Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 

 2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 




 SEMANA  - 06 A 10/09 - 13 A 17/09 - 20 A 24/09 - 27 A 01/10 - 04/10 A 08/10

TEMA : 
Como utilizar a tecnologia de forma ética e consciente”

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADE: (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA  7: Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

PRODUTO FINAL: SARAU 

DATA FINAL DA ENTREGA03 A 10/09 (DE ACORDO COM O CRONOGRAMA POSTAGEM SERÁ NO INSTAGRAM)


Dúvidas, deixe em comentários, ou no privado do whatsapp, grupo de Arte ou durante a aula toda quinta-feira.
                                                                                                                                                                                         Bons Estudos!!  

                                                                                             Profª Renatinha 

Dúvidas, no privado do whatsapp ou na aula pelo meet, quinta-feira.


Mais informações abaixo:

Calendário:

 

AGOSTO

 

SEMANA DE 02 A 06/08 

 

- ACOLHIMENTO

 

SEMANA DE 09 A 13/08 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

 

“O uso da tecnologia no mundo contemporâneo”

 

Tema: A DANÇA EM TELEMÁTICA

Questão norteadora: Como utilizar a tecnologia de forma ética e consciente”

 

MOMENTO 1 - Estudante, o professor vai propiciar momentos importantes para iniciar seu percurso de aprendizagem neste semestre.

 

- Leitura de texto e apreciação de imagens estáticas: (PAG. 5)

 

- Telemática

- Motion capture

 

- Apreciação de imagens em movimento:

 

Nos links abaixo:

 

TV UFBA especial (2014) - Ivani Santana e a Dança Telemática. disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=yNEE4nnliFU Acesso em: 27 out. 2020. InTOQue - Dança telemática. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f2T4zinfQi4 Acesso em: 27 out. 2020.

Versus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B_Zb6-pBom0  Acesso em: 27 out. 2020.

 

- Para casa: Responder os questionamentos ( Pag. 6), no seu Portfólio.

 

MOMENTO 2 – ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE. 

 

Estudante, inicie a atividade lendo atentamente o texto indicado e observando as imagens.

 

- Leitura : Texto (pag. 7 ).

- Leitura de imagens:

Imagem 1. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/arte-rupestre-colono-%C3%A1frica-antigos-2755159/Acesso em: 10 nov. 2020. Imagem 2. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/telefone-celular-smartphone-3d-1875813/

Acesso em: 10 nov. 2020.

 

SEMANA DE 16 A 20/08 

 

CONTINUAÇÃO

 

MOMENTO 2 – ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE. 

 

 -Reflexão e debate sobre os principais tópicos apontados nas questões que se referem à arte e à tecnologia, desde os tempos das cavernas - Arte Rupestre, até a contemporaneidade - Arte Digital.

 

Em seguida, faça a produção de um vídeo-minuto, seguindo o roteiro de criação indicado, apresentando uma linha do tempo com a temática - Arte e Tecnologia: da Arte Rupestre a Arte Digital.

 

 - Para casa: Produção de um vídeo-minuto

 

- Socialização no Instagran da Escola: Organize junto com seus colegas e professor uma mostra (física e/ou virtual) e socialização dos vídeos produzidos.

 

Seguindo o roteiro da pag. 7

 

SEMANA DE 23 A 27/08

 

MOMENTO 3 – A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE ILUMINAÇÃO NO TEATRO E A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRODUÇÕES TEATRAIS.

 

Estudante, a proposta deste momento está dividida em duas etapas. Na primeira, individualmente, você vai ampliar seu repertório cultural, apropriando-se de informações e conhecimentos sobre a história da iluminação no teatro e a utilização das tecnologias nas produções teatrais.

 

 - Leia atentamente os textos: indicados a seguir, participe ativamente da leitura compartilhada, reflita e registre em seu caderno suas considerações sobre como a utilização de tecnologias diversas modificou a forma de produzir e apreciar um espetáculo teatral. (pag. 8,9 e 10).

 

-Teatro Grego e Romano

-Teatro na Idade Média

-Teatro na Renascença

-Teatro Elisabetano

- Teatro e a utilização de candelabros

-Curiosidades históricas I

-Teatro na era dos lampiões

-Curiosidades históricas II

-Teatro na era do gás

-As vantagens da utilização do gás na iluminação cênica

As desvantagens da utilização do gás na iluminação cênica

-Teatro e a invenção da luz elétrica

-Curiosidades históricas III

-Teatro e as mudanças radicais

-Teatro e a utilização de mesas de controle de iluminação

 

Na segunda etapa, em grupo.

 

Registrem em seu portfólio: As etapas do planejamento de um espetáculo com foco nas tecnologias utilizadas no Teatro Contemporâneo - Vídeo Cenários, Atores Virtuais, Aplicativos, Dublagem, Efeitos especiais de iluminação.

 

-TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO

- ETAPAS PARA O PLANEJAMENTO DE UM ESPETÁCULO

 

TAREFA DE CASA: , Pesquise em livros, revistas, jornais e internet, informações e imagens sobre a origem, conceito e funcionalidade de ferramentas e equipamentos musicais e registre em seu portfólio pontos importantes do conhecimento pesquisado.

Estudante, antes de discutir e socializar informações sobre a música e o desenvolvimento de tecnologias na área musical.

 

 

SETEMBRO

 


SEMANA 06 A 10/09

 

MOMENTO 2 – TEATRO – O TEXTO DRAMÁTICO – THEATER - THE DRAMATIC TEXT

 

Estudante, a proposta para este momento:

-Escrita de um texto teatral inspirado nas imagens e na temática – halloween.

-Roteiro da Pesquisa (pag. 15): Utilizando o roteiro indicado, seus conhecimentos de língua inglesa, ferramentas e recursos tecnológicos.

 

- Socialização: Após a criação do texto, em grupo, leia os textos produzidos por seus colegas, discuta e participe da escolha de um para ser encenado.

 

MOMENTO 3 – MÚSICA: GÍRIAS MAIS USADAS NAS LETRAS DE MÚSICAS DE RAP E HIP-HOP - MOST USED SLANG FOR RAP AND HIP-HOP LYRICS

 

Estudante, conhecer o significado das gírias mais usadas nas letras de músicas de Rap e Hip-Hop, mesmo sendo um modo muito informal de se falar inglês, pode aumentar seu vocabulário e melhorar o seu entendimento sobre as letras, principalmente se você gosta desse estilo de música.

 

-Apreciar o quadro de palavras e seu significado (pag. 17).

 

- Para casa: Criar em dupla: Uma playlist de música, com  estilo da (pag. 16) cad. aluno. utilizando a tecnologia de forma ética e consciente. Lembre-se que a ideia do registro reflete a nossa memória, a nossa prática, a nossa aprendizagem, bem como material de estudo, possibilitando a nossa autoavaliação. O registro permite a revisitação das atividades sempre que necessário e agrega elementos novos para aprimorar nossos conhecimentos.

 

SEMANA 13 A 17/09

 

MOMENTO 4: DANÇA: SE VOCÊ TROPEÇAR, FAÇA DISTO PARTE DA DANÇA - IF YOU STAMBLE, MAKE IT PART OF THE DANCE

 

Estudante, a dança de rua, ou Street Dance possui um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados com diferentes características: Movimentos coreografados, fortes, sincronizados e harmoniosos, rápidos, simétricos e assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros, entre outros.

 

Pesquisa em grupo (serão 5 grupos): Pesquise e registre as informações no seu portfólio individual sobre os estilos de danças indicados para o seu grupo.

Orientação na (pag. 18).

 

Criar uma apresentação coreográfica: Juntos criem uma apresentação coreográfica tendo como fio condutor a frase: Se você tropeçar, faça disto parte da dança - If you stamble, make it part of the dance, utilizando os movimentos destes estilos. (filmar e enviar no email da professora Renatinha fjprenata@gmail.com.

 

SEMANA 20 A 24/09

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

 

MOMENTO 1 – ARTES VISUAIS: APRECIAR, FRUIR E PRODUZIR – PINTURA

 

Estudante, participe ativamente desse momento de Apreciação e Fruição Estética, observando e analisando pinturas de artistas nacionais e mundiais.

 

- Observação e Leitura de imagens (pag. 19): Registre em seu portfólio os questionamentos, suas reflexões e considerações sobre o material apreciado.

 

- Para casa: Fazer: Uma pintura, escolha uma técnica (óleo, aquarela, guache, giz de cera, entre outras) e selecione materiais, ferramentas e suportes. Essa produção poderá ser também digital, utilizando diversas ferramentas como: computador, tablet e smartphone.

 

Socialização: Finalizado o processo criativo, organize junto ao seu professor e colegas uma exposição física e/ ou virtual dos trabalhos. (Instagran da escola)

 

MOMENTO 2 - MÚSICA: ARRANJO MUSICAL Estudante, participe ativamente desse momento de apreciação e fruição estética musical.

 

- Assista aos vídeos e/ou escute os áudios: Que o seu professor vai apresentar, observando e ouvindo, atentamente, as explicações e variações existentes nas diversas formas de execução de uma mesma melodia e seus arranjos musicais.

 

Para casa Pesquisa: Para entender com mais profundidade como se faz um arranjo musical, você, em casa, fará uma pesquisa sobre teoria musical, harmonia, instrumentação, ritmos, formas, estilos, pesquisando os vários elementos que podem ser mexidos num arranjo musical, tais como: a forma musical, instrumentação, caráter, tonalidade, rítmica, contraponto, dinâmica, estilo e andamento.

 

MOMENTO 3 - TEATRO: APRECIAR, FRUIR E PRODUZIR - TEATRO DO ABSURDO

 

Estudante, esta atividade está dividida em três momentos:

 

- Apreciação e fruição estética. Seu professor irá indicar alguns espetáculos teatrais, de vários gêneros, para que você possa apreciar. Observe as imagens, leia os textos, assista a tudo atentamente percebendo como acontecem a encenação, os figurinos, a maquiagem, o cenário, a sonoplastia, os gestos dos atores, a entonação das vozes nas falas, o texto, a utilização de tecnologias digitais na produção, entre outros. (pag. 20)

 

- Apreciação do texto dramático

- Apreciação do Espetáculo teatral

 

MOMENTO 4 - DESAFIO EM CASA: DANÇA: APRECIAR, FRUIR E PRODUZIR - MOVIMENTO DANÇADO.

 

Estudante, em casa, observe atentamente as imagens estáticas e os vídeos indicados. Tente lembrar o que você já aprendeu no Ensino Fundamental e nos bimestres anteriores sobre a linguagem da dança, aproveitando esse conhecimento para realizar movimentos corporais e dançar.

 

Fazer:  uma enquete em sua rede social, familiar e escolar sobre as experiências individuais e coletivas vivenciadas na escola e em outros contextos (festas, bailes, academias, entre outros), da prática de dança e de movimentos corporais que as pessoas costumam realizar no seu cotidiano.

 

Convergência Ed. Física

 

É importante que você revisite a Situação de Aprendizagem 3 de Educação Física, pois ela traz, em todos os seus momentos, informações e conhecimentos sobre dança que irão auxiliar o desenvolvimento de suas atividades artísticas. Após realizar a atividade proposta.

 

Registre:  Em seu portfólio suas considerações, o que foi mais difícil na prática da dança e o que chamou mais sua atenção na enquete.

 

SEMANA 27 A 01/10

 

Avaliações

 

SEMANA DE 04/10 A 08/10

 

SEI – SEMANA  DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD