Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

2021 ARTE - 1ªSÉRIE

 2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 



 SEMANA  - 27/05 - 03/06 (FERIADO) - 10/06 - 17/06

TEMA 

O corpo fala: combatendo preconceitos.

OBJETOS DO CONHECIMENTO

 Patrimônio artístico e processos de legitimação. 

 HABILIDADE:
EM13LGG601 – Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
EM13LGG704 – Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

 COMPETÊNCIA 6:Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
COMPETÊNCIA 7: Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva
 
PRODUTO FINAL: (AGUARDAR AULA DO DIA 10/06 PARA REALIZAR)

TEATRO: DOUTORES DA ALEGRIA

- CONSTRUIR O SEU CLOWN - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 


PARA ENVIAR 2ª ATIVIDADE FORMATIVA DE ARTE CLIQUE NO LINK DA SUA SALA ABAIXO:


2ª Formativa Arte 1ªsérie A


2ª Formativa de Arte 1ªsérie B


2ª Formativa de Arte 1ªsérie C





DATA FINAL DA ENTREGA: 17/06



Dúvidas, deixe em comentários.
Ou no privado do whatsapp, grupo de Arte ou durante a aula.      
                                                                                                                                              Bons Estudos!!  
                                                                      Profª Renatinha 
Mais informações abaixo:

SEMANA DE 03/06 (SERÁ FERIADO) ESSA AULA SERÁ DADA 10/06

 MOMENTO 3 – TEATRO: FORMAÇÃO DE PÚBLICO – O CORPO EXPECTADOR

Estudante, abaixo seguem 7 questões (PAG. 15) que nortearão as discussões. Leia atentamente, faça suas observações e participe ativamente do debate colocando seus pontos de vista. Para ampliar seu discurso argumentativo sobre o processo de formação de público, após o debate, registre em seu portfólio suas considerações.

 Responder: Questões da pag. 15 no caderno.

MOMENTO 4 – TEATRO: DOUTORES DA ALEGRIA – CONSTRUINDO O SEU CLOWN

 Estudante, para iniciar esse momento, faça  leitura compartilhada do texto e escute atentamente a explicação do professor sobre os conceitos de improvisação, pantomima, mímica e Commédia Dell’arte. Em seguida, após explorar e criar um jeito básico de andar para o seu clown, que tal em grupo, planejar possibilidades de atuação social, política, artística e/ou cultural para auxiliar pessoas do entorno da comunidade escolar a enfrentar desafios contemporâneos?

 2.       Leitura Compartilhada:

3.       Conceitos: Improvisação, Pantomima, Mímica

4.       Commedia Dell’arte, PPT (criado pela profª Renatinha) Clique abaixo:

 PPT Commedia Dell´Arte  

 Realizaremos a atividade 6 da pag. 23.

 JUNHO

 SEMANA DE 17/06

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

 MOMENTO 1 – MÚSICA – ENFRENTANDO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – COMO OS PROJETOS SOCIAIS DE MÚSICA PODEM AJUDAR OS JOVENS A BUSCAR POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, POLÍTICA, ARTÍSTICA E CULTURAL?

 (Não será possível devido a pandemia) - realizar atividades chamada Rotação por Estações.

 Realizaremos o estudo das estações juntos, durante a aula por google meet. (Pag. 16 e 17)

 Responder: No caderno de desenho os questionamentos da pag. 17.

  MOMENTO 2 – DESAFIO EM CASA – ARTES VISUAIS: GRAFITE – IMPORTANTE FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL, CULTURAL E ARTÍSTICA

 NÃO SERÁ REALIZADO DEVIDO A PANDEMIA NA ESCOLA OU NA RUA, REALIZAREMOS EM FOLHA DE CADERNO E SOCIALIZAREMOS DURANTE A AULA.

 MOMENTO 3( CASA) – DANÇA: ENFRENTANDO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – COMO PROJETOS CULTURAIS DE DANÇA INCLUSIVA, ESCOLAS DE ARTE, FUNDAÇÕES E CENTROS CULTURAIS PODEM AJUDAR OS JOVENS TALENTOS.

 Análise: Situação Problema da pag. 19.

 Responder: Questionamentos da pag. 20.

 Que será desenvolvida em 4 grupos.(profº irá explicar em aula).

 6) Atividades artísticas adaptadas: Pensar na adaptação de algumas atividades artísticas para atender ao público com deficiência (visual, auditiva física e intelectual). O Momento 4 – NA MIRA DO OLHAR do componente Língua Portuguesa, o Momento 2 – A Dança e a Igualdade de direitos! Vamos conhecer? do componente Educação Física, e o Momento 4 do componente Língua Inglesa trazem informações e conhecimentos importantes sobre inclusão, que podem auxiliar na elaboração dessas atividades adaptadas.


Bons Estudos!!!


Dúvidas, na aula de Arte, toda quinta-feira de acordo com horário da sua turma.


Profª Renatinha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD