros temas, tornando-se uma  obra aberta permitindo várias interpretações.

Por exemplo, dentro do assunto “A falta de  água em São Paulo”, um fato genérico do qual poderiam surgir várias discussões como o  tema “Os reflexos dessa situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no contexto  do jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o objetivo seria informar ao  público dados verdadeiros sobre o fato em uma linguagem clara e objetiva. 

A arte trabalha com a subjetividade possibilitando uma abertura às interpretações. A  “falta de água em São Paulo” é tratada, nos jornais, por meio da linguagem jornalística,  enquanto numa peça de teatro esses elementos podem estar presentes em segundo  plano, predominando mais as relações individuais, amorosas e políticas que surgem  dentro desse contexto da falta de água.

 Um filme pode parecer que trata apenas do  problema de vida de um indivíduo, mas pode envolver várias discussões, seja sobre  amor, ciência, medicina e outros assuntos, como temas que vão se entrelaçando, mas que  acabam formando um todo sistêmico. 

 O assunto deve ser definido pelo grupo, podendo ter como referência um contexto  social, cultural, científico ou mesmo artístico.

Poderão ser usados como assunto fatos do  próprio contexto da escola, do bairro, da cidade, ou questões pessoais, que são sempre  muito universais, pois afetam a todos.

Para aprofundar o assunto, é importante discutir  com outros professores, além do de arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de  forma descontraída, como um brainstorming, deixando a criatividade fluir.   

  Fonte: Texto elaborado pelos autores especialmente para Orientações Curriculares e Didáticas de Arte –  3a. série do Ensino Médio.   

 FICHA 4: Título do Projeto:    Anotações/

 Observações 

Estudante  Responsável 

Direção artística  Organizar toda elaboração e execução    

Roteirista  Pesquisar informações sobre a temática   Escrever o roteiro de produção   

Desenhista  Projetar o ​Storyboard ​ do videoclipe   

Coreógrafo(s)  Criar uma coreografia   

Músicos  instrumentistas  Manipular instrumentos musicais e/ou  cantar as músicas escolhidas   

Produtores Musicais  Pesquisar e selecionar músicas e imagens  Produzir a Trilha e efeitos sonoros 

Operadores de som  Manipular equipamentos tecnológicos e  aparelhagem de som 

Câmeras  Responsáveis por executar a filmagem   

Figurinista Criar e confeccionar o figurino e adereços   

Iluminador  Pensar e criar um mapa de utilização da luz  Operar todo o sistema de iluminação   

Editores de Vídeo  Fazer a edição das fotos e vídeos de registro  Estruturar a sequência de cenas .             

 SEMANA DE 14 A 18/9 MÚSICA

 FICHA 5:  TUTORIAL MOVIE MAKER 

 1.     Abrir o programa ​Movie Maker (obs.:ele apresenta duas versões–a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?!)

2.       2. Clicar em adicionar vídeos e fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas.  Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível mudar a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local que ela deverá ficar. Caso queira repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, clicar na foto e clicar em deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons, vídeos que for utilizar neste projeto, estejam todos na mesma pasta. 

3.      3. No ícone iniciar ​ – clicar em título e créditos para adicionar as informações do projeto.Caso queira mudar a cor de fundo, letra ou fonte, também é possível. No ícone  Ferramentas de vídeo é possível marcar o tempo de passagem da foto, assim como a forma que o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou créditos–se vai surgir pela lateral,vai deslizar na tela etc. ( podendo ser mais ou menos entre3a4 segundos dependendo do que se quer mostrar). Caso tenha texto, a imagem  e texto devem ter o mesmo tempo e, para isso, no ícone ​Ferramentas de texto ​ , você terá as opções para adequar o tempo também. 

4.      4. Para colocar música, clicar em​Adicionar uma música ​ ,escolher um arquivo de música da sua pasta. No ícone ​Ferramentas de música ​ , você encontra opções de definição quando a  música começa ou termina, por exemplo, ou mesmo adicionar ​fade in ou ​fade out ​ para como a música começa ou termina. 

5.       5. No ícone ​Animações ​ , é possível adicionar como um slide passa para o outro – tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em ​Aplicar a todos ​ . 

6.      6. No ícone ​Efeitos Visuais ​ é possível brincar com as cores e brilho das fotos.

7.       7. No ícone ​Projeto ​ , é possível realçar música, narração, entre outras coisas. 

8.     8.  O ícone ​exibir ​ apresenta formas de ​zoom ​ da tela, l​ayout ​ das ondas da música. 

9.      9. Ao iniciar um projeto, clicar em​Salvar projeto – pois dessa forma você pode mexer no  vídeo à vontade. 

10.  10. Ao terminar, clicar em​Salvar filme ​ . A partir desse momento ,não será possível mexer nesse novo arquivo, pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar no Youtube ​ , por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato ​movie maker ​ , esse sim, você poderá mudar quantas vezes quiser. 

11.   11.Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador, entrar na sua conta do ​Gmail e clicar em ​Google Apps, ​ clicar em ​Youtube – Meu canal ​ – Enviar ou ​Upload.

12.    12. Selecione o arquivo de vídeo que você gravou o filme... (obs.: cuidado para não confundir com o arquivo salvo em formato ​movie maker ​ ). 

13.  13. Faça o​upload ​ ,coloque um nome e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é clicar em ​Publicar ​ e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.   

 Responda: “O que eu aprendi?”, foram capazes de relatar o  que e como aprenderam sobre as profissões e profissionais ligados à linguagem musical,  pesquisa sonora e produção de um videoclipe. 

 SEMANA DE 21 A 25/9 – ENEM

 ARQUITETURA MODERNA E MINIMALISMO 

- FESTAS POPULARES BRASILEIRAS

- REVISÃO DAS VANGUARDAS EUROPÉIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD