Mais informações abaixo:
SEMANA
DE 02 A 06/08
-
ACOLHIMENTO
SEMANA
DE 09 A 13/08
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
“O uso da tecnologia no
mundo contemporâneo”
Tema: A DANÇA EM
TELEMÁTICA
Questão
norteadora: Como utilizar a tecnologia de forma ética e consciente”
MOMENTO 1
- Estudante, o professor vai propiciar momentos importantes para iniciar seu
percurso de aprendizagem neste semestre.
- Leitura de texto e apreciação de imagens estáticas:
(PAG. 5)
- Telemática
- Motion
capture
- Apreciação de imagens em movimento:
Nos links
abaixo:
TV UFBA especial 2014 - Ivani Sanatana
InTOQue - Dança telemática
Versus
- Para casa: Responder os questionamentos ( Pag. 6), no seu Portfólio.
MOMENTO 2
– ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA
TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE.
Estudante,
inicie a atividade lendo atentamente o texto indicado e observando as imagens.
- Leitura : Texto
(pag. 7 ).
- Leitura de imagens:
IMAGEM I
IMAGEM II
SEMANA
DE 16 A 20/08
CONTINUAÇÃO
MOMENTO 2
– ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA
TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE.
-Reflexão e debate sobre os principais tópicos apontados nas questões
que se referem à arte e à tecnologia, desde os tempos das cavernas - Arte
Rupestre, até a contemporaneidade - Arte Digital.
Em seguida,
faça a produção de um vídeo-minuto, seguindo o roteiro de criação indicado, apresentando uma linha do tempo
com a temática - Arte e Tecnologia: da Arte Rupestre a Arte Digital.
-PRODUTO FINAL: (1ª Formativa do 3ºbim.): Produção de um
vídeo-minuto
Seguindo o roteiro da pag. 7
- Socialização no Instagran da Escola: Organize
junto com seus colegas e professor uma mostra (física e/ou virtual) e socialização dos vídeos
produzidos.
SEMANA DE 23 A 27/08
MOMENTO 3
– A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE ILUMINAÇÃO NO TEATRO E A
UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRODUÇÕES TEATRAIS.
Estudante, a
proposta deste momento está dividida em duas etapas. Na primeira,
individualmente, você vai ampliar seu repertório cultural, apropriando-se de
informações e conhecimentos sobre a história da iluminação no teatro e a
utilização das tecnologias nas produções teatrais.
- Leia atentamente os
textos: indicados a seguir, participe
ativamente da leitura compartilhada, reflita e registre em seu caderno suas
considerações sobre como a utilização de tecnologias diversas modificou a forma
de produzir e apreciar um espetáculo teatral. (pag. 8,9 e 10).
-Teatro Grego e
Romano
-Teatro na
Idade Média
-Teatro na
Renascença
-Teatro Elisabetano
- Teatro e a
utilização de candelabros
-Curiosidades
históricas I
-Teatro na era
dos lampiões
-Curiosidades
históricas II
-Teatro na era
do gás
-As vantagens
da utilização do gás na iluminação cênica
As desvantagens
da utilização do gás na iluminação cênica
-Teatro e a
invenção da luz elétrica
-Curiosidades
históricas III
-Teatro e as
mudanças radicais
-Teatro e a
utilização de mesas de controle de iluminação
Na segunda etapa, em grupo.
Registrem em seu portfólio:
As etapas do planejamento de um espetáculo com foco nas tecnologias utilizadas
no Teatro Contemporâneo - Vídeo Cenários, Atores Virtuais, Aplicativos,
Dublagem, Efeitos especiais de iluminação.
-TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO
- ETAPAS PARA O PLANEJAMENTO DE UM ESPETÁCULO
TAREFA DE CASA: , Pesquise em livros,
revistas, jornais e internet, informações e imagens sobre a origem, conceito e
funcionalidade de ferramentas e equipamentos musicais e registre em seu
portfólio pontos importantes do conhecimento pesquisado.
Estudante, antes de discutir e socializar informações
sobre a música e o desenvolvimento de tecnologias na área musical.
SETEMBRO
SEMANA 30 A
03/09
MOMENTO 4 -
O USO DA TECNOLOGIA MODIFICOU A MANEIRA DE PRODUZIR, APRECIAR,
DIVULGAR, ACESSAR E CONSUMIR MÚSICA.
Socializar a pesquisa realizada em casa,
durante a aula.
Apreciação de imagens (pag.
12): Aproveite as imagens e indicações a seguir, para orientar o processo
de pesquisa e buscar mais informações sobre “Como o uso da tecnologia
modificou a maneira de produzir, apreciar, divulgar, acessar e consumir
música”. Observando, também, como a facilidade de comercialização,
distribuição e divulgação das músicas, dos artistas, dos estilos, criou uma
mudança na indústria fonográfica, trazendo o surgimento de novos serviços e
demandas necessários para acompanhar esse desenvolvimento tecnológico.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
MOMENTO 1 –
ARTES VISUAIS: VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ESCRITO NA SUA CAMISETA? - DO YOU KNOW WHAT
IS WRITTEN ON YOUR SHIRT?
Estudante, a
língua inglesa tornou-se uma língua global como resultado de dois fatores
principais: a extensão do poder colonial britânico e a hegemonia econômica dos
Estados Unidos. Esta globalização associada à tecnologia, bens de consumo e
culturalização da comunicação. Para conhecer um pouco mais e fazer uma reflexão
sobre este assunto, participe ativamente da aula, assistindo ao vídeo e
respondendo aos questionamentos indicados, traga para a conversa suas
experiências, vivências e argumentos sobre a temática.
- Para casa: Responder os questionamentos da (pag. 14)
Após a conversa
inicial, o professor vai comentar sobre os conceitos:
- Estampagem
- Silk Screen
- Silk Digital.
Para casa: Atividade prática de desenho: escrita de palavras e/ou frases em inglês e
pintura em uma camiseta, utilizando técnicas e materiais diversos (papel,
papelão, TNT, tecido ou mesmo uma camiseta).
-Socialização ( o que a turma escolher): Existem
várias possibilidades, como: uma exposição das camisetas em um varal, um
desfile mostrando as produções, um registro fotográfico das camisetas e o
compartilhamento deste trabalho nas redes sociais, nos blogs, entre outros.
Bons Estudos!!!
Profª Renatinha
Dúvidas, no privado do whatsapp ou na aula pelo meet, quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD