ARTE - 1ªSÉRIE
SEMANA - 15 a 19/02
- Como elaborar: Portfólio individual dos
estudantes.
- O corpo fala:
combatendo preconceitos.
HABILIDADE
Ø EM13LGG103 (essencial) - Analisar o funcionamento das linguagens, para
interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses
(visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Pesquisa: Conforme orientação no caderno do aluno (Momento 3 pag. 12), pesquisar de acordo com seu grupo, Artes visuais, Dança, Música,Teatro,em livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, internet e/ ou outras ferramentas disponíveis na sua casa. Essa pesquisa será socializada na próxima aula de Arte.
Ø SEMANA DE 15 A 19/02
p Portfólio, O QUE É?COMO FAZER?
a Acesse os links abaixo:
P Prepare ou uma pasta ou um caderno de desenho para ser seu Portfólio, use a sua criatividade, podem separar por Linguagens Artísticas (Arte, Dança, Música e Teatro), tudo que você realizar de ARTE, fora do caderno do aluno deve estar em seu portfólio.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
MOMENTO 1 - A GRAMÁTICA ARTICULADORA DA ARTE – VISUAL, VERBAL, SONORA, GESTUAL.
Sondagem: Conversa com a turma investigando quais foram os conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas por eles durante o Ensino Fundamental, realizando questionamentos indicados no caderno do aluno (pag. 9), e outros que achar pertinentes.
Leitura e escrita no caderno: Textos com estrutura de cada linguagem da ARTE.
Responder: Cad. Aluno pag. 9
MOMENTO 2 – O SER HUMANO UTILIZA O SEU CORPO DESDE A PRÉHISTÓRIA ATÉ OS DIAS ATUAIS PARA CRIAR, PRODUZIR, INTERPRETAR, DIVULGAR, ACESSAR E APRECIAR ARTE.
Estudante, neste momento, você vai analisar, refletir e registrar no seu portfólio suas considerações pessoais, com foco na questão norteadora - “Como se constroem as visões sobre o corpo e sua relação com o Universo da Arte”, por meio de reflexões e de observações de imagens indicadas abaixo:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Fonte: Enock Vilela Moraes. Escultura. Lorena/SP. 2020.
Responder: 1 a 5, pag.10,11 e 12.
MOMENTO 3 – DESAFIO 1 – EM CASA: A SALA DE AULA INVERTIDA (OU FLIPPEDCLASSROOM).
Na próxima aula os estudantes vão apresentar o formato “Sala de aula invertida”, a pesquisa abaixo.
Pesquisar:
Em livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, internet e/ ou outras ferramentas disponíveis na sua casa.
Grupos 1 e 2 – (Do número 1 ao 10) Artes visuais – Artista plástico, ponto, linha, forma, plano, superfície, textura, volume, teoria da cor, técnicas, materiais, ferramentas e procedimentos artísticos.
Grupos 3 e 4 – (Do número 11 ao 20)Dança – Bailarino, coreografia, espaço físico da dança, movimento do corpo, música (som ou silêncio), palco (convencional e/ou não convencional), plateia, notação coreográfica.
Grupos 5 e 6 -(Do número 21 ao 30) Música – Músico, melodia, harmonia, ritmo, partitura, naipe dos instrumentos musicais, canto, coral, classificação de timbres da voz humana.
Grupos 7 e 8 – (Do número 31 ao 40)Teatro – Ator, texto dramático, encenação, palco (convencional e/ou não convencional), plateia, figurino, cenário, sonoplastia, gestualidade cênica.
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Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
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Equipe MD