TEMA: Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte
SEMANA: 29/06 A 03/07 - MÚSICA
CONTEÚDO: Projeto de poéticas pessoais ou colaborativas.
HABILIDADE: Inventar e
elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar
e/ou do seu entorno, no segundo semestre.
PRODUTO FINAL: Anexar o vídeo criado e editado no Google
forms, (o link está na ativ. 3)
DATA DE ENTREGA: 06/07
Dúvidas, registre nos Comentários deste post.
Plantão de dúvidas, terça-feira 13h00
Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo:
SEMANA 29/06 A 03/07 - MÚSICA
Atividade 1 – Sondagem
Conhecer o repertório pessoal dos
estudantes.
Quais são os estilos musicais, músicas,
intérpretes ou compositores preferidos dos estudantes.
Responder
as questões abaixo, pensando apenas em você pois devido a Pandemia não temos o resultado do
coletivo.
1.Escolheram mais artistas de MPB, rock, música instrumental, música clássica, música étnica, música sertaneja, samba, pagode? Por quê? Houve alguma música que não se encaixou em nenhuma dessas categorias? Por quê?
2.Compositores foram citados ou se lembraram mais de intérpretes? Quais foram os mais lembrados? Por quê? Quais as hipóteses para justificar a análise? A mídia é um ponto forte nas preferências demonstradas?
3.As músicas falam de amor, da vida cotidiana, de política, de temas mais gerais, de sonoridades, ou do povo brasileiro?
4.São artistas brasileiros, estadunidenses, europeus, ou latino-americanos? Músicas antigas ou atuais? Alguém terá lembrado de algum instrumentista?
29
5. Identificam as marcas pessoais de alguns compositores ou intérpretes? Percebem que há poéticas, modos singulares de operar com a linguagem da música e de se comunicar por meio dela? Como você imagina que o artista vive um processo de criação musical?
· - Hermeto
Pascoal (vida e obra) - Pesquise e registre no seu caderno informações importantes do artista.
· - Tom Jobim(vida e obra) - Pesquise e registre no seu caderno informações importantes do artista.
ESCREVER, no caderno de desenho a definição de:
1)Coleta sensorial - Ação investigativa que, por meio dos sentidos, alimenta o repertório individual, tanto no cotidiano como na produção artística. As referências físicas e sensoriais registradas na memória (individual e coletiva) movem o pensamento, ativam sensações e enriquecem nossa bagagem cultural, consistindo em um novo olhar apreciativo sobre o já conhecido.
2)Poética pessoal - Marca a singularidade da obra de um artista, amalgamada a suas crenças, gostos e repertório, localizada em um tempo e em um espaço que inevitavelmente o afetam. O projeto poético de um artista, embora detenha sua marca singular, está em permanente processo de invenção.
Atividade 3: Ação expressiva I
Identificação do tema
principal, dos momentos em que esses trechos podem ser inseridos, e a organização em
uma sequência, transformando-os em uma nova interpretação, que
também pode ser cantada e/ou tocada, se houver possibilidade.
Caso os tenham alguma
dificuldade em imaginar como seriam os trechos de música colados uns aos
outros, assista abaixo pout-pourri.
Assistir
os vídeos
Editar
a produção musical, utilizando o programa gratuito Audacity. Há
um tutorial
de como ele funciona: Assista o vídeo no link:
Responder
no caderno do aluno o
que eu aprendi.
BONS ESTUDOS!!!!
PROFª RENATINHA
DÚVIDAS, deixe em comentários, ou no plantão de ARTE, terça-feira 13:00h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD