2021 - ARTE 1ªSÉRIE
SEMANA - 06 A 10/09 - 13 A 17/09 - 20 A 24/09 - 27 A 01/10 - 04/10 A 08/10
Dúvidas, no privado do whatsapp ou na aula pelo meet, quinta-feira.
Calendário: AGOSTO SEMANA DE 02 A 06/08 - ACOLHIMENTO SEMANA DE 09 A 13/08 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 “O uso da tecnologia no
mundo contemporâneo” Tema: A DANÇA EM
TELEMÁTICA Questão
norteadora: Como utilizar a tecnologia de forma ética e consciente” MOMENTO 1
- Estudante, o professor vai propiciar momentos importantes para iniciar seu
percurso de aprendizagem neste semestre. - Leitura de texto e apreciação de imagens estáticas:
(PAG. 5) - Telemática - Motion
capture - Apreciação de imagens em movimento: Nos links
abaixo: TV UFBA
especial (2014) - Ivani Santana e a Dança Telemática. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yNEE4nnliFU
Acesso em: 27 out. 2020. InTOQue - Dança telemática. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f2T4zinfQi4
Acesso em: 27 out. 2020. Versus.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B_Zb6-pBom0
Acesso em: 27 out. 2020. - Para casa: Responder os questionamentos ( Pag. 6), no seu Portfólio. MOMENTO 2
– ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA
TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE. Estudante,
inicie a atividade lendo atentamente o texto indicado e observando as
imagens. - Leitura : Texto
(pag. 7 ). - Leitura de imagens: Imagem 1.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/arte-rupestre-colono-%C3%A1frica-antigos-2755159/Acesso
em: 10 nov. 2020. Imagem 2. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/telefone-celular-smartphone-3d-1875813/ Acesso em: 10
nov. 2020. SEMANA DE 16 A 20/08 CONTINUAÇÃO MOMENTO 2
– ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA
TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE. -Reflexão e
debate sobre os principais tópicos
apontados nas questões que se referem à arte e à tecnologia, desde os tempos
das cavernas - Arte Rupestre, até a contemporaneidade - Arte Digital. Em seguida,
faça a produção de um vídeo-minuto, seguindo o roteiro de criação indicado, apresentando uma linha do
tempo com a temática - Arte e Tecnologia: da Arte Rupestre a Arte Digital. - Para casa: Produção de
um vídeo-minuto - Socialização no Instagran da Escola: Organize
junto com seus colegas e professor uma mostra (física e/ou virtual) e socialização dos vídeos
produzidos. Seguindo o
roteiro da pag. 7 SEMANA DE 23 A 27/08 MOMENTO 3
– A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE ILUMINAÇÃO NO TEATRO E A
UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRODUÇÕES TEATRAIS. Estudante, a
proposta deste momento está dividida em duas etapas. Na primeira,
individualmente, você vai ampliar seu repertório cultural, apropriando-se de
informações e conhecimentos sobre a história da iluminação no teatro e a
utilização das tecnologias nas produções teatrais. - Leia atentamente
os textos: indicados a seguir,
participe ativamente da leitura compartilhada, reflita e registre em seu
caderno suas considerações sobre como a utilização de tecnologias diversas
modificou a forma de produzir e apreciar um espetáculo teatral. (pag. 8,9 e
10). -Teatro Grego
e Romano -Teatro na
Idade Média -Teatro na
Renascença -Teatro
Elisabetano - Teatro e a
utilização de candelabros -Curiosidades
históricas I -Teatro na
era dos lampiões -Curiosidades
históricas II -Teatro na
era do gás -As vantagens
da utilização do gás na iluminação cênica As
desvantagens da utilização do gás na iluminação cênica -Teatro e a
invenção da luz elétrica -Curiosidades
históricas III -Teatro e as
mudanças radicais -Teatro e a
utilização de mesas de controle de iluminação Na segunda etapa, em grupo. Registrem em seu
portfólio: As etapas do planejamento de um espetáculo com foco nas
tecnologias utilizadas no Teatro Contemporâneo - Vídeo Cenários, Atores
Virtuais, Aplicativos, Dublagem, Efeitos especiais de iluminação. -TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO - ETAPAS PARA O PLANEJAMENTO DE UM ESPETÁCULO TAREFA DE CASA: , Pesquise em livros,
revistas, jornais e internet, informações e imagens sobre a origem, conceito
e funcionalidade de ferramentas e equipamentos musicais e registre em seu
portfólio pontos importantes do conhecimento pesquisado. Estudante, antes de discutir e socializar
informações sobre a música e o desenvolvimento de tecnologias na área musical. SETEMBRO SEMANA 06
A 10/09 MOMENTO 2
– TEATRO – O TEXTO DRAMÁTICO – THEATER - THE DRAMATIC TEXT Estudante, a
proposta para este momento: -Escrita de um texto teatral inspirado nas imagens e na
temática – halloween. -Roteiro
da Pesquisa (pag. 15): Utilizando o roteiro indicado, seus conhecimentos
de língua inglesa, ferramentas e recursos tecnológicos. - Socialização: Após a criação do texto, em grupo,
leia os textos produzidos por seus colegas, discuta e participe da escolha de
um para ser encenado. MOMENTO 3
– MÚSICA: GÍRIAS MAIS USADAS NAS LETRAS DE MÚSICAS DE RAP E HIP-HOP - MOST
USED SLANG FOR RAP AND HIP-HOP LYRICS Estudante,
conhecer o significado das gírias mais usadas nas letras de músicas de Rap e
Hip-Hop, mesmo sendo um modo muito informal de se falar inglês, pode aumentar
seu vocabulário e melhorar o seu entendimento sobre as letras, principalmente
se você gosta desse estilo de música. -Apreciar o quadro de palavras e seu significado
(pag. 17). - Para casa: Criar em dupla: Uma playlist de música, com estilo da (pag. 16) cad. aluno. utilizando
a tecnologia de forma ética e consciente. Lembre-se que a ideia do registro
reflete a nossa memória, a nossa prática, a nossa aprendizagem, bem como
material de estudo, possibilitando a nossa autoavaliação. O registro permite
a revisitação das atividades sempre que necessário e agrega elementos novos
para aprimorar nossos conhecimentos. SEMANA 13
A 17/09 MOMENTO 4: DANÇA: SE VOCÊ TROPEÇAR, FAÇA DISTO PARTE
DA DANÇA - IF YOU STAMBLE, MAKE IT PART OF THE DANCE Estudante, a
dança de rua, ou Street Dance possui um conjunto de estilos de danças que
possuem movimentos detalhados com diferentes características: Movimentos
coreografados, fortes, sincronizados e harmoniosos, rápidos, simétricos e
assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros, entre outros. Pesquisa em grupo (serão 5 grupos): Pesquise e
registre as informações no seu portfólio individual sobre os estilos de
danças indicados para o seu grupo. Orientação na
(pag. 18). Criar uma apresentação coreográfica: Juntos
criem uma apresentação coreográfica tendo como fio condutor a frase: Se você
tropeçar, faça disto parte da dança - If you stamble, make it part of the
dance, utilizando os movimentos destes estilos. (filmar e enviar no email da
professora Renatinha fjprenata@gmail.com. SEMANA 20
A 24/09 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 MOMENTO 1
– ARTES VISUAIS: APRECIAR, FRUIR E PRODUZIR – PINTURA Estudante,
participe ativamente desse momento de Apreciação e Fruição Estética,
observando e analisando pinturas de artistas nacionais e mundiais. - Observação e Leitura de imagens (pag. 19):
Registre em seu portfólio os questionamentos, suas reflexões e considerações
sobre o material apreciado. - Para
casa: Fazer: Uma pintura, escolha uma técnica (óleo,
aquarela, guache, giz de cera, entre outras) e selecione materiais,
ferramentas e suportes. Essa produção poderá ser também digital, utilizando
diversas ferramentas como: computador, tablet e smartphone. Socialização: Finalizado o processo criativo,
organize junto ao seu professor e colegas uma exposição física e/ ou virtual
dos trabalhos. (Instagran
da escola) MOMENTO 2 -
MÚSICA: ARRANJO MUSICAL Estudante, participe ativamente desse momento de
apreciação e fruição estética musical. - Assista aos vídeos e/ou escute os áudios: Que o
seu professor vai apresentar, observando e ouvindo, atentamente, as
explicações e variações existentes nas diversas formas de execução de uma
mesma melodia e seus arranjos musicais. Para casa Pesquisa: Para entender com mais profundidade como se faz um
arranjo musical, você, em casa, fará uma pesquisa sobre teoria musical,
harmonia, instrumentação, ritmos, formas, estilos, pesquisando os vários
elementos que podem ser mexidos num arranjo musical, tais como: a forma
musical, instrumentação, caráter, tonalidade, rítmica, contraponto, dinâmica,
estilo e andamento. MOMENTO 3 -
TEATRO: APRECIAR, FRUIR E PRODUZIR - TEATRO DO ABSURDO Estudante,
esta atividade está dividida em três momentos: - Apreciação e fruição estética. Seu professor irá
indicar alguns espetáculos teatrais, de vários gêneros, para que você possa
apreciar. Observe as imagens, leia os textos, assista a tudo atentamente
percebendo como acontecem a encenação, os figurinos, a maquiagem, o cenário,
a sonoplastia, os gestos dos atores, a entonação das vozes nas falas, o
texto, a utilização de tecnologias digitais na produção, entre outros. (pag.
20) - Apreciação
do texto dramático - Apreciação
do Espetáculo teatral MOMENTO 4 - DESAFIO EM CASA: DANÇA:
APRECIAR, FRUIR E PRODUZIR - MOVIMENTO DANÇADO. Estudante, em
casa, observe atentamente as imagens estáticas e os vídeos indicados. Tente
lembrar o que você já aprendeu no Ensino Fundamental e nos bimestres
anteriores sobre a linguagem da dança, aproveitando esse conhecimento para
realizar movimentos corporais e dançar. Fazer:
uma enquete em sua rede social, familiar e escolar sobre as
experiências individuais e coletivas vivenciadas na escola e em outros
contextos (festas, bailes, academias, entre outros), da prática de dança e de
movimentos corporais que as pessoas costumam realizar no seu cotidiano. Convergência Ed. Física É importante
que você revisite a Situação de Aprendizagem 3 de Educação Física, pois ela traz, em todos
os seus momentos, informações e conhecimentos sobre dança que irão auxiliar o desenvolvimento
de suas atividades artísticas. Após realizar a atividade proposta. Registre:
Em seu portfólio suas considerações, o que foi mais difícil na prática
da dança e o que chamou mais sua atenção na enquete. SEMANA 27
A 01/10 Avaliações SEMANA DE 04/10 A 08/10 SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD