Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 2021 - ARTE 1ªSÉRIE

 





 SEMANA  02 A 06/08  -  09 A 13/08 - 16 A 20/08 - 23 A 27/08 - 30 A 03/09

TEMA : 
Como utilizar a tecnologia de forma ética e consciente”

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

HABILIDADE:EM13LGG701 Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo.

 COMPETÊNCIA  7: Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

PRODUTO FINAL: Produção de um vídeo-minuto (em dupla), seguindo o roteiro (pag. 7), entregar no email:  fjprenata@gmail.com

DATA FINAL DA ENTREGA: 26/08


Dúvidas, deixe em comentários, ou no privado do whatsapp, grupo de Arte ou durante a aula toda quinta-feira.
                                                                                                                                                                                         Bons Estudos!!  

                                                                                             Profª Renatinha 

Dúvidas, no privado do whatsapp ou na aula pelo meet, quinta-feira.


Mais informações abaixo:

SEMANA DE 02 A 06/08 

 

- ACOLHIMENTO

 

SEMANA DE 09 A 13/08 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

 

“O uso da tecnologia no mundo contemporâneo”

 

Tema: A DANÇA EM TELEMÁTICA

Questão norteadora: Como utilizar a tecnologia de forma ética e consciente”

 MOMENTO 1 - Estudante, o professor vai propiciar momentos importantes para iniciar seu percurso de aprendizagem neste semestre.

 - Leitura de texto e apreciação de imagens estáticas: (PAG. 5)

 - Telemática

- Motion capture

 - Apreciação de imagens em movimento:

 Nos links abaixo:

 TV UFBA especial 2014 - Ivani Sanatana 

 InTOQue - Dança telemática

Versus  

 - Para casa: Responder os questionamentos ( Pag. 6), no seu Portfólio.

 MOMENTO 2 – ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE. 

 Estudante, inicie a atividade lendo atentamente o texto indicado e observando as imagens.

 - Leitura : Texto (pag. 7 ).

- Leitura de imagens:

IMAGEM I

 IMAGEM II

SEMANA DE 16 A 20/08 

 CONTINUAÇÃO 

MOMENTO 2 – ARTES VISUAIS: DO DESENHO AO AUDIOVISUAL - O USO ÉTICO E CONSCIENTE DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DA ARTE. 

  -Reflexão e debate sobre os principais tópicos apontados nas questões que se referem à arte e à tecnologia, desde os tempos das cavernas - Arte Rupestre, até a contemporaneidade - Arte Digital.

 Em seguida, faça a produção de um vídeo-minuto, seguindo o roteiro de criação indicado, apresentando uma linha do tempo com a temática - Arte e Tecnologia: da Arte Rupestre a Arte Digital.

  -PRODUTO FINAL: (1ª Formativa do 3ºbim.): Produção de um vídeo-minuto

Seguindo o roteiro da pag. 7

 - Socialização no Instagran da Escola: Organize junto com seus colegas e professor uma mostra (física e/ou virtual) e socialização dos vídeos produzidos.

 SEMANA DE 23 A 27/08

 MOMENTO 3 – A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE ILUMINAÇÃO NO TEATRO E A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRODUÇÕES TEATRAIS. 

Estudante, a proposta deste momento está dividida em duas etapas. Na primeira, individualmente, você vai ampliar seu repertório cultural, apropriando-se de informações e conhecimentos sobre a história da iluminação no teatro e a utilização das tecnologias nas produções teatrais.

  - Leia atentamente os textos: indicados a seguir, participe ativamente da leitura compartilhada, reflita e registre em seu caderno suas considerações sobre como a utilização de tecnologias diversas modificou a forma de produzir e apreciar um espetáculo teatral. (pag. 8,9 e 10).

 -Teatro Grego e Romano

-Teatro na Idade Média

-Teatro na Renascença

-Teatro Elisabetano

- Teatro e a utilização de candelabros

-Curiosidades históricas I

-Teatro na era dos lampiões

-Curiosidades históricas II

-Teatro na era do gás

-As vantagens da utilização do gás na iluminação cênica

As desvantagens da utilização do gás na iluminação cênica

-Teatro e a invenção da luz elétrica

-Curiosidades históricas III

-Teatro e as mudanças radicais

-Teatro e a utilização de mesas de controle de iluminação

 Na segunda etapa, em grupo.

 Registrem em seu portfólio: As etapas do planejamento de um espetáculo com foco nas tecnologias utilizadas no Teatro Contemporâneo - Vídeo Cenários, Atores Virtuais, Aplicativos, Dublagem, Efeitos especiais de iluminação.

 -TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO

- ETAPAS PARA O PLANEJAMENTO DE UM ESPETÁCULO

 TAREFA DE CASA: , Pesquise em livros, revistas, jornais e internet, informações e imagens sobre a origem, conceito e funcionalidade de ferramentas e equipamentos musicais e registre em seu portfólio pontos importantes do conhecimento pesquisado.

Estudante, antes de discutir e socializar informações sobre a música e o desenvolvimento de tecnologias na área musical.

 SETEMBRO

 SEMANA 30 A 03/09

 MOMENTO 4 - O USO DA TECNOLOGIA MODIFICOU A MANEIRA DE PRODUZIR, APRECIAR, DIVULGAR, ACESSAR E CONSUMIR MÚSICA.

 Socializar a pesquisa realizada em casa,  durante a aula.

 Apreciação de imagens (pag. 12): Aproveite as imagens e indicações a seguir, para orientar o processo de pesquisa e buscar mais informações sobre “Como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir, apreciar, divulgar, acessar e consumir música”. Observando, também, como a facilidade de comercialização, distribuição e divulgação das músicas, dos artistas, dos estilos, criou uma mudança na indústria fonográfica, trazendo o surgimento de novos serviços e demandas necessários para acompanhar esse desenvolvimento tecnológico.

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

 MOMENTO 1 – ARTES VISUAIS: VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ESCRITO NA SUA CAMISETA? - DO YOU KNOW WHAT IS WRITTEN ON YOUR SHIRT?

 Estudante, a língua inglesa tornou-se uma língua global como resultado de dois fatores principais: a extensão do poder colonial britânico e a hegemonia econômica dos Estados Unidos. Esta globalização associada à tecnologia, bens de consumo e culturalização da comunicação. Para conhecer um pouco mais e fazer uma reflexão sobre este assunto, participe ativamente da aula, assistindo ao vídeo e respondendo aos questionamentos indicados, traga para a conversa suas experiências, vivências e argumentos sobre a temática.

 - Para casa: Responder os questionamentos da (pag. 14)

 Após a conversa inicial, o professor vai comentar sobre os conceitos:

 - Estampagem

-  Silk Screen

- Silk Digital.

 Para casa: Atividade prática de desenho:  escrita de palavras e/ou frases em inglês e pintura em uma camiseta, utilizando técnicas e materiais diversos (papel, papelão, TNT, tecido ou mesmo uma camiseta).

 -Socialização ( o que a turma escolher): Existem várias possibilidades, como: uma exposição das camisetas em um varal, um desfile mostrando as produções, um registro fotográfico das camisetas e o compartilhamento deste trabalho nas redes sociais, nos blogs, entre outros.

 

 Bons Estudos!!!


                                                                                                        Profª Renatinha


                       Dúvidas, no privado do whatsapp ou na aula pelo meet, quinta-feira.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, é muito bom poder contar com o seu interesse e participação.
Assim que possível seu professor responderá ao seu post, aqui mesmo.
Nosso carinho e respeito,
Equipe MD