SEMANA - 08 a 12/03 - 15 a 19/03 - 22 a 26/03
TEMA
- O corpo fala: combatendo preconceitos. (continuação)
- EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
- EM13LGG502 Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
- (ESSENCIAL)Habilidade:EM13LGG201-Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
Leitura: Texto: Corpomente , [Texto produzido para o SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2014]..pag. 26 do cad. aluno.
Criação: Produção de um desenho, que ilustre a sua percepção
sobre a temática Corpomente.
Registro: Fazer uma síntese coletiva de tudo que foi visto trabalhado nas
atividades anteriores, relendo os textos, os apontamentos registrados, e
observando novamente as imagens, após revisão, registrar em seu portfólio um texto com essa síntese para compor sua avaliação.
Anexar a imagem do desenho e texto, no google forms abaixo até o dia 19/03, o formulário será aberto dia 12/03, após aula por meeting com orientações.
DATA FINAL DA ENTREGA: 19/03
SEMANA - 08 a 12/03
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
Para ampliar
seu discurso argumentativo retorne a situação de Aprendizagem nos Componentes
de Língua Inglesa e Educação Física, relendo as passagens que são trabalhadas
os padrões de beleza corporal.
2. Moda –
Conflitos de interesse
3. Moda –
Preconceitos
4. Moda –
Ideologias
Mídias Sociais: blogs, microblogs
(Twitter), redes sociais (Facebook), fóruns, e-groups, instant messengers,
wikis, sites de Compartilhamento de conteúdo multimídia (YouTube, Flickr,
SlideShare, Vimeo).
10 cantores que deram um tempo na carreira por problemas na voz
Como utilizar o canva para fazer mapas conceituais
Imagem 1 – Imagem 1
Imagem 2 – Imagem 2
Imagem 3 – Imagem 3
Leitura: [Texto
produzido para o SÃO PAULO FAZ ESCOLA, 2014.] (pag. 21 cad. Aluno)
Imagem 1 – Fonte: Pixabay. Imagem 1
Imagem 2 – Pixabay
Imagem 2 – Imagem 2
Imagem 3 – Imagem 3
Imagem 2 – Imagem 2
Imagem 3 – Imagem 3
Leitura: Texto elaborado especialmente para este
material. (pag. 24cad. Aluno)
Imagem 1 – Imagem 1
Imagem 2 – Imagem 2
Dança do Ventre / Tango/ Tarantella / Flamenco
Estudante, para prepararem esta atividade, você e seus
colegas de turma precisam separar em casa, roupas, sapatos, chapéus, gravatas,
colares e anéis para encher o baú; enfim, figurinos e adereços.
Com o baú cheio, (todos separaram os figurinos), o jogo
teatral pode começar!
JOGO TEATRAL – Seguir orientações da pag. 25 cad. Aluno.
Registro: Registre por meio
de uma única frase, como foi participar da atividade e compartilhe com seus
colegas, virtual postando em seu blog.
MOMENTO 5 – DESAFIO EM CASA
2: PRODUÇÃO TEXTUAL – IMAGÉTICA E ESCRITA.
ESSA É A ATIVIDADE QUE ESTÁ NO PRODUTO FINAL!!!
NÃO ESQUEÇAM DE RESPONDER O GOOGLE FORMS, QUE ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 12/03.
Este momento está
dividido em duas partes:
Leitura: A primeira é
a leitura do texto indicado como base.
Criação: Produção de um desenho, que ilustre a sua percepção
sobre a temática Corpomente.
Registro: A segunda é
fazer uma síntese coletiva com o professor de tudo que foi visto trabalhado nas
atividades anteriores, relendo os textos, os apontamentos registrados, e
observando novamente as imagens, após revisão, registrar em seu diário de bordo
um texto com essa síntese para compor a avaliação da turma.
Ler os textos cad. do aluno pag. 25 e 26.
SEMANA 15 A 19/03
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
MOMENTO 1 – ARTES VISUAIS – TATTOO – MEU CORPO,
MINHAS REGRAS.
Aula Expositiva Dialogada: Explicação dos objetos de
conhecimento e da temática realizada pelo professor com interação dos alunos.
Observar as imagens: (cad. aluno pag. 27 e 28)
Imagem 1:
Acervo pessoal de Edgar de Oliveira Moraes. (Edgar Elijah). Piracaia/SP.28.
jul.2020, pag. 27 cad. aluno.
Imagem 2: IMAGEM 2
Antes de responder às questões, ler os textos que estão no componente de Língua Portuguesa, pois eles trazem diversas
visões do uso da tatuagem, e podem ajudá-los a perceber os estereótipos,
rótulos, preconceitos e relações de poder sobre as práticas e uso das
tatuagens.
Responder: Perguntas
(pag. 26 cad. aluno)
MOMENTO 2 - TEATRO – O DIFÍCIL RECONHECIMENTO DA
PROFISSÃO DE ATOR - O CORPO QUE ENCENA.
Estudante, na Situação de Aprendizagem 1 no componente de Educação Física, você
já utilizou a dinâmica brainstorming – tempestade de ideias. Lembra-se dela? Agora,
você vai utilizá-la novamente com o tema Preconceito e estereótipos.
Observe atentamente as imagens da pag. 29 cad. aluno.
Registro:
Participe ativamente, apresente suas ideias para a escrita colaborativa de
um texto teatral, contando quais seriam as dificuldades de um jovem ao iniciar
a carreira de ator, criando assim TEMPESTADE DE IDÉIAS.
MOMENTO 3 – DANÇA – PRECONCEITOS DO DANÇAR, AS
DANÇAS PROIBIDAS, SENSUALIDADE E SEXUALIDADE NO DANÇAR. DO LUNDU AO FUNK.
Estudante, na Situação de Aprendizagem 1 no componente de
Língua Portuguesa, você criou um Blog. Lembra?
Leitura: Realizar
leitura na pag. 30 cad. aluno.
Responder: Responder
as questões propostas na pag. 30 do cad. aluno.
Publicar: Publicar no
Blog e imagens estáticas e em movimento, de estilos de dança, as respostas das
perguntas indicadas abaixo e outras discussões sobre os preconceitos, estereótipos
e relações de poder presentes nas práticas corporais do dançar?
MOMENTO 4 – DESAFIO EM CASA 1 – MÚSICA – AS LETRAS DE MÚSICAS QUE TRATAM DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS, E RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NAS PRÁTICAS CORPORAIS.
Estudante, um
dos temas preferidos dos compositores da música brasileira, seja para o estilo
rap, forró, bossa nova, xote, samba, pop rock, entre outros, tem um ponto
comum, o corpo de mulheres e de homens. Na maioria dos casos, o corpo feminino
aparece em muitas letras, implícita ou explicitamente, tratando de
preconceitos, estereótipos corporais e relações de poder presentes em práticas
corporais.
MOMENTO 5 – DESAFIO EM CASA 2 – CUSTOMIZAÇÃO.
Imagens na pag.
32 cad. aluno.
2ª) Selecionar uma peça usada de jeans (calça, saia, jaqueta, short, e/ou bermuda) e customizar, utilizando tecidos, tinta, linhas, lantejoulas, entre outros materiais. Deixe seu processo criativo fluir.
SEMANA 22 A 26/03
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
Estudantes, para finalizar o bimestre, a intenção é que vocês iniciem as discussões para planejamento e execução de projetos culturais na escola, que vão acontecer no final do semestre, resgatando todo conhecimento, informações registradas em seu portfólio, bem como os aprendizados que permearam as Situações de Aprendizagem da Área de Linguagens anteriores.
Bons Estudos!!!!
Profª Renatinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD