TEMA: Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte.
SEMANA: DE
08 A 12/6 - ARTES VISUAIS
CONTEÚDO: A
potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas.
HABILIDADE: Produzir
poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas,
por meio de percursos de experimentação;
PRODUTO FINAL: Anexar imagem do diagrama no padlet.
DATA DE ENTREGA: 15/06
Dúvidas, registre nos Comentários deste post.
Plantão de dúvidas, terça-feira 13:00h.
Acesse MAIS INFORMAÇÕES abaixo
Atividade
1 – Sondagem
A fotografia é uma expressão artística, propõe uma sondagem do
repertório pessoal de cada estudante em relação à essa forma de expressão
artística.
Responder
questões de 1 a 7 do cad. aluno.
Atividade 2: Apreciação
Assistir os vídeos indicados abaixo ou outros
de sua livre escolha para um momento de apreciação sobre artistas que trabalham
com a linguagem da fotografia.
Documentário sobre SEBASTIÃO SALGADO
Estudar os artistas (vida e obra): (registrar no caderno)
- Cristiano Mascaro,
- Sebastião Salgado
- Vik Muniz
Cristiano Mascaro -(Catanduva/SP, 1944 – Fotógrafo e Arquiteto) está na listagem dos mais importantes fotógrafos brasileiros. O fato de ter sua formação como arquiteto teria
influenciado seu olhar ao clicar sua câmera, o que se percebe através de sua poética singular.
Considerado um dos mais importantes fotógrafos da cidade de São Paulo, com sua paisagem humana e urbana. Mascaro iniciou sua carreira fotográfica trabalhando para uma revista semanal, em 1968, atuando depois de forma independente. Em 1984, recebeu o Prêmio Internacional de Fotografia Eugène Atget, em Paris. Escritor de livros que têm na linguagem fotográfica a sua marca, este fotógrafo revela a atmosfera da cidade paulista ao registrar suas diversidades, como se o tempo estivesse em suspensão, flagrando harmonias insuspeitáveis.
Sebastião Salgado - (Aimorés/MG, 1944) – Fotógrafo). Trocou a formação em Economia pela fotografia, tornando-se cronista e testemunha da vida de pessoas excluídas. Tem publicado livros e realizado exposições de suas fotos em preto e branco por todo o planeta, denunciando problemas sociais, focalizando a dignidade humana, protestando contra a violação dos direitos de homens, mulheres e crianças. Em 2003, foi nomeado representante oficial da Unicef. Espera que ao observar suas fotografias, as pessoas reflitam sobre a situação econômica do local retratado por meio do choque, ou seja, por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Através de suas lentes, explora temas clássicos da Economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens.
Vik Muniz - (São Paulo/SP, 1961) Cria ilusões fotográficas a partir de desenhos brincando com a materialidade e os fotografa. A obra é a fotografia, em edições limitadas. – Vicente José Muniz cursou Publicidade, mas seu interesse inicial na área das artes o levou ao teatro.
Em 1983, mudou-se para Nova Iorque, onde desistiu da carreira na publicidade e tornou-se
escultor. Quando viu as reproduções em preto e branco das esculturas, percebeu que a fotografia carrega o código da tridimensionalidade dos objetos, mesmo sem volume, assim como informar sobre o material. Isso gerou novas ideias para produzir as ilusões que cria por meio da fotografia. Geralmente apresentadas como séries, as fotografias registram as imagens de aparência realista produzidas com materiais inusitados, como macarrão, fios de arame, pó, chocolate, açúcar etc. Com eles, compõe desenhos, pinturas ou esculturas que, após serem fotografados, são destruídos. As edições limitadas dessas fotografias são expostas como produto.
Responder as questões do cad.
do aluno da Ativ. 2.
Atividade
3: Ação expressiva I
Criar
um diagrama (ativ. Autodidática), fazer (esboço/rascunho) com frases, palavras, imagens e desenhos
e utilizá-lo como base para a criação de um “diagrama artístico”.
Diagrama
pressupõe uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema
simplificado e deve conter informações coletadas a partir de suas vivências e objetos pessoais. (lugares em que
estiveram, músicas de que mais gostam, objetos que utilizam no cotidiano etc.).
Vamos
utilizar: retalhos
de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão,
lantejoula, caneta hidrocor, lápis de cor, cópias xerográficas de fotos,
revistas para recorte etc.
Produto
final: Anexar
imagem do seu diagrama pessoal no link abaixo.
Obs: Essa aula terá continuidade na próxima.
BONS ESTUDOS!!!
Profª Renatinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD