Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2021

2021 - ARTE 2ªSÉRIE

 

2021 - ARTE 2ªSÉRIE

 SEMANA  - 03 A 07/05 - 10 A 14/05 - 17 A 21/6 




TEMA
 O encontro entre a arte e o público

CONTEÚDO

·        A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas.

·        As linguagens das linguagens da Arte.

·        A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens da artística.

·        O revelar das temáticas.

HABILIDADE

·        Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas, por meio de percursos de  experimentação;

·        Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

·         Investigar as potencialidades das relações entre linguagens  artísticas e forma conteúdo;

  • (HAB. ESSENCIAIS ) Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação.

     


PRODUTO FINAL: Essa atividade está em Artes Visuais, atividade 5, semana de 10 a 14/04. Anexar o Ensaio Fotográfico no PADLET. (abaixo)


DATA FINAL ENTREGA19/05
                                                 

                                                             Bons Estudos!!      

                                                                                                                                                                                                                                     
                                                                                                         PROFª RENATINHA
Mais informações abaixo:

SEMANA DE 03 A 07/05  - ARTES VISUAIS

Atividade 1 – Sondagem

 A fotografia é uma expressão artística, propõe uma sondagem do repertório pessoal de cada estudante em relação à essa forma de expressão artística.

Responder questões de 1 a 7 do cad. aluno.

Atividade 2: Apreciação

 Assistir os vídeos (que se encontram nas atividades prévias deste guia),  indicados ou outros de sua livre escolha para um momento de apreciação sobre artistas que trabalham com a linguagem da fotografia.

Estudar os artistas (vida e obra):

·        Cristiano Mascaro,

·         Sebastião Salgado

·         Vik Muniz,

Responder as questões do cad. do aluno da Ativ. 2.

SEMANA - 10 A 14/05 - ARTES VISUAIS

Atividade 4: Ação expressiva II

Criação de um objeto poético (tridimensional) a partir das referências apresentadas nos diagramas da atividade anterior.

Materiais: caixa de sapato e/ou caixas de papelão diversas, papéis coloridos, cola, tesoura, pincel, tinta guache ou látex, revistas para

recortes etc.

Realizar uma exposição dos objetos poéticos, no padlet.

Responder as questões do cad. aluno.

Atividade 5: Ensaios fotográficos e experimentações

Realização de registros fotográficos para confeccionar um álbum de recordação (impresso ou digital) com foco na poética pessoal de cada um, utilizando uma das alternativas apresentadas abaixo.

Nesse processo criativo da confecção do álbum, além das imagens, o estudante pode se utilizar de frases, palavras, poesia, letras de músicas e pensamentos para compor o trabalho, lembrando que o álbum pode representar subjetividades, o que ajuda a desenvolver a noção de identidade e pertencimento do estudante.

Leitura das alternativas de 1 a 5, que se encontra no caderno do aluno para criar o álbum.

Responder o que você aprendeu? No caderno do aluno.

Produto final: Anexar essas fotografias no padlet, que está em produto final, na primeira pagina do blog.

SEMANA 17 A 21/6 – DANÇA

Atividade 1: Sondagem

 Descobrir a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressam em

uma série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética, nascida em processos de

criação individuais e/ou colaborativos.

Cada pessoa possui um modo singular de se comunicar através das linguagens, da arte por meio de uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc.

Responder as questões de 1 a 5 no cad. aluno.

Atividade 2: Apreciação

 Assistir o vídeo indicado abaixo, nele o processo colaborativo é revelado em imagens de uma sala de ensaio, aproximando o espectador, desse modo, da criação cênica.

Rastros de processo colaborativo. Por Trás da Cena, 2010. Disponível em:

<https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processocriativo/>.

Acesso em: 03 dez. 2019.

Registre no caderno, as ideias e suposições que conseguiram perceber sobre as relações existentes nos processos poéticos pessoais e colaborativos de criação, a construção de um diálogo entre a dança e as demais linguagens, e os elementos cênicos na dança.

 Atividade 3: Ação expressiva I

 CRIAR UMA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS CORPORAIS QUE RESULTARÁ EM UMA DANÇA.

Processo de criação explorando suas poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de um percurso de experimentação de movimentos corporais, sons e materialidades, reconhecendo na invenção poética o fazer da construção artística e as relações entre as linguagens artísticas, forma e conteúdo.

Materiais: objetos do cotidiano (colher de pau, balde, corda de varal, bola, copo plástico, lanterna, garrafas pet, etc.), figurinos, tecidos TNT, papel crepom, papel pardo, fita crepe, gravações de músicas e sons, reprodução de imagens de pinturas, esculturas, fotografias etc.

Seguir as orientações do caderno do aluno e Responder após criação,  as fichas apresentadas pela professora.

Dúvidas estou a disposição.

Bons Estudos!!!

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD