Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 

ARTE - 1ªSÉRIE





SEMANA  - 15 a 19/02

TEMA

- Como elaborar: Portfólio individual dos estudantes.

O corpo fala: combatendo preconceitos.

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Funcionamento das linguagens.

HABILIDADE

Ø  EM13LGG103 (essencial) - Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

PRODUTO FINAL

Pesquisa: Conforme orientação no caderno do aluno (Momento 3 pag. 12), pesquisar de acordo com seu grupo,  Artes visuais, Dança, Música,Teatro,em livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, internet e/ ou outras ferramentas disponíveis na sua casa. Essa pesquisa será socializada na próxima aula de Arte.



Dúvidas, deixe em comentários.
Ou no privado do whatsapp, grupo de Arte ou durante a aula.      
                                                                                                                                                                                                             Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                     
                                                                                                         PROFª RENATINHA
Mais informações:

Ø  SEMANA DE 15 A 19/02

Portfólio, O QUE É?COMO FAZER?

a  Acesse os links abaixo:

Como elaborar um portfólio  

10 modelos de portfólio

Ø   Portfólio escolar

 P  Prepare ou uma pasta ou um caderno de desenho para ser seu Portfólio, use a sua criatividade, podem separar por Linguagens Artísticas (Arte, Dança, Música e Teatro), tudo que você realizar de ARTE, fora do caderno do aluno deve estar em seu portfólio.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1    

Tema: O corpo fala: combatendo preconceitos.

Questão norteadora: Como se constroem as visões sobre o corpo?
 
MOMENTO 1 - A GRAMÁTICA ARTICULADORA DA ARTE – VISUAL, VERBAL, SONORA, GESTUAL.
 
Sondagem: Conversa com a turma investigando quais foram os conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas por eles durante o Ensino Fundamental, realizando  questionamentos indicados no caderno do aluno (pag. 9), e outros que achar pertinentes.
 
Leitura e escrita no caderno: Textos com estrutura de cada linguagem da ARTE.

Artes visuais – o ponto; a linha; a forma; o plano; a superfície; a textura; o volume; a luz, teoria das cores aplicadas, relação entre figura e fundo. 
Teatro – o texto dramático; a encenação; o tipo de palco (convencional e/ou não convencional); a plateia; os figurinos; o cenário; a sonoplastia; os gestos. 
Música – a melodia; a harmonia; a partitura; os instrumentos musicais convencionais e não convencionais; a voz humana, os sons corporais. 
Dança – o corpo do bailarino, a coreografia (sequência de movimentos de dança); o espaço físico onde a dança acontece; os movimentos do corpo, a sincronização coreográfica de movimentos, as músicas (som ou silêncio); o palco (convencional e/ou não convencional), o figurino, o cenário. 
 
 Em seguida, vou apresentar, algumas imagens estáticas e outras em movimento das linguagens de artes visuais, dança, música e teatro, instigando a curiosidade e colocando-os em contato com os conceitos das linguagens – visual, verbal, sonora e gestual.






 
Responder: Cad. Aluno pag. 9
 
MOMENTO 2 – O SER HUMANO UTILIZA O SEU CORPO DESDE A PRÉHISTÓRIA ATÉ OS DIAS ATUAIS PARA CRIAR, PRODUZIR, INTERPRETAR, DIVULGAR, ACESSAR E APRECIAR ARTE.
 
Estudante, neste momento, você vai analisar, refletir e registrar no seu portfólio suas considerações pessoais, com foco na questão norteadora - “Como se constroem as visões sobre o corpo e sua relação com o Universo da Arte”, por meio de reflexões e de observações de imagens indicadas abaixo:
 
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Fonte: Enock Vilela Moraes. Escultura. Lorena/SP. 2020.
 
Responder: 1 a 5, pag.10,11 e 12.
 
MOMENTO 3 – DESAFIO 1 – EM CASA: A SALA DE AULA INVERTIDA (OU FLIPPEDCLASSROOM).
 
Na próxima aula os estudantes vão apresentar o formato  “Sala de aula invertida”, a pesquisa abaixo.
 
Pesquisar:
Em livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, internet e/ ou outras ferramentas disponíveis na sua casa.
 
Grupos 1 e 2(Do número 1 ao 10) Artes visuais – Artista plástico, ponto, linha, forma, plano, superfície, textura, volume, teoria da cor, técnicas, materiais, ferramentas e procedimentos artísticos.
Grupos 3 e 4(Do número 11 ao 20)Dança – Bailarino, coreografia, espaço físico da dança, movimento do corpo, música (som ou silêncio), palco (convencional e/ou não convencional), plateia, notação coreográfica.
Grupos 5 e 6 -(Do número 21 ao 30) Música – Músico, melodia, harmonia, ritmo, partitura, naipe dos instrumentos musicais, canto, coral, classificação de timbres da voz humana.
Grupos 7 e 8(Do número 31 ao 40)Teatro – Ator, texto dramático, encenação, palco (convencional e/ou não convencional), plateia, figurino, cenário, sonoplastia, gestualidade cênica.

Bons Estudos!!!!

Dúvidas, grupo de Arte no whatsapp (privado), ou na aula de Arte pelo meet.

Profª Renatinha

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD