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segunda-feira, 6 de setembro de 2021

2021 - ARTE 3ªSÉRIE A

 2021 - ARTE 3ªSÉRIE A


SEMANA  - 06 A 10/09 - 13 A 17/09 - 20 A 24/09 - 27 A 01/10 - 04/10 A 08/10

 




TEMA: Discutindo a proposta e  elaborando o Projeto com  os estudantes.

CONTEÚDO: MÚSICA

HABILIDADE: 

- Investigar e reconhecer,  por meio da  experimentação as  possibilidades do uso das  tecnologias nas linguagens  artísticas;

HABILIDADES ESSENCIAIS: 

    -Usar linguagens e mídias  em situações de  planejamento e  desenvolvimento de  projetos artísticos musical.   

 PRODUTO FINAL : Apresentação do Projeto Música (Grupo A - Bossa Nova 13/09 - Grupo B - MPB 15/09 - Grupo C - Rock - 14/09).


Dúvidas deixe recado em comentários. 
Aula segunda 7:30h.      
                                                                                                                                                                                                                          Bons Estudos!!                                                                                                      Profª Renatinha
          
                                                                                   
  Consultar Mais Informações abaixo:  

SEMANA 06 A 10/09

 Atividade 6 – Ação Expressiva IV

 Assista os videoclipes indicados abaixo para um momento de apreciação e inspiração para a criação e produção artística musical.

 Assistir os vídeos: (Ativ. Complementar)

 Apreciar as fichas abaixo:

 ​FICHA 3 - ASSUNTO/TEMA/TÍTULO 

 Assunto, tema e título são termos com significados diferentes que causam muita  confusão, principalmente, no contexto de uma redação.

O assunto é mais amplo, uma referência geral a um fato.

O tema está contido no assunto possibilitando uma discussão específica, podendo existir  vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do assunto” futebol” é  possível discutir vários temas como: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, a  demissão de tal técnico etc. 

Em uma produção artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do  artista, ou sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à obra.  

O título é uma síntese, uma sugestão, um enigma e precisa ser criativo sem ser trivial. O  título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra, um termo  poético de algum detalhe contido no trabalho.

No contexto artístico, os títulos são,  geralmente, poéticos sem intenção descritiva ou literal para explicar a obra. Muitas vezes,  encontra-se na etiqueta informativa de uma obra a descrição “Sem Título”. Isso ocorre  quando o artista não deseja fazer a relação da obra com um elemento verbal, não deseja  dar um título à obra. O nome do título funciona como uma montagem na mente do público, uma vez que,  além dos elementos materiais presentes na obra que detonam uma série de sentimentos e  pensamentos, acrescenta-se uma palavra ou frase, que, também, traz outras informações,  relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e outras da obra. De certa  maneira, o título pode influenciar a interpretação da obra. 

A manifestação artística a ser produzida, durante o processo de execução do projeto,  deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da vida pessoal, coletiva ou do  mundo, em que será trabalhado um tema e alguma especificidade desse assunto.

O tema,  na arte, está presente na obra de forma explícita ou implícita. Quando a obra é  interessante, o tema tratado parece ampliar-se para vários outros temas, tornando-se uma  obra aberta permitindo várias interpretações.

Por exemplo, dentro do assunto “A falta de  água em São Paulo”, um fato genérico do qual poderiam surgir várias discussões como o  tema “Os reflexos dessa situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no contexto  do jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o objetivo seria informar ao  público dados verdadeiros sobre o fato em uma linguagem clara e objetiva. 

A arte trabalha com a subjetividade possibilitando uma abertura às interpretações. A  “falta de água em São Paulo” é tratada, nos jornais, por meio da linguagem jornalística,  enquanto numa peça de teatro esses elementos podem estar presentes em segundo  plano, predominando mais as relações individuais, amorosas e políticas que surgem  dentro desse contexto da falta de água.

 Um filme pode parecer que trata apenas do  problema de vida de um indivíduo, mas pode envolver várias discussões, seja sobre  amor, ciência, medicina e outros assuntos, como temas que vão se entrelaçando, mas que  acabam formando um todo sistêmico. 

 O assunto deve ser definido pelo grupo, podendo ter como referência um contexto  social, cultural, científico ou mesmo artístico.

Poderão ser usados como assunto fatos do  próprio contexto da escola, do bairro, da cidade, ou questões pessoais, que são sempre  muito universais, pois afetam a todos.

Para aprofundar o assunto, é importante discutir  com outros professores, além do de arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de  forma descontraída, como um brainstorming, deixando a criatividade fluir.   

  Fonte: Texto elaborado pelos autores especialmente para Orientações Curriculares e Didáticas de Arte –  3a. série do Ensino Médio.   

 FICHA 4: Título do Projeto:    Anotações/

 Observações 

Estudante  Responsável 

Direção artística  Organizar toda elaboração e execução    

Roteirista  Pesquisar informações sobre a temática   Escrever o roteiro de produção   

Desenhista  Projetar o ​Storyboard ​ do videoclipe   

Coreógrafo(s)  Criar uma coreografia   

Músicos  instrumentistas  Manipular instrumentos musicais e/ou  cantar as músicas escolhidas   

Produtores Musicais  Pesquisar e selecionar músicas e imagens  Produzir a Trilha e efeitos sonoros 

Operadores de som  Manipular equipamentos tecnológicos e  aparelhagem de som 

Câmeras  Responsáveis por executar a filmagem   

Figurinista Criar e confeccionar o figurino e adereços   

Iluminador  Pensar e criar um mapa de utilização da luz  Operar todo o sistema de iluminação   

Editores de Vídeo  Fazer a edição das fotos e vídeos de registro  Estruturar a sequência de cenas .             

 SEMANA 13 A 17/09

FICHA 5:  TUTORIAL MOVIE MAKER 

 1.     Abrir o programa ​Movie Maker (obs.:ele apresenta duas versões–a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?!)

2.       2. Clicar em adicionar vídeos e fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas.  Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível mudar a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local que ela deverá ficar. Caso queira repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, clicar na foto e clicar em deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons, vídeos que for utilizar neste projeto, estejam todos na mesma pasta. 

3.      3. No ícone iniciar ​ – clicar em título e créditos para adicionar as informações do projeto.Caso queira mudar a cor de fundo, letra ou fonte, também é possível. No ícone  Ferramentas de vídeo é possível marcar o tempo de passagem da foto, assim como a forma que o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou créditos–se vai surgir pela lateral,vai deslizar na tela etc. ( podendo ser mais ou menos entre3a4 segundos dependendo do que se quer mostrar). Caso tenha texto, a imagem  e texto devem ter o mesmo tempo e, para isso, no ícone ​Ferramentas de texto ​ , você terá as opções para adequar o tempo também. 

4.      4. Para colocar música, clicar em​Adicionar uma música ​ ,escolher um arquivo de música da sua pasta. No ícone​Ferramentas de música ​ , você encontra opções de definição quando a  música começa ou termina, por exemplo, ou mesmo adicionar ​fade in ou ​fade out​ para como a música começa ou termina. 

5.       5. No ícone ​Animações ​ , é possível adicionar como um slide passa para o outro – tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em ​Aplicar a todos ​ . 

6.      6. No ícone ​Efeitos Visuais ​ é possível brincar com as cores e brilho das fotos.

7.       7. No ícone ​Projeto ​ , é possível realçar música, narração, entre outras coisas. 

8.     8.  O ícone ​exibir ​ apresenta formas de ​zoom ​da tela, l​ayout ​ das ondas da música. 

9.      9. Ao iniciar um projeto, clicar em​Salvar projeto – pois dessa forma você pode mexer no  vídeo à vontade. 

10.  10. Ao terminar, clicar em​Salvar filme ​ . A partir desse momento ,não será possível mexer nesse novo arquivo, pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar no Youtube ​ , por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato ​movie maker ​ , esse sim, você poderá mudar quantas vezes quiser. 

11.   11.Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador, entrar na sua conta do ​Gmail e clicar em ​Google Apps, ​ clicar em ​Youtube – Meu canal ​ – Enviar ou ​Upload.

12.    12. Selecione o arquivo de vídeo que você gravou o filme... (obs.: cuidado para não confundir com o arquivo salvo em formato ​movie maker ​ ). 

13.  13. Faça o​upload ​ ,coloque um nome e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é clicar em ​Publicar ​e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.   

 Responda: “O que eu aprendi?”, foram capazes de relatar o  que e como aprenderam sobre as profissões e profissionais ligados à linguagem musical,  pesquisa sonora e produção de um videoclipe. 

 

 SEMANA 20 A 24/09

 Avaliações

SEMANA 27 A 01/10

 Devolutiva das Avaliações

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