SEMANA - (17 A 21/8) - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09)
-Contexto
histórico.
-Artistas
mais famosos e suas pecuuliariedades.
-Características da pintura, escultura e arquitetura.
SEMANA DE 17 A 21/8
Atividade 4: Ação expressiva II
Uma parte da atividade não será possível devido a pandemia.
Pesquisa: Diferentes tipos de sons que, juntos, poderiam fazer parte de uma composição musical.
(ESCOLHA UM TEMA E REGISTRE NO SEU CADERNO)
● trilhas brancas (livres de direitos autorais) na Internet;
● sons
produzidos pelo ser humano;
● sons
produzidos por equipamentos e máquinas;
● sons
produzidos por animais;
● sons
produzidos pela natureza;
Momento de apreciação, conhecendo a ficha:
FICHA DE REGISTRO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
1
NOME DO GRUPO:
2
TEMA:
3
TÍTULO:
Anotações/Observações Responsáveis
4
COLETA DE
SONS PROGRAMA / APLICATIVO UTILIZADO EQUIPAMENTOS
DURAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (em seg/min)
SETEMBRO
SEMANA DE 31 A 04/9 - MÚSICA
Atividade 5 – Ação Expressiva III
Assistir vídeos: ( Ativ. Complementar)
Após Assistir percebeu que as onomatopeias determinam o andamento da música?
Apreciação: Ficha Manifestação Artística
FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
O que é manifestação artística?
Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto,tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo. Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre dialogando e interagindo entre eles. Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens na edição. A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística –,pode-se pensar em:
Criar uma sequência melódica.
Utilizando os programas abaixo:
Além do Audacity , existem alguns aplicativos no smartphone que permitem a criação sequencial de sons quereproduzem instrumentos musicais e sintéticos, semelhantes aos utilizados pelo grupo Kraftwerk . O aplicativoWalkband ou similar poderão ser utilizados para este fim.
Para inspiração:
Assista os vídeos:
Kraftwerk - Boing Boom Tschak.
Para saber mais: Como usar o audacity.
“The Man-Machine”, que é um bom exemplo de uma sequência organizada de sons digitais que formam, de maneira harmônica, referência a homem máquina do título.
FICHA 2 - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas, para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém,no contexto deste projeto, tais sentimentos serão apresentados por meio da linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia, e o espaço num processo criativo, no qual esses elementos criem um diálogo
.Esses
elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem
sempre dialogando e interagindo entre eles.
Muitas vezes, são várias equipes ou indivíduos em que cada um cuida de uma parte
sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se partes. Em
alguns vídeos, pode-se ver imagens e sons que apenas coexistem, sem muita
relação entre si; já em outros, é possível observar que as imagens criam uma
interação com o som, dialogando com os ritmos, por meio da montagem das imagens
na edição.
A tecnologia digital permite interações antes
impossíveis. Como produção final para esse projeto – Manifestação Artística
–,pode-se pensar em:
Uma
apresentação musical, explorando a atuação corporal dos músicos na cenografia e
está interagindo com a projeção de imagens; .
Um vídeo
sobre algum aspecto da escola ou região, misturando ficção com representação cênica dos alunos e entrevistas
e/ou depoimentos de outras pessoas – da comunidade, por exemplo; um vídeo de
uma performance individual ou grupal que dialogue com as imagens, sons, o
espaço e o próprio sistema de vídeo; .
Uma dança
em que o corpo esteja presente fisicamente ou não;
Uma
videodança explorando os sons, o espaço e dialogando com a própria linguagem do
vídeo; .
Uma peça de
teatro cujos sons, imagens e cenografia estão presentes por meio da tecnologia,
explorando seus recursos com projeções, usos de vídeo, celulares e dispositivos
tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os movimentos dialogam com o som e
com as imagens; que explore as imagens não apenas como paisagem de fundo e os sons não só como trilha sonora,
mas dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso;
Manifestações
culturais com danças e folguedos populares, hip hop – culturas que se integram hoje ao uso da tecnologia e que
podem ser manifestações artísticas.
Enfim, o
importante é explorar todas as linguagens artísticas de forma integrada,
explorando / usando os recursos tecnológicos no processo e no produto.
Ressalta-se
a importância de diferenciar a forma da linguagem artística, da forma de outras linguagens, pois, embora cada qual, ao
seu modo, pode tratar do mesmo assunto, cada uma possui sua especificidade,
seja do ponto de vista jornalístico, sociológico, psicológico etc.
Fonte: Texto Produzido especialmente para
‘Orientações Curriculares e Didáticas de Arte - 3a. série do Ensino Médio.
SEMANA DE 07 A 11/9 - MÚSICA
Atividade 6 – Ação Expressiva IV
Assista os videoclipes indicados abaixo para um momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical.
Assistir os vídeos:
Editores de vídeos para celular gratuitos que poderão ser indicados para os estudantes
Apreciar as fichas abaixo:
FICHA 3 - ASSUNTO/TEMA/TÍTULO
Assunto,
tema e título são termos com significados diferentes que causam muita
confusão, principalmente, no contexto de uma redação.
O assunto é
mais amplo, uma referência geral a um fato.
O tema está
contido no assunto possibilitando uma discussão específica, podendo
existir vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do
assunto” futebol” é possível discutir vários temas como: Campeonato
Paulista, Campeonato Brasileiro, a demissão de tal técnico etc.
Em uma
produção artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do
artista, ou sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à
obra.
O título é
uma síntese, uma sugestão, um enigma e precisa ser criativo sem ser trivial.
O título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra,
um termo poético de algum detalhe contido no trabalho.
No contexto
artístico, os títulos são, geralmente, poéticos sem intenção descritiva
ou literal para explicar a obra. Muitas vezes, encontra-se na etiqueta
informativa de uma obra a descrição “Sem Título”. Isso ocorre quando o
artista não deseja fazer a relação da obra com um elemento verbal, não
deseja dar um título à obra. O nome do título funciona como uma montagem
na mente do público, uma vez que, além dos elementos materiais presentes
na obra que detonam uma série de sentimentos e pensamentos, acrescenta-se
uma palavra ou frase, que, também, traz outras informações,
relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e outras da obra.
De certa maneira, o título pode influenciar a interpretação da
obra.
A
manifestação artística a ser produzida, durante o processo de execução do
projeto, deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da vida
pessoal, coletiva ou do mundo, em que será trabalhado um tema e alguma
especificidade desse assunto.
O
tema, na arte, está presente na obra de forma explícita ou implícita. Quando
a obra é interessante, o tema tratado parece ampliar-se para vários
outros temas, tornando-se uma obra aberta permitindo várias
interpretações.
Por exemplo,
dentro do assunto “A falta de água em São Paulo”, um fato genérico do
qual poderiam surgir várias discussões como o tema “Os reflexos dessa
situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no contexto do
jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o objetivo seria
informar ao público dados verdadeiros sobre o fato em uma linguagem clara
e objetiva.
A arte
trabalha com a subjetividade possibilitando uma abertura às interpretações.
A “falta de água em São Paulo” é tratada, nos jornais, por meio da
linguagem jornalística, enquanto numa peça de teatro esses elementos
podem estar presentes em segundo plano, predominando mais as relações
individuais, amorosas e políticas que surgem dentro desse contexto da
falta de água.
Um filme pode parecer que trata apenas
do problema de vida de um indivíduo, mas pode envolver várias discussões,
seja sobre amor, ciência, medicina e outros assuntos, como temas que vão
se entrelaçando, mas que acabam formando um todo sistêmico.
O assunto deve ser definido pelo grupo,
podendo ter como referência um contexto social, cultural, científico ou
mesmo artístico.
Poderão ser
usados como assunto fatos do próprio contexto da escola, do bairro, da
cidade, ou questões pessoais, que são sempre muito universais, pois
afetam a todos.
Para
aprofundar o assunto, é importante discutir com outros professores, além
do de arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de forma
descontraída, como um brainstorming, deixando a criatividade fluir.
Fonte: Texto elaborado pelos autores especialmente para Orientações Curriculares e Didáticas de Arte – 3a. série do Ensino Médio.
FICHA 4: Título do Projeto: Anotações/
Observações
Estudante
Responsável
Direção
artística Organizar toda elaboração e execução
Roteirista
Pesquisar informações sobre a temática Escrever o roteiro de
produção
Desenhista
Projetar o Storyboard do videoclipe
Coreógrafo(s)
Criar uma coreografia
Músicos
instrumentistas Manipular instrumentos musicais e/ou cantar as
músicas escolhidas
Produtores
Musicais Pesquisar e selecionar músicas e imagens Produzir a Trilha
e efeitos sonoros
Operadores
de som Manipular equipamentos tecnológicos e aparelhagem de
som
Câmeras
Responsáveis por executar a filmagem
Figurinista Criar
e confeccionar o figurino e adereços
Iluminador
Pensar e criar um mapa de utilização da luz Operar todo o sistema de
iluminação
Editores de
Vídeo Fazer a edição das fotos e vídeos de registro Estruturar a sequência
de cenas .
SEMANA DE 14 A 18/9 – MÚSICA
FICHA 5: TUTORIAL MOVIE MAKER
1. Abrir o programa Movie Maker (obs.:ele apresenta duas versões–a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?!)
2.
2.
Clicar em adicionar vídeos e fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão
ser adicionadas. Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível
mudar a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local que ela
deverá ficar. Caso queira repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir,
clicar na foto e clicar em deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons,
vídeos que for utilizar neste projeto, estejam todos na mesma pasta.
3.
3. No ícone iniciar – clicar em título e créditos
para adicionar as informações do projeto.Caso queira mudar a cor de fundo,
letra ou fonte, também é possível. No ícone
Ferramentas de vídeo é possível marcar o tempo de passagem da foto, assim
como a forma que o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou créditos–se
vai surgir pela lateral,vai deslizar na tela etc. ( podendo ser mais ou menos
entre3a4 segundos dependendo do que se quer mostrar). Caso tenha texto, a imagem e texto devem ter o mesmo tempo e, para isso,
no ícone Ferramentas de texto , você terá as opções para adequar o tempo
também.
4.
4. Para colocar música, clicar emAdicionar
uma música ,escolher um arquivo de música da sua pasta. No ícone
Ferramentas de música , você encontra opções de definição quando a música
começa ou termina, por exemplo, ou mesmo adicionar fade in ou fade out
para como a música começa ou termina.
5.
5.
No ícone Animações , é possível adicionar como um slide passa para o outro –
tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em Aplicar
a todos .
6.
6. No ícone Efeitos Visuais é possível
brincar com as cores e brilho das fotos.
7.
7.
No ícone Projeto , é possível realçar música, narração, entre outras
coisas.
8.
8. O ícone exibir apresenta formas de zoom
da tela, layout das ondas da música.
9.
9. Ao iniciar um projeto, clicar emSalvar
projeto – pois dessa forma você pode mexer no
vídeo à vontade.
10. 10. Ao terminar, clicar emSalvar
filme . A partir desse momento ,não será possível mexer nesse novo arquivo,
pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar no Youtube ,
por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato movie maker , esse
sim, você poderá mudar quantas vezes quiser.
11. 11.Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador,
entrar na sua conta do Gmail e clicar em Google Apps, clicar em Youtube –
Meu canal – Enviar ou Upload.
12. 12. Selecione o arquivo de
vídeo que você gravou o filme... (obs.: cuidado para não confundir com o
arquivo salvo em formato movie maker ).
13. 13. Faça oupload ,coloque um nome
e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é clicar em Publicar
e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.
Responda: “O que eu aprendi?”, foram capazes de relatar o que e como aprenderam sobre as profissões e profissionais ligados à linguagem musical, pesquisa sonora e produção de um videoclipe.
SEMANA DE 21 A 25/9 – ENEM
ARQUITETURA MODERNA E MINIMALISMO
- FESTAS POPULARES BRASILEIRAS
- REVISÃO DAS
VANGUARDAS EUROPÉIAS
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Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD