SEMANA - 15 a 19/02
- Como elaborar: Portfólio individual dos
estudantes.
HABILIDADE
(HAB. ESSENCIAl) Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada
ATIVIDADE 1: SONDAGEM
Observe com atenção a imagem abaixo, aprecie depois responda as atividades abaixo:
A obra Fonte, criada em 1917, causou alvoroço no meio artístico e até hoje é motivo de reflexões. Esse é considerado o ready-made de maior destaque na arte.
A obra de arte contemporânea provoca o público de muitas maneiras.
Responder: Questões do caderno do aluno pag. 79 (se você não tiver o caderno do aluno estou disponibilizando as perguntas abaixo, copie no seu caderno de desenho e responda)
1)Você se lembra de alguma obra contemporânea que tenha lhe provocado de alguma forma?
2)O que você pensou, sentiu ou percebeu as observando?
3)Como você percebe a obra?
4) O que, provavelmente, o artista quis despertar em quem as observa?
5)As obras fazem pensar sobre a relação entre arte e público?
6)Você sabe o que significa vida cultural?
7)Existe vida cultural nesta cidade?
8)Sabe o que são espaços culturais?
9)Há museus, cinemas, teatros, circos, feiras ou espaços artísticos na cidade ou no bairro?
10)Você já esteve em alguma apresentação de espetáculos teatrais ou shows musicais?
11)Conhece algum profissional que trabalha na área cultural?
12)Quais espaços culturais estão localizados próximos à escola?
13)Quais espaços culturais você mais gosta de frequentar?
14)Como são divulgados os eventos que acontecem nesses espaços?
15)Existe vida cultural na sua escola?
ATIVIDADE 2: AÇÃO EXPRESSIVA I
Pesquisa :Realize uma pesquisa em livros, revistas, jornais, internet ou espaços culturais, coletando imagens, textos, folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos e cartões postais contendo programações culturais da cidade e região, (deixar salvo no seu computador ou celular, vamos socializar na próxima aula)
ATIVIDADE 3: AÇÃO EXPRESSIVA II (Será socializada na próxima aula)
Segue abaixo os grupos de acordo com o número de chamada da sua turma.
Vamos realizar o processo de criação (Criar os itens abaixo de acordo com seu número, para apresentar ou seja socializar com seus colegas e professor na próxima aula)
Grupo 1 (Nº 1 ao 10): convites e ingressos de
um museu imaginário,
Grupo 2:
(Nº 11 ao 20) cartaz de uma exposição imaginária,
Grupo 3:(Nº 21 ao 30) folder e folhetos de uma
exposição imaginária,
Grupo 4: (Nº 31 ao 40) cartão postal e flyers
de exposição imaginária.
ATIVIDADE 4: AÇÃO EXPRESSIVA III
Na
próxima aula, vamos realizar uma
atividade de curadoria. Você sabe o que é um curador?
Escreva no seu caderno o texto abaixo:
Curador Cultural, função está exercida por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas, administração, organização, cuidado e montagem da exposição. E que hoje este profissional precisa também ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte (público). Fale também que o Curador possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que visita às exposições. Esta ação também é conhecida por "curadoria educativa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD