Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

2021 L PORTUGUESA - 3ª SÉRIE

 

2021 L PORTUGUESA - 3ª SÉRIE

POSTAGEM EM: 16/11/2021

ENTREGA: VISTO NA AULA DE 18/11/2021





Conteúdo para estudo para debates e análise na próxima aula.

Conteúdo para estudo I

Habilidade: "Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil"

Objetivo da aula: "Identificar traços culturais de matriz africana fornecidos pela mídia e literatura e apresentar biografias e obras significativas de autoras que tiveram representatividade feminina nas literaturas africana e afrodescendente.

Assita a aula abaixo e faça um mapa mental em seu caderno:

CLIQUE AQUI


Conteúdo para estudo  II

Habilidade: "Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil"

Objetivo da aula: "Conhecer a relação entre países que têm a língua portuguesa como oficial e a importância do ensino da cultura africana e afro-brasileira, de maneira a resgatar a luta dos negros no Brasil e a sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.

Assista a aula abaixo:

CLIQUE AQUI


Conteúdo para estudo III

Habilidade: "Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil"

Objetivo da aula: "Conhecer a relação entre países que têm a língua portuguesa como oficial e a importância do ensino da cultura africana e afro-brasileira, de maneira a resgatar a luta dos negros no Brasil e a sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.


Assista a aula abaixo e responda as questões em seu caderno.

CLIQUE AQUI

Para responder as questões, acompanhe a Sequência de Atividades 1

Aulas 3: Planejando um mural literário coletivo: representação feminina nas literaturas africana e afro brasileira.

Atividades propostas: páginas 4 a 6.

1) Podemos afirmar que as literaturas africanas...

a) Por pertencerem ao mesmo continente, são semelhantes.

b) A princípio, representavam fielmente a literatura europeia, por causa do processo de colonização.

c) Foram construídas a partir da cultura africana.

2) Como se constituía a África pré-colonial?

a) Não havia uma cultura específica, o que facilitou o domínio europeu.

b) Durante a colonização, os africanos foram minimizados, o que resultou na união de diversos povos autóctones para combater o invasor europeu.

c) As estruturas da formação socieconômica eram complexas, formadas por diferenças culturais e com sistemas próprios de governo.

3) No processo de dominação da África, um dos instrumentos de dominação utilizados pelos portugueses foi...

a) A adoção da língua portuguesa como oficial.

b) O desenvolvimento industrial que levou os africanos à situação de operários.

c) A reorganização social dos povos africanos pelo processo de miscigenação.

4) Assinale a alternativa em que se reforça a importância da oralidade para o resgate da cultura africana.

a) "A busca por uma nacional Desperta! O teu dormir já foi mais que terreno/ Ouve a voz do Progresso, este outro nazareno / Que a mão te estende e diz: / África surge et ambula!" (Rui de Noronha).

b) "A mampsincha / é um fruto africano / rasteiro ali onde nasce / e cresce de cor verde" (José Craverinha).

c) "Aquilo que eu sei / alguém me legou / Pai palavra / Mãe Palavra / Palavra anterior / vem e transforma já o meu futuro" (Ruy Duarte de Carvalho).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD