2021 - ARTE 3ªSÉRIE A
SEMANA - 06 A 10/09 - 13 A 17/09 - 20 A 24/09 - 27 A 01/10 - 04/10 A 08/10
-Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artísticos musical.
PRODUTO FINAL : Apresentação do Projeto Música (Grupo A - Bossa Nova 13/09 - Grupo B - MPB 15/09 - Grupo C - Rock - 14/09).
SEMANA 06 A
10/09
O assunto é
mais amplo, uma referência geral a um fato.
O tema está
contido no assunto possibilitando uma discussão específica, podendo
existir vários temas dentro de um mesmo assunto. Por exemplo, dentro do
assunto” futebol” é possível discutir vários temas como: Campeonato
Paulista, Campeonato Brasileiro, a demissão de tal técnico etc.
Em uma
produção artística, pode-se entender o tema como a preocupação inicial do
artista, ou sobre o que tratava a referência inicial que deu origem à
obra.
O título é
uma síntese, uma sugestão, um enigma e precisa ser criativo sem ser trivial.
O título pode ser uma simples palavra que faça parte do conteúdo da obra,
um termo poético de algum detalhe contido no trabalho.
No contexto
artístico, os títulos são, geralmente, poéticos sem intenção descritiva
ou literal para explicar a obra. Muitas vezes, encontra-se na etiqueta
informativa de uma obra a descrição “Sem Título”. Isso ocorre quando o
artista não deseja fazer a relação da obra com um elemento verbal, não
deseja dar um título à obra. O nome do título funciona como uma montagem
na mente do público, uma vez que, além dos elementos materiais presentes
na obra que detonam uma série de sentimentos e pensamentos, acrescenta-se
uma palavra ou frase, que, também, traz outras informações,
relacionando-se com as informações visuais, sonoras, táteis e outras da obra.
De certa maneira, o título pode influenciar a interpretação da
obra.
A
manifestação artística a ser produzida, durante o processo de execução do
projeto, deverá ter um assunto, um contexto sobre algum fato da vida
pessoal, coletiva ou do mundo, em que será trabalhado um tema e alguma especificidade
desse assunto.
O
tema, na arte, está presente na obra de forma explícita ou implícita. Quando
a obra é interessante, o tema tratado parece ampliar-se para vários
outros temas, tornando-se uma obra aberta permitindo várias
interpretações.
Por
exemplo, dentro do assunto “A falta de água em São Paulo”, um fato
genérico do qual poderiam surgir várias discussões como o tema “Os
reflexos dessa situação no cotidiano de uma família”. Esse tema, no
contexto do jornalismo, já não poderia ter várias interpretações, pois o
objetivo seria informar ao público dados verdadeiros sobre o fato em uma
linguagem clara e objetiva.
A arte
trabalha com a subjetividade possibilitando uma abertura às interpretações.
A “falta de água em São Paulo” é tratada, nos jornais, por meio da
linguagem jornalística, enquanto numa peça de teatro esses elementos
podem estar presentes em segundo plano, predominando mais as relações
individuais, amorosas e políticas que surgem dentro desse contexto da falta
de água.
Um filme pode parecer que trata apenas
do problema de vida de um indivíduo, mas pode envolver várias discussões,
seja sobre amor, ciência, medicina e outros assuntos, como temas que vão
se entrelaçando, mas que acabam formando um todo sistêmico.
O assunto deve ser definido pelo grupo,
podendo ter como referência um contexto social, cultural, científico ou
mesmo artístico.
Poderão ser
usados como assunto fatos do próprio contexto da escola, do bairro, da
cidade, ou questões pessoais, que são sempre muito universais, pois
afetam a todos.
Para
aprofundar o assunto, é importante discutir com outros professores, além
do de arte, realizar pesquisas e conversar no grupo, de forma
descontraída, como um brainstorming, deixando a criatividade fluir.
Estudante
Responsável
Direção
artística Organizar toda elaboração e execução
Roteirista
Pesquisar informações sobre a temática Escrever o roteiro de
produção
Desenhista
Projetar o Storyboard do videoclipe
Coreógrafo(s)
Criar uma coreografia
Músicos
instrumentistas Manipular instrumentos musicais e/ou cantar as
músicas escolhidas
Produtores
Musicais Pesquisar e selecionar músicas e imagens Produzir a Trilha
e efeitos sonoros
Operadores
de som Manipular equipamentos tecnológicos e aparelhagem de
som
Câmeras
Responsáveis por executar a filmagem
Figurinista Criar
e confeccionar o figurino e adereços
Iluminador
Pensar e criar um mapa de utilização da luz Operar todo o sistema de
iluminação
Editores de
Vídeo Fazer a edição das fotos e vídeos de registro Estruturar a
sequência de cenas .
FICHA 5: TUTORIAL MOVIE MAKER
1. Abrir o programa Movie Maker (obs.:ele apresenta duas versões–a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?!)
2. 2. Clicar em adicionar vídeos e fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas. Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível mudar a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local que ela deverá ficar. Caso queira repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, clicar na foto e clicar em deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons, vídeos que for utilizar neste projeto, estejam todos na mesma pasta.
3. 3. No ícone iniciar – clicar em título e créditos para adicionar as informações do projeto.Caso queira mudar a cor de fundo, letra ou fonte, também é possível. No ícone Ferramentas de vídeo é possível marcar o tempo de passagem da foto, assim como a forma que o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou créditos–se vai surgir pela lateral,vai deslizar na tela etc. ( podendo ser mais ou menos entre3a4 segundos dependendo do que se quer mostrar). Caso tenha texto, a imagem e texto devem ter o mesmo tempo e, para isso, no ícone Ferramentas de texto , você terá as opções para adequar o tempo também.
4. 4. Para colocar música, clicar emAdicionar uma música ,escolher um arquivo de música da sua pasta. No íconeFerramentas de música , você encontra opções de definição quando a música começa ou termina, por exemplo, ou mesmo adicionar fade in ou fade out para como a música começa ou termina.
5. 5. No ícone Animações , é possível adicionar como um slide passa para o outro – tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em Aplicar a todos .
6. 6. No ícone Efeitos Visuais é possível brincar com as cores e brilho das fotos.
7. 7. No ícone Projeto , é possível realçar música, narração, entre outras coisas.
8. 8. O ícone exibir apresenta formas de zoom da tela, layout das ondas da música.
9. 9. Ao iniciar um projeto, clicar emSalvar projeto – pois dessa forma você pode mexer no vídeo à vontade.
10. 10. Ao terminar, clicar emSalvar filme . A partir desse momento ,não será possível mexer nesse novo arquivo, pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar no Youtube , por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato movie maker , esse sim, você poderá mudar quantas vezes quiser.
11. 11.Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador, entrar na sua conta do Gmail e clicar em Google Apps, clicar em Youtube – Meu canal – Enviar ou Upload.
12. 12. Selecione o arquivo de vídeo que você gravou o filme... (obs.: cuidado para não confundir com o arquivo salvo em formato movie maker ).
13. 13. Faça oupload ,coloque um nome e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é clicar em Publicar e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.
Responda: “O que eu aprendi?”, foram capazes de relatar o que e como aprenderam sobre as profissões e profissionais ligados à linguagem musical, pesquisa sonora e produção de um videoclipe.
SEMANA 27 A
01/10
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