AGOSTO
SEMANA
DE 02 A 06/08
-
ACOLHIMENTO
SEMANA
DE 09 A 13/08 - ARTES VISUAIS
TEMA:
TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR.
Atividade 1 – Sondagem
O que é desenho de animação?
O que é e como se cria um Storyboard?
O que é folioscópio ou flip book?
O que é fantoscope?
O que é Taumartrópio?
Quem é Georges Mélies?
Atualmente, podemos assistir a várias produções
cinematográficas no formato de desenhos de animação, mas você já parou para
pensar como esses filmes são produzidos?
Responder
1. Você sabe como é produzida uma animação?
2. Quais e quantos profissionais são necessários
para realizar esse trabalho?
3. De onde surgem as ideias para criar cenários,
histórias e personagens tão diferentes e cativantes?
4. Você já fez algum tipo de vídeo com animação?
5. Quais recursos e programas de edição de imagens
você conhece ou fez uso a partir de seus equipamentos pessoais (celulares,
tablets etc.)?
Atividade
2: Apreciação
-Arte
Egípicia
- O que é
fotograma?
-O primeiro
desenho animado da história
Não é de
hoje que as animações estão presentes no cenário cinematográfico. Desde o
início do século XIX, os cineastas já pesquisavam e criavam possibilidades de
produção desse tipo de filme.
Assistir o vídeo:
Arte Egípicia
Viagem a Lua
Fantasmagorie
Responder
1. O que
nos chama a atenção quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma?
2. Que
conexões podem ser feitas com o desenho de animação?
3. Você pode imaginar a cena de um filme de
cinema mudo de 1902 que narra a história de uma viagem à Lua?
4. Com
quais referências teria o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma
viagem à Lua?
5. O que
pode ligar a arte egípcia ao fotograma?
6. O que há
de diferente e de semelhante entre elas?
7. Quais
são as diferenças e semelhanças das produções Fantasmagorie e Deu a Louca na
Chapeuzinho?
8. Quais as
técnicas, procedimentos e equipamentos você considera necessários para cada
produção?
Atividade 3: Ação expressiva I
Ilusão de
ótica
O que é
persistência retiniana?
A base de
toda ilusão de ótica é atribuída a um fenômeno chamado de “persistência
retiniana”. É fundamental saber que nosso cérebro interpreta as mudanças de
forma ou posição em imagens, rapidamente alternadas como movimento, isto é,
como não vemos o intervalo entre essas imagens estáticas, elas parecem estar em
movimento.
Criar
um desenho de animação:
Antes de iniciar uma animação propriamente dita, realize uma experiência
inicial criando duas imagens estáticas com sensação de movimento, seguindo indicações
do seu professor.
•
Providencie uma tira de papel na medida de 7 cm de largura, por 29,5 cm de
comprimento, dobrada ao meio, no sentido do comprimento;
• Desenhe
duas imagens de formas simples (uma estrela, um quadrado, um pequeno círculo,
etc.);
• Cada um
dos desenhos deve estar sobreposto ao outro, sendo que o desenho de baixo deve
ter uma pequena diferença (de forma, tamanho, cor etc.) em relação ao desenho
de cima, para que o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento”
• Enrole um
lápis ou caneta e faça um movimento de deslizar de um lado para outro, para que
o movimento da folha faça surgir a sensação de “movimento”
SEMANA DE 16 A 20/08
Atividade
4: Ação expressiva II
O que é um historyboard?
Transformar uma história: Transformem uma história que
vocês já conhecem em um roteiro, mudando o personagem protagonista e a
conclusão da história, percebendo (e respeitando) os diferentes pontos de vista
de uma mesma história.
(Realizar no caderno de desenho)
Atividade 5
– Ação Expressiva III
Confeccionar
um Storyboard: para pré-visualizar a
história. O principal objetivo será transpor as cenas do roteiro para quadros
de fácil compreensão. Cada desenho vai auxiliar a visualização da dinâmica da
história, ou seja, o storyboard será o mapa que analisa e interpreta o texto,
extraindo elementos-chave da narrativa.
Materiais:
A
elaboração do storyboard não exige materiais sofisticados (folhas de caderno de
desenho ou sulfite, lápis,borracha, régua), nem acabamento primoroso. Ele deve
possuir estilo neutro, demonstrando objetividade e fidelidade às cenas narradas
pelo roteiro. Portanto, escolha materiais simples para este trabalho.
Atividade 6
– Ação Expressiva IV
Criar
e editar uma animação:Utilizando
as técnicas de produção e edição indicadas:
• Técnicas
de Produção:
1. Técnica
utilizada por Émile Cohl - desenho com giz na lousa na animação Fantasmagorie;
2. Técnica
Draw my life – uma forma de se produzir animação na qual se conta a história
desenhando no quadro branco e apagando;
3. Técnica
do flip-book - criar uma sequência de cenas (imagens e/ou desenhos);
4. Técnica
de produção tridimensional dos personagens e cenários, utilizando massa de
modelar, tesoura, fita crepe, barbante, bonecos, brinquedos, materiais
recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete etc.
