Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ARTE - 3ªSÉRIE

 SEMANA  - (17 A 21/8) - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09)

TEMA
Discutindo a proposta e  elaborando o Projeto com  os estudantes - Música 
(ENEM)
 - ARQUITETURA MODERNA E MINIMALISMO
 - FESTAS POPULARES BRASILEIRAS - MÚSICA
 - REVISÃO DAS VANGUARDAS EUROPÉIAS             





CONTEÚDO:
 • Organização de atividades  complementares ao projeto 
HABILIDADE
Usar linguagens e mídias  em situações de  planejamento e  desenvolvimento de  projetos artísticos musical
ENEM - Conhecer e reconhecer:

-Contexto histórico.

-Artistas mais famosos e suas pecuuliariedades.

-Características da pintura, escultura e arquitetura.

 PRODUTO FINAL Entrega do vídeo da II - VIRADA CULTURAL VIRTUAL MD, até 15/09 por email, professora vai disponibilizar na aula de arte online.

                                                       
                                                                                          

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Terça-feira 14:00h                                                                                                                                                           
                                                                 Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

INGLÊS - 2ª SÉRIE A

 



Tema: Atividade formativa de Percurso -  Produção de Podcast em Inglês sobre o ponto turístico - parte II da atividade anterior (1ª)


2ª série A

Profa Fabíola Maciel Saldão

Objetivo: Produzir um texto em áudio - Podcast utilizando o texto produzido na atividade anterior

Habilidade: Reconhecer as principais características do gênero digital podcast

Período de realização: Enviar a atividade até 24/09 - 23h59

PARA REALIZAR A SUA ATIVIDADE CLIQUE AQUI.

Acompanhamento: A retomada desta Atividade será realizada em nossa aula, no dia 02/10, às 13h no aplicativo GoogleMeets.


Dúvidas? deixe seu comentário neste post

Aulas virtuais de Inglês às quintas-feiras - 13h.


Profa Fabíola Maciel Saldão

LINGUA PORTUGUESA - 2ª SÉRIE

 Os jornais e as revistas – Happy Ludgero

Tema: Atividade formativa de percurso  - Produção de reportagem (10,0)


2ª série A


Profa Fabíola Maciel Saldão

Contextualização: Produção de reportagem sobre tema o qual o estudante trabalhará/desenvolverá na Virada Cultural.


Habilidade:  Produzir uma reportagem sobre um tema relacionado a área da cultura e das diferentes manifestações artísticas

Período de realização: Enviar a esta Atividade formativa até 23h59 do dia 25/09

PARA REALIZAR A SUA ATIVIDADE CLIQUE AQUI

Acompanhamento: A retomada desta Atividade Formativa será realizada em nossa aula, no dia 02/10, às 14h no aplicativo GoogleMeets


Dúvidas, registre nos Comentários deste post.


Aula virtual de Língua Portuguesa - sexta-feira às 14h


Profa Fabíola Maciel Saldão

INGLÊS - 1ª SÉRIE

 

Atividade 02 - 3º Bimestre

ATENÇÃO!!!

SEMANAS  -   (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09

 TEMAESTRATÉGIAS DE LEITURA

Questões de interpretação de texto fazem parte da maioria das provas de língua estrangeira. Em alguns exames, elas são predominantes, enquanto em outros, intercalam-se com  atividades de gramática. Em virtude da recorrência e relevância desse tipo de questão nas provas, apresentamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar um bom resultado:

Inclua em sua rotina de estudos a leitura de sites jornalísticos em inglês, especialmente de notícias sobre acontecimentos internacionais.

Treine a identificação das ideias principais e secundárias do texto.

Fique atento ao gênero do texto, que pode ser jornalístico, literário, poético, entre outros. Cada gênero textual possui certas particularidades que oferecem indícios sobre a maneira como a informação será tratada nas questões.

Ao analisar uma imagem, seja um quadrinho, um gráfico ou uma peça publicitária, lembre-se de avaliar os elementos verbais e os visuais como um todo.

Em questões de vocabulário, particularmente as que exploram sinônimos, considere tanto o sentido imediato da palavra quanto o contexto em que ela está inserida.

Preste atenção nos falsos cognatos, também conhecidos como "falsos amigos". Ao  desconfiar do significado de uma palavra, avalie o assunto do texto, o título e a referência bibliográfica, pois estas são informações que podem auxiliar na resolução da questão.

CONTEÚDO:  Textos diversos para interpretação com o uso do tempo verbal “futuro”

HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e interpretar: textos diversos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

 PRODUTO FINAL: Questionário no Google Form

PERÍODORespostas até 14/9/20 - valor: 10 pontos

                        Respostas de 15 até 18/9/20 - valor: 8,0 pontos

Acesse aqui: 

👇👇👇

Atividade formativa de percurso



Evidências:





 


                                                                                                           Beijos em seus corações,

                                                                                                                Teacher Lourdes Reis

LINGUA PORTUGUESA - 1ª SÉRIE

 100 grandes poetas brasileiros que você precisa ler - Revista Prosa Verso e  Arte


Tema: Atividade formativa de percurso  - Produção de poesia urbana ou letra de rap (10,0)


1ª série A, B e C

Profa Fabíola Maciel Saldão

Contextualização: Produção de poesia urbana ou letra de rap sobre um tema que esteja em evidência na nossa sociedade.


Habilidade: Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Período de realização: Enviar a esta Atividade formativa até 23h59 do dia 21/09

PARA REALIZAR A SUA ATIVIDADE CLIQUE AQUI

Acompanhamento: A retomada desta Atividade Formativa será realizada em nossa aula, no dia 02/10, às 11h no aplicativo GoogleMeets


Dúvidas, registre nos Comentários deste post.


Aula virtual de Língua Portuguesa - sexta-feira às 11h


Profa Fabíola Maciel Saldão

INGLÊS - 3ª SÉRIE

 

Atividade 02 - 3º Bimestre

ATENÇÃO!!!

SEMANAS  -   (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09

 TEMAStereotype and prejudice

CONTEÚDO:  Diferenças entre estereótipos, preconceitos e discriminação

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS NO ENEM:

Desde 2010, o Enem inclui questões de Língua Estrangeira Moderna (LEM) em sua avaliação. No ato da inscrição, o candidato deve declarar se deseja fazer a prova de inglês ou a de espanhol. A Matriz de Referência para o Enem, publicada pelo Ministério da Educação, indica quais são as habilidades e capacidades exigidas no exame. O

domínio de línguas estrangeiras faz parte da Competência de área 2, conforme segue:

– Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

– Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

– Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

– Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

– Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.*

 

 PRODUTO FINAL: Questionário no Google Form

PERÍODO: Respostas até 14/9/20 - valor: 10 pontos

                        Respostas de 15 até 18/9/20 - valor: 8,0 pontos


Acesse aqui: 

👇👇👇

Atividade formativa de percurso


                                                                                                           Beijos em seus corações!

                                                                                                          Teacher Lourdes Reis


SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO AGITA GALERA

EDUCAÇÃO FÍSICA : TODAS AS SÉRIES

SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

TEMA: Agita Galera

HABILIDADE: Reconhecer em seus próprios hábitos fatores que favorecem a saúde

ATIVIDADE: Cada sala se responsabilizou pela apresentação de um vídeo realizando Atividade Física.



OE- 1ªSÉRIE C







ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 1ªSÉRIE C

SEMANA DE 07 A 14 DE SETEMBRO

TEMA:Importância da Leitura

HABILIDADE: Identificar e reconhecer fatores fundamentais para o hábito de estudar.

ATIVIDADE: Fazer a leitura e entendimento sobre o Texto

Após identificar os benefícios proporcionados pela Leitura,relacione os principais itens e Realize o registro destes itens aqui sua Atividade

ACOMPANHAMENTO:  O desenvolvimento do Tema terá continuidade durante as aulas de orientação de estudos.

DATA DE ENTREGA:Até o dia 15 de setembro


EDUCAÇÃO FÍSICA 2ªSÉRIE

 EDUCAÇÃO FÍSICA 2ªSÉRIE







TEMA: Doenças Hipocinéticas

SEMANA DE 07 A 14 DE SETEMBRO

HABILIDADE: Identificar e reconhecer em seus próprios hábitos de vida os fatores de risco para as doenças hipocinéticas.

ATIVIDADE: Após leitura e entendimento do PPT : Fatores de Risco à Saúde.

RESPONDA AS QUESTÕES:

ACOMPANHAMENTO: O desenvolvimento do Tema terá continuidade durante as aulas desta semana que ocorrerá dia 9 de setembro.

DATA DE ENTREGA: Até o dia 14 de setembro




EDUCAÇÃO FÍSICA 1ªSÉRIE A/B/C

 EDUCAÇÃO FÍSICA 1ªSÉRIE







SEMANA DE 07 A 14 DE SETEMBRO

TEMA: Atividade Física e Exercício Físico

HABILIDADE:Identificar e diferenciar atividade física e exercício.

ATIVIDADE: Após leitura e entendimento do PPT sobre Atividade Física e Exercício Físico

Responder as QUESTÕES 

ACOMPANHAMENTO:  O tema será desenvolvido durante a aula desta semana dia 10 de setembro.

DATA DE ENTREGA: ATÉ O DIA 14 DE SETEMBRO



EDUCAÇÃO FÍSICA 3ªSÉRIE A/B/C/D

 EDUCAÇÃO FÍSICA  3ªSÉRIE







SEMANA DE 07 A 14 DE SETEMBRO

TEMA: Lazer e Trabalho

HABILIDADE: Construir argumentos sobre a importância do lazer

ATIVIDADE: Após a Leitura e entendimento do PPT: Lazer e Trabalho.

Responda as Questões

ACOMPANHAMENTO:O desenvolvimento do Tema terá continuidade durante as aulas desta semana que ocorrerá dia 9 de setembro

DATA DE ENTREGA:Até o dia 14 de setembro




















ARTE - 2ªSÉRIE

 SEMANA  - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) - (21 A 25/09)

TEMAIntervenção em arte: projetos poéticos da escola
              TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR.




CONTEÚDO
• O festival e o salão como modo de mostrar a produção. 
 
HABILIDADE
• Analisar processos já  realizados  nos bimestres anteriores  para dar continuidade aos  projetos  individuais ou colaborativos. 
 
PRODUTO FINAL: Enviar o vídeo, da II VIRADA CULTURAL VIRTUAL MD até dia 15/09 por email, a professora irá disponibilizar durante a aula online de arte.
                                                                                          

Dúvidas, deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Terça-feira  13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

ARTE - 1ªSÉRIE

 SEMANA  - (31 A 04/09) - (07 A 11/09) - (14 A 18/09) E ( 21 A 25/09)



TEMA
Intervenção em arte: projetos poéticos da escola 
Intervenção na escola: ARTE E AÇÃO
CONTEÚDO
• Identificar, com base em  registros de projetos, ideias de intervenção em artes  visuais, dança, música e  teatro. 
•Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria. • Distinguir o corpo em estado cênico do corpo cotidiano. 
• Distinguir espaço cênico e não convencional. 
HABILIDADE
 • Suportes, ferramentas e  procedimentos técnicos e  inventivos. 
• Visualidade da  forma-conteúdo em conexão  com a materialidade e os  processos de criação. 
•Texto/escritura/temas de     intervenção cênica
PRODUTO FINAL: Entrega do vídeo da II - VIRADA CULTURAL VIRTUAL MD, até 15/09 por email, professora vai disponibilizar na aula de arte online.
                                                                                          

Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Quarta-feira 13h00                                                                                                                                                               Bons Estudos!!      
                                                                                                                                                                                                                                                  PROFª RENATINHA

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Língua Portuguesa - 3ª SÉRIE

ATIVIDADE I

 Leiam o documento abaixo e os textos de apoio para produção de um texto dissertativo.

Clique aqui



Habilidade:

 

Reconhecer os elementos constitutivos da organização de texto argumentativo (tese, tema, argumentos, proposta de intervenção)

Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria.

Elaborar a revisão de texto produzido seguindo procedimentos aprendidos na série

Reconhecer os elementos constitutivos da organização de texto argumentativo (tese, tema, argumentos, proposta de intervenção).

 

Sequência didática:

Acompanhar as aulas sobre Artigo de Opinião no CMSP.

Assistir as aulas remotas do MD, análise da introdução, desenvolvimento e conclusão de uma redação dissertativa no ENEM.

Palestra com Luana Cristina, professora e ativista social sobre Racismo.

Produto final: Redigir uma redação dissertativa sobre: “A persistência do racismo na sociedade brasileira.”


ATIVIDADE II

Assistam a aula do CMSP do dia 13/08 e respondam o Formulário Google da sua sala:

3A clique  aqui        3B clique aqui         3C clique aqui       3D clique aqui 


Data de entrega até: 21/09



quinta-feira, 3 de setembro de 2020

ELETIVAS

 Olá, queridos alunos da eletiva CARREIRAS E PROFISSÕES

Entenda a diferença entre profissão e carreira | Guia do Estudante

- Visite o nosso: Padlet - Carreiras e Profissões;

- Registre suas impressões sobre como cada palestra  contribuiu para o seu Projeto de Vida.

Obrigada,

Profª Fabiana e Lourdes



segunda-feira, 31 de agosto de 2020

MATEMÁTICA - 1ª SÉRIE

3º BIMESTRE - 2020


TEMA 1: CRESCIMENTO / DECRESCIMENTO EXPONENCIAL E FUNÇÃO EXPONENCIAL


TEMA 4: EQUAÇÕES EXPONENCIAIS

 





Habilidades:
1 - Aplicar procedimentos de cálculos com potências de mesma base;
2 - Identificar o gráfico de uma função exponencial;
3 - Resolver situações-problema envolvendo função exponencial.





Observações: Faça a leitura dos exercícios da atividade formativa, resolva em seu caderno de matemática e assinale a resposta correta.



Qualquer dúvida, deixe o seu recado em "COMENTÁRIOS" neste post.


Profª Isa
Acesse Mais informações abaixo

QUÍMICA 2ª SÉRIE

 

3º Bimestre - 2ª Atividade 


TEMA  – Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais


Conteúdos: 
• Interações Intermoleculares 
• Polaridade das ligações 
• ligações polares e apolares 

Competências e habilidades: 
• Identificar as principais interações intermoleculares presentes nas substâncias químicas. 
• Identificar a influência das ligações químicas no comportamento e nas propriedades das substâncias químicas. 
• Propor e utilizar modelos explicativos que favoreçam a compreensão da estrutura das moléculas 

Metodologia: 
O conteúdo estará disponível em vídeo aulas e sites, cujos links estão listados abaixo. O aluno deverá em um primeiro momento, ler o conteúdo apresentado e em seguida assistir as vídeo aulas. Em um segundo momento, deverá resolver os exercícios do formulário.

Orientações:

⭐ Critérios de avaliação: 
*** A 2ª atividade formativa será composta por 10 exercícios. Antes da realização dos mesmos, estude os slides das aulas virtuais, assista a aula do CMSP e também as vídeos aulas sugeridas.

 PRODUTO FINAL: Questionário online.

⭐ DATA DE ENTREGA: até o dia 21/09/2020
Dúvidas deixe recado em comentários.        
Plantão de dúvidas Quinta-feira 14:00h.





Material de apoio

Ligações intermoleculares: Dipolo Induzido


Bons estudos!

Profª Nidi