• Edição:
1.
Utilizar o
programa Movie Maker, que é um editor de imagens muito simples, ou outro de
livre escolha.
Responder:
O que eu
aprendi? Releia os registros feitos em seu caderno, verifique se as informações
iniciais e as etapas do seu processo de criação estão completas. Em seguida,
registre, em um texto, o que e como você aprendeu sobre o processo de criação
de uma animação.
SEMANA DE 23 A 27/08 - DANÇA
Atividade 1: Sondagem
Qual a
origem e características dos estilos de dança abaixo:
-Tango
- Rock
- -Bolero
- Funk
- Hip Hop
- Samba
A dança
pode ser encontrada em vários lugares, seja em danceterias, salões, desfiles de
carnaval, rodas de samba, nas ruas, nos grupos de amigos, na escola, em
diversos ambientes, inusitados ou não. Atualmente, vemos vários programas de
televisão que incentivam pessoas de diferentes gêneros, idades e tipos físicos
a se desafiarem em diferentes passos e ritmos: tango, bolero, samba, hip hop,
rock, funk etc.
Atividade
2: Apreciação
Ao longo da
história do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas
modalidades. A partir do seu repertório cultural e artístico.
Escreva uma lista de filmes que tiveram
como tema principal a dança, ampliando a lista apresentada a seguir.
Responda:
aos questionamentos indicados no seu caderno.
1. Você já assistiu a todos esses filmes? Quais
você gostaria de assistir?
2. Como imagina que pode ser organizada uma
Mostra de filmes de dança?
3. Como seria feita a curadoria da Mostra, ou
seja, a escolha dos filmes que participarão dela?
4. Após a
exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?
5. De que modo seria feita a divulgação?
Lista
de filmes, assistir os filmes:
Billy Elliot – (Billy Elliot).
Bodas de sangue – (Bodas de sangre).
Dança comigo? – (Shall we dance?).
Ela dança, eu danço – (Step up).
Fale com ela – (Hable con ella).
Momento de
decisão – (The turning point ).
Vem dançar –
(Take the lead).
.Atividade 3: Ação expressiva I
Fazer: Escolha uma cena de um desses
filmes e realize uma adaptação da coreografia e do visual (cenários, figurinos
e acessórios etc., devido a pandemia será apenas escrito essa adaptação).
Assistir vídeos: (ativ. Complementar do Guia)
Responder:O que eu aprendi? Registre em seu
caderno o quê e como você aprendeu sobre a dança e suas modalidades
representadas na linguagem cinematográfica.
SETEMBRO
SEMANA 30 A
03/09
Atividade 1
– Sondagem
O que é
jingle?
O que é
paródia?
O que é
peça publicitária?
Para
iniciar essa proposta de atividades na linguagem musical, participe da conversa
sobre os diversos usos sociais e comerciais da música, o que mudou na produção,
execução e apreciação de música com o uso da tecnologia, mídias digitais e
redes sociais. Finalize a atividade respondendo aos questionamentos a seguir:
Responder:
1. O que
você sabe sobre os diversos usos sociais e comerciais de uma música?
2. Você
sabe o que é um jingle? De quais você se recorda?
3. Qual a
diferença entre um jingle e peças publicitárias com música e locução?
4. Você já
produziu algum jingle para algum produto?
5. Você
sabe identificar a diferença entre jingle e paródia?
6. O que
mudou na produção, execução e apreciação de música com uso da tecnologia,
mídias digitais e redes sociais?
Atividade 2
– Apreciação
Para este
momento de apreciação, assista atentamente os vídeos apresentando jingles e
paródias. Observe atentamente as imagens, participe ativamente da conversa
sobre os pontos mais importantes na produção. Sejam os detalhes do produto,
estilo musical utilizado, ritmo etc.
Atividade 3: Ação expressiva I
Criar um produto invendável e elaborar
um jingle para venda ou divulgação deste produto.
O que pode ser um produto
invendável?
O que você sugere como produto?
Quais seriam as características que
o fariam se destacar entre os demais?
O produto a ser vendido pode ser um
bem não durável, como alimento, produto de limpeza, medicamento e cosméticos;
um bem durável, como automóvel, eletrodoméstico, livro etc.; um serviço, como o
de seguradoras, escolas de idiomas, dedetização etc.
Um jingle eficaz é aquele que
permanece na memória das pessoas e tende até a se desligar do período de
veiculação da peça publicitária e ganhar vida.
Responder:O que eu aprendi? Registre em seu
caderno o quê e como você aprendeu sobre a produção de um jingle.
Bons Estudos!!!
Profª Renatinha
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